Serra critica Vox Populi por não lhe ser favorável
José Serra não gostou da última pesquisa do Vox Poppuli que dá 12% de frente para sua adversária. Dilma com 51% e Serra 39%. Em entrevista coletiva, disse:
“A pesquisa de Vox Populi nós não levamos em consideração porque se trata de um instituto de confirmada falta de credibilidade que maquiou os resultados do primeiro turno inteiro. A realidade das urnas mostrou como eles estavam maquiando“.
O presidente do Conselho do Vox Populi, Marcos Coimbra, vê com serenidade a agressão verbal e retrucou:
“Acusações assim acontecem quando uma pesquisa não é favorável a um candidato”, afirmou.
Coimbra ressaltou que o instituto presta serviços para o PT, assim como para o próprio PSDB. Ele lembrou ainda que, no primeiro turno, o PSDB fez acusações semelhantes com relação ao instituto Sensus e, ainda assim, utilizou a pesquisa no horário eleitoral quando esta apontava subida de Serra.
Coimbra ressaltou que pesquisas não trabalham com certezas. “Pesquisas trabalham com probabilidades. Não é matemática, é estatística. (...) Institutos de pesquisas duráveis, que resistem ao tempo, não vendem certezas. Só vende certeza quem não conhece pesquisa. Vendemos pesquisas bem feitas”, disse.
A pesquisa eleitoral é, sem dúvida, um dos principais insumos das campanhas políticas. Seus números orientam o tom dos candidatos, mobilizam ou paralisam a militância, estimulam ou retraem os financiadores. Sempre que são divulgados, os números produzem dois tipos de reações principais. Quem está na frente diz que pesquisa não ganha eleição. E quem está atrás, critica a metodologia e, em alguns casos, até mesmo a lisura dos institutos.
Não se encontra uma única acusação verbal desferida pelo PSDB contra o Vox Populi, nem qualquer questionamento à correção do seu trabalho, nas corridas estaduais em São Paulo e Minas Gerais, onde o instituto previu a vitória dos candidatos tucanos em primeiro turno.
Outras pesquisas
O TSE - Tribunal Superior Eleitoral protocolou registro de pesquisas dos principais Institutos de opinião do país. Veja abaixo as datas das consultas em andamento ou a serem realizadas.
IBOPE - pesquisa de 17 a 20.10. Será divulgada hohe no Jornal Nacional.
SENSUS - pesquisa de 18 a 19.10 Será divulgada nesta manha de 20.10.
DATAFOLHA 20 a 21.10. Será divulgada no Jornal Nacional de quinta-feira, 21.10.
É bom observar as reações dos candidatos e coordenadores de campanha.
Com informações do Portal IG
Nenhum comentário:
Postar um comentário