sexta-feira, 4 de maio de 2012

Pedra Azul sofre com altas taxas da COPASA



copasa População de Pedra Azul sofre com altas taxas da COPASA cobrada na conta de águaCobrança de taxa de esgoto sem terminar obra de tratamento é considerada abusiva pela população
População de Pedra Azul considera abusiva taxa cobrada pela COPASA na conta de água referente a obras de saneamento da cidade, que ainda nem foram concluidas.
Em 2011, a Prefeitura de Pedra Azul, no Médio Jequitinhonha, nordeste de Minas, assinou um convênio de obras de coleta e tratamento de esgotos sanitários avaliado em mais de R$17 milhões de reais, com prazo final de conclusão das obras para dezembro de 2012.
Clique aqui para ver sobre o convênio assinado em 2011
Abaixo Matéria publicada no blog Pedra Azul-MG
Uma das repercursões deste convênio é o desgosto da população com a obrigação do pagamento da salgada taxa de coleta, manutenção e disposição final do esgoto. O valor da taxa é de 40% sobre o consumo de água, o que para muitos, é bem elevado.
Mas como há a obrigação de pagar sendo esta uma taxa já cobrada em muitas cidades do Vale, a sugestão é que a população concentre seus esforços em cobrar o exato cumprimento das cláusulas das obras que a COPASA deverá efetuar sem que haja atraso. O prazo final informado antes é dezembro de 2012.
A ênfase, no momento, além da coleta do esgoto em todos os pontos da cidade, deve ser a manutenção deste após a coleta, ou seja, o tratamento. 
No caso de Pedra Azul, há um descaso com o principal rio da cidade, o Inhaúmas. Este rio tem sido durante muito tempo a destinação de todo o esgoto da cidade, o que o tornou impuro para qualquer atividade saudável. Lembrando que o tratamento de todo o esgoto da cidade agora é um direito dos cidadãos e uma obrigação da COPASA em cumpri-lo satisfatoriamente até dezembro de 2012.
A população fala que se conseguir ficar livre desta penosa taxa será um alívio. E chama a todos para a fiscalização e cobrança dos direitos.
Fonte: Blog Pedra Azul-MG

Nenhum comentário:

Postar um comentário