segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Competência e elegância: Mulheres se destacam no cenário econômico de Salinas


Magda Corrêa Vieira, Dr. Paula Primo, Lilia Xavier, Odete Cândido, Marta Ferreira Tiago
16/08/2014
Elas já representam mais de 50% da população nacional, são a maioria e conquistam a cada dia o seu espaço no mercado de trabalho, mas ainda assim sofrem com o preconceito e a discriminação. As mulheres vêm buscando e conquistando seu espaço em nível nacional, e na economia local não é diferente. 

O GUIA foi atrás de mulheres proeminentes da sociedade salinense para saber qual é o segredo do sucesso delas. São mulheres do mais variados segmentos: educação, saúde, comércio e serviços.

E elas contam aqui um pouco da sua experiência, sua trajetória e como conseguiram vencer barreiras e se destacar numa sociedade competitiva.

“Características como sensibilidade, intuição e disposição para servir, tão comuns entre as mulheres, passaram a ser indispensáveis para o sucesso”.
Magda Corrêa Vieira

O início de todas envolveu muito esforço e investimento em educação para alcançar o sucesso. “Começou com muito estudo e dedicação desde o ensino fundamental até a formatura, fruto do trabalho da minha mãe, que vendia biscoitos e quitutes, para custear meus estudos”, conta Drª Paula Primo, médica que chegou em Salinas em 1997, e desde então se dedica a cuidar da saúde da mulher, realizando exames propedêuticos como ultrassom, mamografia e raio-x digital. Para Magda Vieira não foi muito diferente, “Trabalhei como educadora e, nas horas vagas, ajudava na empresa administrada pelo meu esposo. Após me afastar do trabalho de educadora, resolvemos ampliar os serviços oferecidos, assumindo maior papel na empresa. Sempre gostei de culinária, está no DNA da família.”, revela a empresária, dona da Padaria Paladar que, além de padaria, é um espaço gourmet, restaurante e buffet, localizada no coração de Salinas, na praça Moisés Ladeia.

“A mulher, por trabalhar mais com a emoção, consegue humanizar o ambiente e local de trabalho”
Dr. Paula Primo

Competência, conhecimento, dedicação, mas também muito carinho e cuidado no dia a dia. Essa receita pode explicar o sucesso das mulheres no mercado de trabalho. “Acho que a mulher, por trabalhar mais com a emoção, consegue humanizar o ambiente e local de trabalho”, acredita Drª Paula. Magda concorda: “Hoje, temos grandes líderes em todos os segmentos. E características como sensibilidade, intuição e disposição para servir, tão comuns entre as mulheres, passaram a ser indispensáveis para o sucesso”. Já para Odete Cândido, educadora e diretora do Instituto Educacional Nossa Senhora Aparecida (Iensa) uma das melhores escolas particulares do norte de Minas, a diferença está nos detalhes. “A mulher tem uma sensibilidade mais aguçada, ela é mais perceptiva, detalhista, cuidadosa e zelosa. Quando uma mulher é bem sucedida como empreendedora, muitas coisas são acertadas. Elas têm a preocupação em fazer as coisas de uma forma detalhada. A mulher pensa grande, mas ela começa com o pé no chão”.

“O que eu busco de diferente é a inovação. Ser diferente, sair da rotina... aprender sempre”.
Lilia Xavier

Para Lilia Xavier, dona de um Buffet que leva o seu nome e é considerado o maior da região, a palavra de ordem é inovação, “O que eu busco de diferente é a inovação. Ser diferente, sair da rotina. Faço cursos, participo de feiras e congressos e isso me proporciona a oportunidade de aprender sempre, e assim eu busco inovar”, diz. Lilia participou, em 2004, do seminário do Empretec, uma metodologia desenvolvida pela Organizações das Nações Unidas (ONU) e voltada para o desenvolvimento das habilidade e do comportamento empreendedor. No Brasil, ele é realizado exclusivamente pelo Sebrae. No final de 2008, ela foi escolhida para apresentar o seu trabalho como um exemplo de caso de sucesso na Feira do Empreendedor, em Belo Horizonte. Um auditório com mais de 100 pessoas, em boa parte estudantes, foi até o evento para ouvir o que ela tinha a dizer sobre empreendedorismo. “Foi aí que eu comecei a acreditar que eu sou capaz. O Empretec me ajudou muito.”

“Eu não tenho desânimo, eu não acho que tenha hora de parar, eu acho que minhas energias vão se prolongar tanto quanto os meus dias de vida”.
Odete Cândido

Para Odete, as mulheres devem ampliar seus horizontes e tentar enxergar além, “A gente não começa a vida como empreendedora. A gente começa com uma vida profissional e na medida em que a gente faz esse percurso, os horizontes vão se abrindo para a gente”, conta a diretora. Para ela, fazer aquilo que gosta é primordial para o sucesso. “Ter uma escola é o empreendimento mais difícil que uma pessoa pode ter a ousadia de ter. Porque você trabalha com formação de pessoas, com a formação de caráter. Por exemplo, eu sou empreendedora na área imobiliária, mas eu não acho que o resultado disso traz um retorno tão diferenciado, tão satisfatório quanto o da educação”. E ela vai além, “Eu não tenho desânimo, eu não acho que tenha hora de parar, eu acho que minhas energias vão se prolongar tanto quanto os meus dias de vida”.

“As pequenas empresas, muitas vezes chefiadas por mulheres, são as grandes responsáveis pela geração de emprego e renda no nosso país”.
Marta Ferreira Tiago

A importância das mulheres na economia salinense é inegável. É o que acredita Marta Ferreira Tiago, empresária, e sócia das lojas Craze e T.deB.!, com oito lojas em Salinas, Taiobeiras e Montes Claros e mais de 80 funcionários. “É cada vez mais comum e crescente a presença de mulheres empreendedoras no mercado. Ser reconhecida como tal é consequência de um trabalho realizado há algum tempo, mas é também importante para mostrar a força da mulher, a sua capacidade de gestão e transformação social. Vale ressaltar que as pequenas empresas, muitas vezes chefiadas por mulheres, são as grandes responsáveis pela geração de emprego e renda no nosso país”. Ela cita as características da mulher empreendedora para explicar a razão do sucesso: “A mulher brasileira empreendedora é batalhadora, perseverante, guerreira e possui a capacidade de organização e superação como maior diferencial. A habilidade feminina em realizar diferentes atividades simultaneamente também é um fato. Esta característica não é usada simplesmente na administração das atividades profissionais e domésticas, nós a utilizamos para enfrentar os desafios na gestão empresarial”.

Para chegar aonde chegaram, elas contaram com o apoio da família. “Hoje vejo na nossa sociedade várias mulheres se destacando como empresárias e em vários setores. Acredito que este sucesso deve-se ao apoio recebido principalmente dos familiares”, conta Magda. Para Lilia, o apoio também foi fundamental: “Para dar conta de filhos, casa e empresa é preciso ter planejamento. O meu marido me ajuda em tudo, ele é focado no meu negócio também e me deu muito apoio, o que me ajudou muito”. Já Marta vê como natural esse apoio, uma vez que os sócios dela são seus irmãos e a empresa é familiar. “Acredito que atualmente a mulher tem apoio de todos, inclusive porque em muitos casos são elas que dão suporte financeiro à família. No meu caso sempre tive o apoio da família e amigos”.

Fonte: O Guia

Nenhum comentário:

Postar um comentário