quarta-feira, 20 de maio de 2015

Artesanato do Vale do Jequitinhonha vira atração internacional

Estão presentes as associações dos artesãos dos municípios de Datas, Minas Novas, Presidente Kubitschek, Turmalina e Ipanema.

Peças em cerâmica, madeira, capim dourado, além da técnica milenar rechilieu, mostram para o mundo a identidade do artesanato mineiro. 
Desde a última sexta-feira (15/5), os trabalhos de cinco associações de artesãos dos vales do Jequitinhonha e Rio Doce estão expostos na 36ª Feira Internacional de Artesanato (Feiarte), no Parque Barigui, em Curitiba, no Parana .

A participação dos artesãos está sendo possível graças a uma parceria entre o SistemaSedinor/Idene, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, o Sebrae/MG e o Centro de Artesanato Mineiro (Ceart). O estande do artesanato mineiro ocupa espaço de 60 metros quadrados.
Estão presentes na feira as associações dos artesãos dos municípios de Datas, Minas Novas, Presidente Kubitschek e Turmalina, do Vale do Jequitinhonha; e Ipanema, do Vale do Rio Doce.
O sistema Sedinor/Idene mantém o programa Artesanato em Movimento, apoiando o segmento na região, em parceria com a Superintendência de Artesanato de Minas Gerais e o Ceart. O objetivo é viabilizar a participação de grupos organizados de artesãos em feiras e eventos, nacionais e regionais, garantindo a logística necessária.

A presença dessas associações nas feiras e eventos representa oportunidade para divulgar o melhor da cultura mineira, em especial o típico e tradicional artesanato das regiões Norte e Nordeste de Minas, entre as mais representativas e ricas do estado, com seus mestres artesãos.
Em sua 36ª edição, a Feiarte de Curitiba ocupa uma área de oito mil metros quadrados e proporciona aos visitantes um passeio pelo mundo do artesanato. São 200 expositores de 30 países e 20 estados brasileiros. Neste ano, a feira homenageia os 100 anos da imigração japonesa no Paraná. 
A expectativa é atrair cerca de 30 mil pessoas até o próximo domingo (24/5).
Agência de Minas

Um comentário:

Unknown disse...

Boa tarde, gostaria de saber se vocês tem quenga de coco para servir caipirinha, tipo taça boca larga.
aguardo,
esther

Postar um comentário