domingo, 27 de maio de 2018

Greve dos caminhoneiros cria desabastecimento nos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

A paralisação nacional dos caminhoneiros entrou no sexto dia neste sábado (26/05/2018) e provocou o desabastecimento em cidades dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Em Teófilo Otoni, a prefeitura decretou situação de calamidade pública; em Araçuaí,  os postos não tem um litro de combustível; e em Governador Valadares, maior cidade da região, as aulas na rede municipal foram suspensas.
A manifestação dos caminhoneiros permanece nas BR-381, em Ipatinga; na BR-116, em Governador Valadares e Teófilo Otoni; na MGC-120, em São João Evangelista e Capelinha; na MGC-367, em Turmalina. O protesto ocorre de forma pacífica e o trânsito não está bloqueado porque os caminhoneiros estão às margens da rodovia.

Teófilo Otoni
A prefeitura decretou estado de calamidade pública por conta da falta de combustível nos postos locais que alimentam a frota de veículos municipais.
De acordo com o decreto, será dada prioridade aos serviços de urgência e emergência, como no transporte de pacientes feito via tratamento fora domicílio, cuja paralisação pode representar risco de morte dos pacientes que necessitam do serviço.
O transporte coletivo urbano também foi impactado pela ausência de combustíveis nos postos. A empresa responsável pelo serviço informou que houve redução nos horários de sete das dez linhas de ônibus: Belvedere/Tabajaras, Funcionários, Eldorado, São Jacinto via Rio Bahia, Alto Bela Vista, Palmeiras/Vila Betel, e Turma 38.
A prática de preços abusivos foi punida com fechamento de alguns Postos de gasolina.

Timóteo
O município de Timóteo também decretou situação de emergência após ter acabado o estoque de combustíveis no posto que prefeitura possui contrato, impedindo que a frota municipal seja abastecida.
O serviço de coleta de lixo que estava sendo impactado desde o início da greve porque o acesso ao aterro sanitário foi bloqueado, voltou a ser feito após um acordo entre a prefeitura e os manifestantes que liberaram a passagem dos caminhões.
No transporte coletivo urbano, a empresa que presta o serviço informou que mantém a redução de 50% da frota em horários de menor demanda. Entre 4h10 às 9h40 e de 16h às 20h os ônibus funcionam em horário normal. Já o transporte intermunicipal permanece com redução de 25% da frota.


Caminhoneiros protestam na MGC-120, próximo a Resplendor (Foto: Gazeta dos Vales)


Ipatinga
Os serviços de transporte e escolar e as aulas na rede municipal foram suspensas em Ipatinga na sexta-feira (25.05). O transporte coletivo urbano municipal permanece funcionando normalmente, enquanto o transporte intermunicipal no Vale do Aço segue com redução de 25% da frota.
As cirurgias eletivas e a coleta domiciliar estão suspensas no Hospital Márcio Cunha devido à falta de combustível. Segundo o hospital, serão priorizados serviços de oncologia, hemodiálise e os atendimentos de urgência e emergência.
Coronel Fabriciano
O serviço de transporte de saúde fora do domicílio foi suspenso devido à falta de combustível. Também foi adiado um mutirão de cirurgias de cataratas por falta de medicamentos que não chegaram a tempo. Segundo a prefeitura, uma nova data será agendada para a realização das cirurgias.
O transporte escolar está suspenso nessa sexta-feira, mas a previsão é que seja retomado na segunda-feira (28) caso haja combustível. Já o transporte coletivo urbano já sofreu alteração de linhas de horários. A empresa que atua no transporte coletivo informou que permanece a diminuição de 50% das frotas nos horários de menor demanda. Já entre 4h10 às 9h40 e de 16h às 20h os ônibus circulam normalmente.
Governador Valadares
As aulas da rede municipal foram suspensas na sexta-feira (25.05) por falta de itens para a merenda escolar, mas a Prefeitura informou que até então a previsão é de as aulas sejam retomadas na próxima segunda (28). Ainda de acordo com o órgão, toda a frota municipal está abastecida e serviços como coleta de lixo e transporte coletivo urbano estão funcionando normalmente.


Com greve de caminhoneiros falta combustivel em Araçuai e região

A cidade possui 5 postos de combustíveis. Gasolina começou a faltar desde a noite de quarta-feira.

Foto: Gazeta de AraçuaiCom greve de caminhoneiros começa a faltar combustivel em Araçuai e região
Uma grande fila de veículos foi formada na quinta-feira (24.05) em posto de combustível no centro da cidade.

 A greve de caminhoneiros em protesto pela  alta do diesel já afeta o abastecimento dos postos de combustíveis no Vale do Jequitinhonha, sobretudo em Araçuai,  maior cidade do Médio Jequitinhonha, onde desde a noite de quarta-feira (23) os postos já estavam com  suas reservas se esgotando. Até o final da manhã de quinta-feira (24.05) apenas um posto na região central estava abastecendo . “ O  estoque está acabando”, informou um frentista. “ Estamos limitando 50 litros para carros e 20 para motos. Mas até o início da tarde já não mais teremos gasolina”, disse ele.

Desde quarta-feira, Posto Cristal, no centro de Araçuai, já não disponha de gasolina.
Desde quarta-feira, Posto Cristal, no centro de Araçuai, já não disponha de gasolina.


A cidade possui 5 postos. Em apenas três ainda era possível encontrar diesel, cujo preço estava variando de R4,14 a R$ 4.99. A gasolina estava sendo vendida a R$ 5.20.

Pelo 4º dia seguido, caminhoneiros  realizam nesta quinta-feira (24) protestos em rodovias federais e estaduais, além de vias importantes em 23 estados do país mais o Distrito Federal. Os atos são contra a disparada do preço do diesel que faz parte da política de preços da Petrobras, em vigor desde julho.

Fontes: Diário de Teófilo Otoni, Gazeta de Araçuai e Prefeitura de Teófilo Otoni

Nenhum comentário:

Postar um comentário