domingo, 20 de janeiro de 2019

Morre Dr Geraldo Coelho, médico e ex-prefeito de Minas Novas

Felipe Mota, ex-prefeito e atual vice-prefeito; Geraldo Coelho, ex-prefeito; e Aécio Guedes, atual prefeito de Minas Novas, em recente evento político, na comunidade de Capoeirinha, zona rural do município.
Faleceu, aos 81 anos, o médico Geraldo Coelho de Jesus, o popular Dr Geraldo, por  volta das 15 horas de sábado, 19.01.19. Ele foi atropelado por uma carreta, ao tentar atravessar a BR 040, no Trevão de Curvelo, próximo à Churrascaria Beira-Rio, na divisa de Curvelo com Paraopeba, na região Central de Minas.
Ele nasceu em Minas Novas, em 7 de abril de 1937, filho de José Coelho, ex-prefeito municipal.

O velório acontece na cidade de Minas  Novas, com o enterro previsto para as 15 horas, nesse domingo, no Cemitério Municipal.
Dr Geraldo deixou a esposa Déia Alvez Coelho e quatro filhos, Flávio, Beatriz, João e Domingas, sendo dois adotivos; e uma legião de amigos que admirava sua sinceridade, dedicação e compromisso com o ser humano.
Geraldo Coelho foi prefeito de Minas Novas, por dois mandatos, nos períodos de 1988 a 1992, e 1997 a 2000.
Formou-se em medicina, em dezembro de 1966, na UFMG, em Belo Horizonte. Inicialmente, em 1967, trabalhou em Diamantina. Em 1968, mudou-se para Minas Novas, sua cidade natal, onde montou seu consultório de clínica geral. 

Na época, era um dos poucos médicos da região. Atendia pessoas do Médio e Alto Jequitinhonha. Visitava a zona rural, fazia consultas gratuitamente e se preocupava com a infestação do barbeiro, transmissor da Doença de Chagas, que matava muita gente. Atendia prontamente a ir a casas de pessoas  doentes ou que haviam passado mal. Só pagava quem tinha condições financeiras. Nunca deixou de atender a um paciente que não  podia pagar uma consulta.

De uma sinceridade que assustava alguns que preferiam enganar, honesto, humano, muito estudioso, crítico e observador atento à realidade local, fazia diagnósticos precisos, seja individual, seja de orientação coletiva e preventiva de combate às causas das doenças.
Foi a mesma pessoa simples, sensível, sincera, alegre, no seu trabalho como médico ou como gestor público municipal.
Foi Superintendente Regional de Saúde de Diamantina; membro da Associação Mineira dos Municípios - AMM; presidente da Associação dos Municípios da Microrregião do Alto Jequitinhonha - AMAJE e do Movimento Democrático Brasileiro - MDB, de Minas Novas.
Parentes, conterrâneos, amigos e lideranças políticas publicaram várias manifestações nas redes sociais.
A sobrinha Flávia Coelho Mota escreveu: "TiGeraldo, vc para mim era meu herói...e não preparei para sua partida do jeito que foi. Quem diria que as horas que passamos no dia de ontem seria despedida? Meu comandante , estarei aqui ajudando a cuidar da tiadea e os meninos. Seu café,da sua dupla café com leite".
Flávia Coelho Mota, Geraldo Coelho e Josélia Coelho.
Myriam Barbosa Chagas: " Morremos cada vez que perdemos um amigo querido. Meu coração chora por você, Dr Geraldo".

Clemencia Dasdores Gomes: " Deixou um grande legado pra todos nós! Exemplo de pessoa íntegra e honesta! Minas está em luto! Grande perda!"

Felipe Mota, ex-prefeito e atual vice-prefeito: "A comunidade minasnovense está órfã do seu guia. Além do político exemplar, Dr. Geraldo foi um grande médico, um gênio na arte de curar as doenças do corpo e da alma. Conselheiro, caridoso com os mais necessitados, sua partida deixa um vácuo assistencial e uma legião de pacientes (e familiares) que choram esta grande perda! 
O seu legado jamais será esquecido! "

Adão Lopes: "Um grande homem! Sem dúvidas, o melhor prefeito da história de Minas Novas... Vai-se um homem e fica a história!".
Geraldo Coelho com o ex-deputado federal Carlos Mota.
Carlos Mota, Procurador Federal aposentado, ex-deputado federal:" Quero escrever sobre o Grande Dr Geraldo, mas as lágrimas não deixam, a mão treme e o coração a ponto de pular do peito!"
Aécio Guedes, prefeito de Minas Novas:
"Foi com muita tristeza que recebi a notícia do falecimento de Dr. Geraldo. Um homem que pra mim sempre foi uma referência na administração pública. Tive a honra de estar com ele em vários momentos, e sempre eu procurava absorver ao máximo de sua sabedoria e experiência.
Vá com Deus Dr. Geraldo, saiba que aqui ficará muita gratidão de um homem que lhe respeita infinitamente".

Daniel Sousa, do Movimento SOS Fanado: "Certamente o mandato de Dr. Geraldo inaugurou uma nova era em Minas Novas. Muitas obras, novidades, gestão eficiente e nós jovens e adolescentes da época tínhamos toda a atenção dele. Sempre com um conselho certeiro ou com políticas públicas voltadas para a educação, a arte, a música, a nossa cultura etc. Com tais iniciativas deu azo a uma nova geração, mais livre, consciente e sabedora de suas obrigações e necessidades de nossa cidade. Estou muito emocionado e sentido com a notícia! Uma perda irreparável para Minas Novas. Deus o tenha e conforte toda a família".

Maria das Dores Nunes, ex-diretora escolar e ex-vice-prefeita de Minas Novas: "Luto nos corações de  todos os minasnovenses. Dor e gratidão a Deus! Salve! Salve o guerreiro Dr Geraldo Coelho!".


Deputado estadual Dr Jean Freire: "Neste momento doloroso, venho externar os meus mais profundos sentimentos, me solidarizar com a família, com os muitos amigos e com o povo de Minas Novas".

Nenhum comentário:

Postar um comentário