sexta-feira, 1 de maio de 2015

DER libera trânsito na Ponte de Almenara, após 5 meses de interdição

Ponte sobre o rio Jequitinhonha liga cidade de Almenara à BR 367

A ponte estava com o trânsito impedido desde 10 de janeiro, quando duas carretas com excesso de peso comprometeram a estrutura. A liberação foi feita nesta quinta-feira, 30 de abril.

Empresa contratada pelo DER fez os últimos ajustes para liberar o 
viaduto.
O drama vivido por moradores de Almenara, cidade de 38,7 mil habitantes, a 788 quilômetros de Belo Horizonte, no Vale do Jequitinhonha, teve fim depois de cinco meses. A ponte no Rio Jequitinhonha, na área urbana do município, que foi interditada em 10 de janeiro por causa do excesso de peso de duas carretas, finalmente foi liberada. O tráfego passou novamente no elevado a partir desta quinta feira, 30 de abril. A informação foi confirmada nesta quinta-feira pelo Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG).

O problema no elevado foi causado por usa carretas bitrem que passaram pela estrutura carregadas com blocos de granito. O excesso de peso provocou o esmagamento parcial do topo de um dos pilares de sustentação. Uma empreiteira contratada pelo DER faz os reparos finais no pontilhão para a liberação no início de maio.

Desde 10 de janeiro, a população local passou a enfrentar uma série de transtornos quando precisa se deslocar até o outro lado do rio. A travessia é feita de balsa ou em uma passarela improvisada, que somente pode ser usada por pedestres. O uso da balsa custa R$ 5 (motos e carros de passeio) e R$ 10 (veículos de maior porte, como caminhonetes). Quem usa a balsa é obrigado a passar mais de duas horas na fila, pois a demanda é muito grande para o único equipamento desse tipo em operação no município. 



No dia da interdição, um adolescente de 16 anos morreu afogado ao tentar atravessar o rio. De acordo com a Polícia Militar (PM), um jovem de 22 anos, colega de trabalho da vítima, disse que eles estavam saindo do serviço quando tentaram atravessar o rio a nado em direção ao Bairro Cidade Nova. Durante a travessia, ele percebeu que o amigo não conseguia mais nadar e estava pedindo socorro, mas não conseguiu alcançá-lo. Um sargento da PM conseguiu retirar o mais velho, mas o menor desapareceu nas águas. Moradores filmaram o momento do afogamento. 


Com perdas no comércio, DER antecipou as obras em ponte de Almenara (Foto: Divulgação/DER)

Com prazo final de entrega para a metade do mês de maio de 2015, a ponte sobre o Rio 
Jequitinhonha, em Almenara, no Vale do Jequitinhonha, deve ter a inauguração antecipada. 

É o que pretende o Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER/MG). 
Conforme o órgão, as obras iniciadas em janeiro, foram adiantadas em 16 dias, e nesta 
quinta-feira (30), serão entregues a população. 

Entre as obras emergenciais realizadas no trecho, estão o reforço e recuperação na 
estrutura do pilar danificado, reforma e recuperação nas longarinas e transversinas, 
troca do aparelho de apoio, nivelamento do tabuleiro, execução de nova junta 
de dilatação e reforço da fundação. Além da instalação de placas de sinalização.

Segundo o diretor geral do DER, Célio Dantas, a ponte pode ter a sua capacidade 
aumentada em breve, passando de 24 para 45 toneladas. Ele destacou que durante 
a execução das obras não serão necessárias interrupções do tráfego de veículos.

Com informações de João Henrique do Vale, do Estado de Minas, e Radar dos Vales, de Almenara.

Comentário do Blog
A Prefeitura de Almenara queria fazer uma festa de reabertura da ponte, neste 1º de maio. Porém, o Secretário de Estado dos Transportes e Obras Públicas, Murilo Valadares, comunicou ao deputado estadual Dr Jean Freire (PT) que não haveria qualquer tipo de comemoração e evento politico por parte do governo de Minas. A própria população poderia comemorar do jeito que quisesse.

Agora, há muitas lideranças politicas de Almenara e alguns deputados estaduais e federais que querem faturar sobre os serviços de recuperação da ponte de Almenara. Cabe destacar a rapidez com que a nova direção do DER MG  respondeu ao problema. Na primeira quinzena de janeiro, uma semana após assumir a diretoria geral do DERMG, o engenheiro civil, Célio Dantas, natural de Pedra Azul, mobilizou a estrutura do DER para organizar uma operação de emergência e recuperar a ponte. E entrega os serviços com 16 dias de antecedência.

Contou com  o alerta, acompanhamento e gestão política do deputado estadual Dr Jean Freire que se reuniu com os diretores e técnicos do DER por três vezes, levando consigo as principais lideranças de Almenara, vistoriou os serviços in loco por 4 vezes e debateu com a sociedade almenarense a Associação Comercial e Industrial de Almenara sobre o problema e as soluções apresentadas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário