quarta-feira, 22 de junho de 2016

Sedinor/Idene entrega 163 mil metros de tubos e 68 caixas d´água no Vale do Jequitinhonha

Entrega de equipamentos para poços artesianos será nesta quarta-feira, 22.06, nas cidades de  Jequitinhonha e Araçuaí.
Serão beneficiadas 68 comunidades de 25 municípios.

 Foto: Omar Freire/ Imprensa MG
O governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Integração do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Sedinor) e do Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Idene), realiza, nesta quarta-feira (22/06), na região do Vale do Jequitinhonha, no nordeste de Minas, a primeira etapa de entrega de tubos e caixas d´água do Plano de Urgência para Enfrentamento da Seca. O material será usado na equipagem de poços tubulares já perfurados em 68 comunidades pertencentes a 25 municípios. A entrega será realizada em dois eventos, nos municípios de Jequitinhonha, às 9h, e Araçuaí, às 13h30.
 Serão distribuídos 163.200 metros de tubos e 68 reservatórios de 5m³ e 10m³, que irão abastecer cerca de 2.000 famílias na região. Os itens serão entregues aos prefeitos dos municípios em que as perfurações tiveram vazão de água. A partir disso, as prefeituras ficam responsáveis pela instalação dos equipamentos. A ação irá melhorar a qualidade de vida das comunidades que, com o agravamento da seca nos últimos anos, estão afetadas pela falta de água.
 O Plano de Urgência para Enfrentamento da Seca foi lançado em dezembro do ano passado pelo governador Fernando Pimentel com objetivo de garantir o abastecimento de água em 130 municípios que decretaram situação de emergência devido à seca. Ao todo estão sendo perfurados e equipados 482 poços em comunidades que não têm acesso à água ou que percorrem grandes distâncias para ter esse acesso.
 Os municípios que receberão os tubos e caixas d´água na região do Vale do Jequitinhonha são: Araçuaí, Bandeira, Berilo, Cachoeira do Pajeú, Caraí, Chapada do Note, Comercinho, Coronel Murta, Francisco Badaró, Itaobim, Jenipapo de Minas, Jequitinhonha, Joaíma, Jordânia, José Gonçalves de Minas, Mata Verde, Medina, Padre Paraíso, Palmópolis, Pedra Azul, Ponto dos Volantes, Rio do Prado, Rubim, Santo Antônio do Jacinto e Virgem da Lapa.

Locais e horários dos eventos:
 Jequitinhonha-MG
Local: Rotary Clube: Coronel Ramiro Pereira, 252 – Centro
9h

Araçuaí-MG
Local: Planalto Tênis Clube Araçuaí – Rua Alto Boa Vista, s/n, Centro.
13h30
Autoridades presentes
Estarão presentes ao ato de entrega dos equipamentos o Secretário Adjunto da SEDINOR, Gustavo    , o diretor geral do IDENE, Ricardo Campos, os deputados estaduais Jean Freire (PT), Paulo Guedes (PT) e Tadeuzinho (PMDB), além do deputado federal Reginaldo Lopes(PT). 
O deputado estadual Jean Freire afirma que este serviço de abastecimento por poços artesianos é um paliativo, pois, em pouco tempo, as vazões costumam diminuir ou até deixar de existir devido ao rebaixamento do lençol freático. Ele acredita que um grande projeto se faz necessário com a recuperação de milhares de nascentes, a construção de barraginhas e outras tecnologias que favoreçam a contenção das águas de chuva tanto para o abastecimento humano quanto para a produção agropecuária. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário