quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Virgem da Lapa: maior festa religiosa do Vale do Jequitinhonh atrai milhares de romeiros

Cidade espera receber cerca de 15 mil visitantes nos dias de festa.

Profissão de fé, muita dança e música se misturam na grande festa a gosto de todos.

A cidade de Virgem da Lapa, no Médio Jequitinhonha, nordeste de Minas Gerais, está recebendo milhares de pessoas para a Festa de Nossa Senhora da Lapa, que começou dia 6 de agosto e vai até o dia 15, o Dia da Padroeira. 

A romaria teria começado há mais de 230 anos. Para a festa, o município espera receber visitantes do Vale do Jequitinhonha, Mucuri, norte de Minas, da Bahia e São Paulo, muitos deles aproveitando os festejos para cumprir promessas e rever parentes e amigos.O movimento maior se dá nos dias 14 e 15 de agosto. Hoje, começa às 18h, com a chegada da imagem de Nossa Senhora da Lapa. Ainda na entrada da cidade, sairá uma procissão em direção ao Santuário da Lapa. Ali, os fiéis vão rezar o terço e participar da celebração eucarística. Em todos os dias, sempre às 18h, houve o terço seguido de missa.

Transmissão das novenas
As novenas são transmitidas direto do Santuário de Nossa Senhora da Lapa, através da internet, pelo site da Radio Morada Fm de Virgem da Lapa http://www.moradafmvdl.com.br/ 

As transmissões começam a partir das 19:00 horas de 6 a 14 de agosto e dia 15 missa solene as 10:00 horas da manhã. Dia 15, o principal da festa , haverá uma grande procissão, saindo do Santuário até a Matriz.

Durante a procissão, muitos fiéis se sacrificam, andando de joelhos para pagar promessas. Normalmente, em todo pequeno município, a igreja principal é construída na parte alta do lugar. Mas, em Virgem da Lapa é diferente: o santuário foi construído na parte mais baixa da cidade, em frente à gruta onde teria sido encontrada a imagem de Nossa Senhora.


A lenda
Segundo relatos históricos, a peregrinação de romeiros a Virgem da Lapa começou ainda no princípio do século XVIII. Por volta de 1728, um garimpeiro teria encontrado a imagem da santa às margens do córrego São Domingos. 

Mas, também existe uma lenda segundo a qual a imagem foi encontrada por um menino, que saiu para juntar burros, a mando de seu pai, um tropeiro. Depois, a criança teria perseguido um coelho, indo parar dentro de uma gruta iluminada, com altar natural.

Devido movimentação dos fiéis, apareceu o núcleo urbano, com o primeiro nome de São Domingos do Araçuaí, que era distrito de Araçuaí. Em 27 de dezembro de 1949, o município conquistou a sua emancipação político-administrativa.

Para a cidade também chegam cerca de um mil mascates que se aproveitam da aglomeração humana para vender quinquilharias diversas, roupas, brinquedos, CDs, DVDs, aparelhos eletrônicos, utensílios de peças decorativas de cama, mesa, banho, cozinha.

Programação profana

A festa a gosto de todos traz muitas atrações de grandes bandas em praça pública. Nos dois últimos dias da Festa, vários shows musicais estarão se apresentando na Baixinha, local de maior concentração de encontro daqueles que vão à Festa para encontrar amigos, beber, namorar, dançar e cantar com os artistas musicais.
A programação profana acontece nos dias 13 a 16 de agosto, sempre com shows na praça pública, na região da Baixinha, no centro de cidade.

Neste ano, há poucos artistas ou bandas de grande expressão, devido à crise porque passa as prefeituras municipais. A Prefeitura de Virgem da Lapa é a principal promotora do evento.

Em vários salões populares, há apresentação de bandas de forró e arrocha, ou mesmo som metálico.

Um comentário:

Unknown disse...

Qual horário tem início a procissão amanhã (15)?

Postar um comentário