sábado, 9 de agosto de 2014

Aécio Neves só ganha de Dilma em Minas Gerais, diz pesquisa.


Senador mineiro tem 41,2% das intenções de votos em Minas contra 33,8% da petista.

PUBLICADO EM 09/08/14 - 11h00, no  OTEMPO
CARLA KREEFFT
Pesquisa DataTempo/CP2, realizada de 31 de julho a 4 de agosto, mostra o candidato do PSDB, o senador Aécio Neves, à frente na disputa presidencial em Minas Gerais. De acordo com o levantamento, o tucano tem 41,2% das intenções de voto contra 33,8% da candidata à reeleição, a presidente Dilma Rousseff (PT). O candidato do PSB, o ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos, registra 4,8% da preferência do eleitorado. Todos os outros concorrentes têm intenções de voto inferiores a 1,0%. A margem de erro é 2,29 pontos percentuais.
O Pastor Everaldo (PSC) lidera o bloco dos candidatos de pequenos partidos, com 0,8%. Ele é seguido de perto por Rui da Costa Pimenta (PCO), com 0,6%. Já Zé Maria (PSTU), Luciana Genro (PSOL), Eduardo Jorge (PV) e Mauro Iasi (PCB) registram 0,1% das intenções de voto.
A diferença entre os dois primeiros colocados é de 7,4 pontos percentuais. Na última pesquisa DataTempo, realizada nos últimos dias de maio e publicada em 3 de junho, Aécio Neves contabilizou 45% das intenções de voto contra 29,1% de Dilma Rousseff. Portanto, a diferença entre os dois primeiros colocados no Estado era de 15,9 pontos.
Os eleitores já estão definindo seus votos. De acordo com o levantamento, dizem que não sabem em quem votar ou estão indecisos 8,3% dos pesquisados. Afirmam que não pretendem votar em ninguém 8,9%.
Confira a pesquisa
Espontânea
Quando não são apresentados os nomes dos candidatos à Presidência para os entrevistados – pesquisa espontânea –, Dilma Rousseff passa à frente de Aécio, mas, considerando a margem de erro de 2,29 pontos, os dois ficam empatados tecnicamente. Dilma tem 28,2% das intenções de votos contra 26,3% de Aécio. Dos entrevistados, 2,2% lembram-se de Eduardo Campos. Os outros candidatos tiveram intenções de voto iguais ou inferiores a 0,3%. Dos entrevistados, 11,4% afirmam que não conhecem os candidatos. Outros 9,5% não pretendem votar em ninguém, e 18% estão indecisos.
Rejeição
A candidata petista é campeã em rejeição. Ela não seria votada por 32,3% dos entrevistados. Aécio Neves não receberia os votos de 17,7%. Outros 4,9% não votariam no Pastor Everaldo, e 4,6% não pretendem votar em Eduardo Campos. Rui Costa tem a rejeição de 2%, mesmo percentual registrado por Levy Fidelix e Eymael. O candidato do PV, Eduardo Jorge, não receberia os votos de 1,7%, e Luciana Genro é rejeitada por 1,3% dos pesquisados.
Registro
Dados
A pesquisa DataTempo foi contratada pela Sempre Editora e ouviu 1.827 pessoas entre 31 de julho e 4 de agosto. O protocolo na Justiça Eleitoral é BR 00290/2014.
Somente em Minas
O candidato à presidência, Aécio Neves, só ganha de Dilma , em Minas Gerais. Assim mesmo, a diferença entre os dois vem caindo a cada pesquisa.  Para ganhar da Presidenta no Brasil Aécio teria que arrancar de Minas com mais de 5 milhões de votos, o que parece impossível, pois o aproveitamento de votos nominais é de cerca de 74%, como em 2010. Ou seja, pouco mais de 10 milhões de votos.  
Pela pesquisa do DataTempo, Aécio teria apenas 41,2 % dos 15 milhões de eleitores mineiros ou 6,18 milhões de votos. Dilma teria 5,07 milhões de votos. A diferença seria de apenas 7,4% ou 1,11 milhões de votos. Isso, contabilizando todo o eleitorado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário