quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Manobras impedem eleição da mesa diretora da Câmara de Virgem da Lapa

A sessão para eleger a nova direção da Câmara estava marcada para o dia 16 de dezembro. Foi adiada para o dia 1º de janeiro. Vereadores aguardam decisão judicial para realizar a votação.

Foto: arquivoManobras impedem eleição da mesa diretora da Câmara de  Virgem da Lapa
Antonio Oliveira, o Tonão ( segundo da direita para a esquerda) é o atual presidente da Casa.
Como já era previsível,  a eleição da mesa diretora da Câmara de Virgem da Lapa, no Vale do Jequitinhonha, não aconteceu nesta quinta-feira (1) e uma nova eleição está marcada para o dia 26 de janeiro.
  
A eleição para  renovação da mesa diretora estava  prevista para o dia 16 de dezembro e acabou sendo transferida para o dia 1º de janeiro. Na prática, o segundo  adiamento  reforça o clima de tensão que predomina no meio político da cidade.
  
 A disputa pela presidência da casa se transformou em uma guerra jurídica e de poder, entre os vereadores Carlos Lacerda (PMDB) e o atual presidente, Antonio Oliveira, o Tonão, do Partido da Solidariedade. 
  
“ A eleição seria  nesta quinta-feira (1). Quando chegamos para votar, encontramos o prédio da Câmara fechado”, denuncia o vereador Carlos Lacerda.
  
“O  atual presidente, Antonio Oliveira,está manobrando para se manter no poder e o adiamento da eleição visa a compra de voto para derrotar minha candidatura.Temos provas disso”, afirma Lacerda.

Foram protocoladas duas candidaturas: a do vereador Lacerda e a do vereador Cleuver Prates Murta (PDT), apoiado pelo atual presidente.
  
“ Antes da eleição fui informado que a minha candidatura havia sido cassada pelo próprio presidente da Casa. Entrei com mandado de segurança e obtive uma liminar para continuar na disputa”, informou o vereador Lacerda.
  
Segundo ele, o vereador Antonio Oliveira não tem mais prerrogativas como presidente da Câmara.  “ O regimento interno é claro. Após o dia 1º de janeiro, não havendo eleição para renovar a mesa diretora, o vereador mais votado, assume a presidência. Neste caso, o vereador  Vamilton da Aprisco (PT)”,diz Lacerda
  
Ouvido pela reportagem, o vereador Antonio Oliveira ( Tonão ) disse que quer evitar tumulto envolvendo a disputa pela presidência.

“ Por enquanto está mantida a data de 26 de janeiro para a eleição. De qualquer forma, estamos aguardando uma decisão judicial sobre o caso”, disse ele.
  
O mandato de presidente da Câmara é de dois anos. A eleição para vice-presidente e secretário é realizada após a eleição do novo presidente.

O salário de um vereador do município de Virgem da Lapa, que possui cerca de 14 mil habitantes é de R$ 4.200 reais.

A Câmara de Virgem da Lapa possui 9 vereadores.
Vereador Carlos Lacerda acusa o atual presidente da Casa de liderar manobras para impedir a eleição dele para a presidência da Câmara
Vereador Carlos Lacerda acusa o atual presidente da Casa de liderar manobras para impedir a eleição dele para a presidência da Câmara

Fonte: Gazeta de Araçuai

Nenhum comentário:

Postar um comentário