quarta-feira, 20 de maio de 2015

Assassinato de blogueiro no Vale do Jequitinhonha tem repercussão nacional e intenacional

Em entrevista coletiva, Sindicato dos Jornalistas denuncia diversas ameaças sofridas por jornalistas na região do Vale do Jequitinhonha

Assembléia Legislativa marca Audiência Pública para segunda-feira, 25.05, em Medina. 

Blogueiro Evany José Metkzer assassinado, em Padre Paraíso.  

Em entrevista coletiva, nesta tarde de quarta-feira, 20.05, o presidente do Sindicato dos Jornalistas de Minas Gerais, Kerlson Amábio Lopes Santos, denunciou que o assassinato do blogueiro e jornalista Evany José Metkzer, de 67 anos, em Padre Paraíso, no Vale do Jequitinhonha, nordeste de Minas, coloca em alerta a sociedade de toda a região, de forma amedrontada, e toda a classe de jornalista que atua no Vale e no país.

A população do Vale do Jequitinhonha está estarrecida com muito medo, principalmente, nas cidades à beira da BR 116, a popular Rio-Bahia, devido ao bárbaro assassinato do jornalista e blogueiro, encontrado decapitado na manhã da segunda-feira, 18.05, na comunidade rural de Pioneiras, em Padre Paraíso. A cabeça foi encontrada a 100 metros do seu corpo seminu. Com certeza, não foi latrocínio pois seus documentos, dinheiro e cartão de crédito foram encontrados no local.

O presidente do Sindicato dos Jornalistas alertou que está cada vez mais temerário exercer a profissão de jornalista, principalmente na região do Vale do Jequitinhonha, em torno da rodovia federal BR 116, que tem estruturada três redes de criminosos: o de roubo de cargas, do tráfico de drogas e da exploração sexual de crianças e adolescentes. O jornalista destacou que num ambiente deste, qualquer um profissional que ouse denunciar tais mazelas, é ameaçado, e se persistir fazendo o seu trabalho de denúncia, é marcado pra morrer. Ou se cala, ou é morto.

Kerlson destacou que havia conversado com a esposa de Evany José Metkzer, que mora em Medina, cidade a 90 km de Padre Paraíso. Ela relatou que seu marido era uma pessoas destemida, corajosa, e ia fundo nos problemas que detectava, denunciado mazelas de desvios de recursos públicos e ações de organizações criminosas.

Grande mídia de Minas presente
Na entrevista coletiva, com a presença dos maiores meios de comunicação de Minas, TV Globo, Rede TV, Rádio Itatiaia, jornais Estado de Minas, Hoje em Dia e O Tempo, o jornalista afirmou que o assassinato do blogueiro teve repercussão nacional e internacional.

Ele solicitou do Governo Pimentel a formação de uma força-tarefa especial, sendo atendido de imediato. Uma equipe do Departamento de Investigação de Homicidios e de Proteção à Pessoa Humana (DHPP), comandada pelo delegado Emerson Morais, quatro investigadores e uma escrivã, vai comandar as investigações, se deslocando até a cidade de Padre Paraíso, percorrendo toda a região, se necessitar.

Audiência Pública em Medina

O deputado estadual Dr Jean Freire (PT-MG) apresentou um Requerimento à Comissão dos Direitos Humanos, solicitando a realização de uma Audiência Pública, na cidade de Medina, no Vale do Jequitinhonha, nordeste de Minas, para debater a questão da violência contra os profissionais de imprensa na região, em Minas e no país.

Ele justifica a reivindicação com a fundamentação de fatos ocorridos, como o do assassinato de Evany, coordenador do Blog Coruja do Vale, e ameaças constantes sofridas por jornalistas na região. Lembrou também do fato, em 2013, em Ipatinga, no Vale do Aço, onde foram assassinados dois jornalistas que denunciavam as chacinas patrocinadas por policiais civis. Até o momento, dois acusados foram pressos, mas um terceiro participante no crime continua solto.

A Comissão de Direitos Humanos deve se reunir nesta quinta-feira, 21.05, para apreciar o requerimento. De início, há a proposta do Sindicato dos Jornalistas de realizar o evento, na próxima segunda-feira, 25.05, na cidade de Medina, local de moradia do Evany.

MORTE DE JORNALISTA NO VALE DO JEQUITINHONHA É DESTAQUE EM JORNAIS DO BRASIL  

Como não podia ser diferente, a morte do jornalista Evany José Metzker, de 67 anos, dono do blog de notícias "Coruja do Vale", foi destaque nos principais jornais e edições de internet do Brasil.

O portal "G1", destaca as causas da morte e analisa que a vítima, foi encontrada com todos os pertences: a carteira, uma aliança de ouro e um relógio.

O mineiro "Hoje em Dia" fala do trabalho investigativo exercido por Evany através do blog "Coruja do Vale", que noticiava fatos diversos, como políticos e policiais. 

Na revista "Época", o destaque foi a motivação do crime. A manchete reproduz a declaração da Polícia Civil, que trabalha com duas linhas de investigação: queima de arquivo ou passional, provocado por vingança, diante da suspeita de envolvimento da vítima com uma pessoa da cidade.

O jornal "Estado de Minas" destaca a investigação recente, feita pelo blogueiro, sobre uma quadrilha de prostituição de adolescentes que agia em Catuji. José Metzker era morador de Medina, também na Região do Vale do Jequitinhonha, e estava hospedado na cidade para fazer uma série de reportagens.

O "Extra" mostrou uma nota publicada pelo Sindicato dos Jornalistas de Minas Gerais. No comunicado, a organização diz que "crimes dessa natureza são um atendado contra a liberdade de expressão e o direito à informação". A edição diz ainda que o caso já está sendo investigado pela Polícia Civil, sendo a responsável a delegada Fabrícia Nunes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário