sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Almenara: 1º Fórum Comunitário Selo UNICEF
Os municípios possuidores do selo alcançam melhorias na saúde, educação e proteção para à infância

Vários municípios do Vale do Jequitinhonha vem realizando Fóruns Comunitário do Selo Unicef. Há 15 dias foram os municípios de Capelinha e Chapada do Norte, no Alto Jequitinhonha. Agora, é a vez de Almenara.
O Fundo das Nações Unidas para a Infância - UNICEF (em inglês United Nations Children's Fund - UNICEF) é uma agência das Nações Unidas que tem como objetivo promover a defesa dos direitos das crianças, ajudar a dar resposta às suas necessidades básicas e contribuir para o seu pleno desenvolvimento.

O UNICEF rege-se pela Convenção sobre os Direitos da Criança e trabalha para que esses direitos se convertam em princípios éticos permanentes e em códigos de conduta internacionais para as crianças.

Nesta terça-feira, 28.09, foi realizado na Câmara dos Vereadores de Almenara, no Baixo Jequitinhonha, o 1º Fórum Comunitário Selo Unicef Municiípio Aprovado Edição 2009-2012.

Os municípios que participaram da iniciativa alcançaram melhorias significativas nos indicadores sociais de saúde, educação, proteção e participação social relacionados à infância.

O Selo UNICEF Município Aprovado foi implementado pela primeira vez em 1999, no Ceará, onde foram realizadas três edições estaduais. Uma experiência semelhante foi desenvolvida na Paraíba em 2002, com o nome de Selo da Cidadania – Município Protetor da Criança.

O sucesso dessas iniciativas estaduais levou à ampliação da metodologia do Selo UNICEF em 2004, após a assinatura do Pacto Nacional Um mundo para a Criança e o Adolescente do Semi-árido.

Nessa região, o Selo UNICEF passou a mobilizar quase 1.500 municípios em 11 estados: Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.

Nas Edições 2006 e 2008, cerca de 80% dos municípios do Semi-árido aceitaram o desafio de promover uma mobilização pelos direitos da criança e do adolescente. Contudo, apenas três municípios do Baixo Jequitinhonha foram aprovados pelo Unicef, sendo um desses o município de Almenara.

O Selo UNICEF dá visibilidade ao município e oferece um retorno aos signatários do Pacto Nacional Um mundo para a Criança e o Adolescente do Semi-árido sobre os resultados concretos das suas ações na vida das meninas e meninos até 17 anos.

Fonte: Diário do Jequi, de Almenara

Nenhum comentário:

Postar um comentário