domingo, 27 de julho de 2014

A vez e as vozes do Vale, por Juarez Guimarães.

Professor Juarez Guimarães, de camisa azul claro, fazendo o V da vitória, no Coletivo da Campanha de Deputado Estadual de Dr. Jean Freire, pelo Partido dos Trabalhadores-MG.

Quanto vale, qual é o valor, a valença da candidatura do Dr. Jean para todos nós de Minas Gerais?

Sabemos que quanto mais sofrido, mais puro o canto. Quanto mais injusta a vida, mais belo é o canto. Quanto mais oprimido o peito, mais livre é a canção.

A candidatura do Dr. Jean é assim para nós: como um canto puro, belo e livre das vozes do Vale sofrido, injustiçado e oprimido.

Da onde ele vem, de que ele é feito ?

Todos nós somos filhos dos sonhos que alimentam as nossas vidas.

O primeiro sonho que nutre a vida do Dr. Jean é aquele de Dom Hélder Câmara, que na saída do Concílio Vaticano II em Roma, conduziu a delegação brasileira às catacumbas e jurou o amor eterno aos pobres e injustiçados deste mundo.

O segundo sonho que alimenta a vida desde sempre deste médico do povo é aquele de Salvador Allende e de Ernesto Guevara que compreenderam que a saúde do povo depende da liberdade do povo, que a saúde do povo só pode vir com a justiça social, que a cura de cada um depende do bem-estar de todos. 

O terceiro sonho que forma o Dr. Jean são os sonhos de raiz de quem é filho do Vale e compartilha das suas dores, mas também das suas esperanças.

Creio que o valor maior desta candidatura é que ela não pretende falar em nome do Vale mas com o Vale, não ser uma voz do Vale, mas ser um coro das vozes do Vale, de seus cantores e artesãos, de seus camponeses e trabalhadores rurais, de suas mulheres e crianças.

Dr. Jean deputado estadual são as vozes do Vale, é a vez do Vale!

Ela será vitoriosa porque ela já  fez a semeadura e agora é a hora da colheita.!


As vozes do Vale: Dr Jean Freire, nas escadarias da Prefeitura de BH, ao lado dos Corais de Coronel Murta e Jenipapo de Minas, do Vale do Jequitinhonha, nordeste de Minas.

Juarez Guimarães - Professor de Ciência Política da UFMG

Professor de Ciência Política da Universidade Federal de Minas Gerais e autor, entre outros livros, de Democracia e marxismo. Crítica à razão liberal (Xamã, 1998) e A esperança crítica (Scriptum, 2007). Entre outros livros recentes, organizou Leituras críticas sobre Maria da Conceição Tavares (Perseu Abramo, UFMG, 2010), Raymundo Faoro e o Brasil (Perseu Abramo, 2009) além do mais recente A corrupção da opinião pública: uma defesa republicana da liberdade de expressão (Boitempo, 2013) escrito a quatro mãos com Ana Paola Amorim.

Um comentário:

Unknown disse...

Excelente texto. Bem a cara do nosso candidato. O Vale tem voz! Caminharemos com Dr. Jean. Meu voto é 13 100.

Postar um comentário