segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Pimentel assegura políticas de desenvolvimento econômico e social efetivas para o Vale do Jequitinhonha.

Pimentel recebe apoio de prefeitos, vereadores e lideranças populares do Vale do Jequitinhonha. 

Candidato a governador pela coligação Minas Pra Você,Pimentel se compromete com programas para saúde, educação, combate à seca e assegura fazer gestões para instalação de campus da UFVJM, em Capelinha.

Capelinha, Minas Novas e Carbonita (23 de agosto) – O candidato a governador pela coligação Minas Pra Você, Fernando Pimentel, assegurou, neste sábado, que o Vale do Jequitinhonha terá um cuidado especial em seu governo, com políticas específicas em áreas como combate à seca, saúde e geração de emprego e renda.
Pimentel lembrou que já há previsão da construção de um campus universitário federal em Capelinha, que beneficiará diretamente a juventude da região. O campus será da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM).
“Nos últimos 12 anos o Vale do Jequitinhonha não foi prioridade para o governo do estado. Agora, no nosso governo, será”, garantiu.
Segundo o candidato a governador, o Vale convive com dois grandes problemas: a seca e a falta de desenvolvimento econômico. “Temos aqui dois problemas de fundo. O primeiro é o da seca, da água. Em 12 anos, o governo do estado não criou nenhuma estratégia, nem fez nenhuma barragem. É isso que vamos fazer assim que chegarmos ao governo do estado”, garantiu.
A segunda questão, disse Pimentel, é o desenvolvimento econômico.
“Não basta criar secretarias especiais ou o Idene e não dar um orçamento para eles. Não foram resolvidos problemas estruturais, as estradas não foram melhoradas, a atração de empresas pra cá ficou em débito com o desenvolvimento econômico. Temos uma legislação tributária em Minas que expele as empresas daqui em vez de atraí-las. Temos de mudar tudo isso. Vamos trabalhar com o conceito de territórios de desenvolvimento, de vocações regionais, e aqui é um deles, ao qual nós vamos dar a máxima prioridade”, garantiu.
Em Capelinha, o candidato falou sobre a criação do campus universitário da UFVJM.
“Na verdade, o campus já está incluído nos projetos do governo federal. Podemos até comemorar isso, estamos à espera apenas do início do processo de contratação de obras para o campus. Já tem terreno definido aqui em Capelinha e vai ter um campus da UFVJM”, assegurou, durante plenária realizada no ginásio de uma escola, onde recebeu apoio de prefeitos, vereadores e outras lideranças da região.
Das mãos de lideranças do Movimento "A UFVJM é Nossa - Capelinha", o candidato ao governo recebeu e assinou o Termo de Compromisso sobre a implantação do campus da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), em Capelinha. “A implantação do campus já está no PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional) e é uma realidade no governo Dilma, mas como governador vou trabalhar para ajudar no que for preciso para viabilizar a instalação do campus universitário na cidade”, afirmou.
De acordo com Gilda Maria dos Santos, coordenadora do “Movimento UFVJM é nossa!”, mais que um sonho, a abertura do campus é fundamental para a população.
“Nossos jovens querem estudar, mas, na maioria das vezes, não têm condições de arcar com as despesas em outras cidades. Capelinha tem potencial e está preparada para receber o campus. Por isso, a implantação é urgente”, concluiu. O movimento entregou um termo de compromisso, que foi assinado por Fernando Pimentel.
Pimentel também disse estar espantado com o fato de só agora o governo mineiro anunciar um plano para o Vale do Jequitinhonha e Norte de Minas.
Plano de Desenvolvimento para o Vale do Jequitinhonha
“Fiquei estupefato quando vi que, na quinta-feira (21), o governador assinou uma ordem de serviço contratando um programa, um projeto de desenvolvimento econômico estratégico pro Norte de Minas e para o Vale do Jequitinhonha para ser entregue em dezembro. Depois de 12 anos de governo, faltando cinco meses pra acabar o governo, vão contratar um projeto de desenvolvimento econômico. É simplesmente um absurdo”, frisou.
Em Minas Novas, o candidato participou de caminhada no centro da cidade e foi recebido por lideranças locais, entre elas o vice-prefeito Aécio Guedes (PTB), o ex-prefeito de Chapada do Norte, Teco Torres. Pimentel cumprimentou feirantes da região e almoçou no Grande Hotel de Minas Novas com deputados e candidatos.
O candidato recebeu uma pauta de reivindicações assinada pelos 13 vereadores do município e conversou com eles sobre problemas locais.
Entre os pedidos dos parlamentares, está a pavimentação da BR-357 no trecho que liga Minas Novas-Chapada do Norte-Berilo-Virgem da Lapa e a construção de uma barragem nos rios Capivari e Farrado, que abastecem a cidade, distritos e municípios vizinhos.
O candidato a governador pelo PT, Fernando Pimentel, recebeu o apoio de vários prefeitos da região: de Capelinha, Zezinho da Vitalina (PMDB); o prefeito de Angelândia e presidente da Associação dos Municípios do Alto Jequitinhonha (Amaje), Thiago Pimenta (PMDB); de Veredinha, Nei do Vino (PSD); de Leme do Prado, Irineu Gomes Soares (PMDB), além do seu companheiro de partido e prefeito de Carbonita, Marcos Lemos; de São Gonçalo do Rio Preto, Márcio Manoel Moura  (PT); de Coluna Padre Brito (PT), entre outros.

Prefeito de Angelândia exalta Pimentel como o melhor para o Vale.

“Tenho um bom relacionamento com o atual governo, mas tenho a liberdade de escolher Fernando Pimentel como o melhor candidato para a região, e não um dinossauro (Pimenta da Veiga) que estava esquecido”, declarou Thiago Pimenta. O prefeito de Angelândia criticou ainda o tratamento dado à saúde pelo governo tucano. “Dizem que a saúde de Minas é a melhor do mundo, pois temos que colocar os nossos pacientes como animais em ambulâncias para levá-los para tratar em Belo Horizonte”. Já Zezinho da Vitalina afirmou que as prefeituras não precisam de esmola. “Precisamos de mais investimentos de verdade em emprego e saúde”, afirmou.

O candidato ao governo pela coligação "Minas pra Você" esteve acompanhado dos candidatos a deputado estadual Dr. Jean Freire (PT), Zé Pedro (PT) e Gilson Reis (PCdoB), além dos deputados federais Miguel Correa Junior e Reginaldo Lopes (PT), candidatos à reeleição.


Compromissos com campus da UFVJM e desenvolvimento regional
O deputado federal Reginaldo Lopes (PT), candidato ao 4º mandato, ressaltou a luta do Movimento a UFVJM é nossa! que cobra a instalação de campus em Capelinha, Araçuaí e Almenara. Reafirmou seu compromisso de ter esta bandeira como central em seu próximo mandato, além de lutar pelo desenvolvimento regional do Vale.

O vereador de Itaobim e candidato a deputado estadual, o médico Dr Jean Freire (PT), criticou os governos Aécio Neves e Anastasia pela falta de uma política de desenvolvimento regional que beneficiasse o Vale do Jequitinhonha. E lembrou que Aécio teve o descaramento de culpar o Vale pelo baixo IDH de Minas, em entrevista ao Jornal Nacional. 
Dr Jean ressaltou que foi dele a proposta no Conselho Universitário da UFVJM, em 07.10.2011, de criação de 3 campis no Alto, Médio e Baixo Jequitinhonha. Por critérios técnicos, a Reitoria escolheu Capelinha, Araçuaí e Almenara.

Dr Jean Freire, de pé, destacou que foi sua a proposta de criação 3 campi da UFVJM, em 07.10.2011, no Alto, Médio e Baixo Jequitinhonha. Por critérios técnicos, a Reitoria definiu as cidades de Capelinha, Araçuaí e Almenara.

Em Carbonita, Pimentel participou de uma grande concentração no centro da cidade, quando recebeu das mãos do prefeito de São Gonçalo do Rio Preto, MárcioManoel Moura, um documento com várias reivindicações dos municípios do Alto Jequitinhonha, como o asfaltamento da rodovia que liga Capelinha-Itamarandiba-Senador Modestino Gonçalves; hospital regional; reabertura do Hospital da Santa Casa, em Diamantina; entre outras. 

Pimentel ressalta ações do governo Lula/Dilma e a inércia do governo Aécio/Anastasia

O candidato ao Executivo estadual pela coligação Minas Pra Você, Fernando Pimentel (PT), fez um comparativo entre o governo Lula/Dilma e Aécio/Anastasia, nesta manhã, em Capelinha, já que ambos estão há 12 anos no poder. 
“A questão não é o tempo de mandato, mas o conteúdo”, afirmou. Pimentel ressaltou as ações do governo federal. Na educação superior, segundo ele, o Prouni (Programa Universidade Para Todos) atende hoje 1,5 milhão de jovens universitários e o Pronatec (Programa Nacional ao Ensino Técnico e ao Emprego) beneficia 4 milhões de pessoas. 

Também falou dos programas Minha Casa, Minha Vida, que facilita a aquisição de moradia por pessoas de baixa renda e que já entregou 1,5 milhão de moradias. Por último, falou sobre o Mais Médicos, em que o governo federal contratou mais de 14 mil profissionais para atuar na saúde básica do país.

Em relação aos 12 anos do governo do Estado, Pimentel começou falando sobre a situação da educação, em que o professor não recebe o piso básico. “Não é possível pensar em educação de qualidade tratando desse jeito a categoria dos professores”. Também criticou a saúde, destacando que nenhum dos nove hospitais regionais prometidos pelo governo estadual foi construído. O candidato petista também abordou a questão da segurança e do avanço do crack.  
Com informações do site www.fernandopimentel.com.br e Portal de Capelinha

Nenhum comentário:

Postar um comentário