sábado, 30 de maio de 2015

Asfalto da BR 367 e novos campus da UFVJM são adiados por cortes do Governo federal

Promessas de asfaltar BR-367 geraram inúmeros protestos na região (Foto: Reprodução)

O governo federal fez diversos cortes no orçamento da união, adiando a possível instalação de 3 novos campi da UFVJM - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri por não prevê novos projetos, como havia anunciado este Blog do Banu, além de não prever a pavimentação da BR 367, cujos projetos de engenharia já estão sendo concluídos..

Conforme anúncio feito na sexta-feira (22.05), as verbas destinadas ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), tiveram um corte de R$ 25,7 bilhões.

Sem precisar datas, o ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, se limitou a dizer que a prioridade determinada pelo Planalto é quitar pagamentos iniciados este ano e finalizar obras em andamento. Nelson disse ainda que "o momento é de readequar os cronogramas de obras em uma velocidade compatível com o ajuste fiscal".

Entre as ações mantidas estão 14 obras estruturantes de duplicação de rodovias. É caso do projeto da BR-381 entre BH e Governador Valadares, que está em andamento.

Com eleição do novo reitor da UFVJM, Gilciano                  , os moradores de Almenara, Araçuaí e Capelinha, e suas microrregiões, esperam que o projeto físico e pedagógico, além do plano orçamentário, avancem no interior da Nossa universidade, e possa manter a esperança de instalação de campus nestas cidades. Porém, os cortes de diversos investimentos previstos na área de educação, adiam, mais uma vez, a realização deste sonho.

Em relação à BR 367, a rodovia continua dando trabalho para quem se atreve a fazer o seu percurso ainda não pavimentado. Em diversos trechos, além da falta de asfalto, existem obras inacabadas e pontes de madeira em estado precário.
 Entre as municípios de Almenara e Jacinto, por exemplo, uma dessas "armadilhas" ameaça a cair a qualquer momento. A única medida adotada foi um pedido de interdição do local, o que ainda não aconteceu.
Entre Minas Novas - Chapada do Norte- Berilo,o Exército tem realizado obras de manutençãodas estradas de terra, porém não tem projeto para a perigosa ponte da madeira, sobre o rio Capivari, 01 km da cidade de Chapada do Norte.
A ponte sobre o rio Fanado, em Minas Novas, desde 2004, continua sem o encabeçamento, ficando sem uso, como um verdadeiro elefante branco.

Incluído no PAC desde 2010, a BR-367 tem cerca de 762 km, e foi idealizada pelo ex-presidente Juscelino Kubitschek, há 40 anos. Desde então, o projeto nunca foi totalmente concluído, e atualmente é lembrado apenas em época de eleições..

Nenhum comentário:

Postar um comentário