quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Instituto Federal do Norte de Minas quer começar atividades, em novembro, em Capelinha

Primeira fase prevê oferta da Bolsa-Formação, para depois criar um Centro de Referência e, posteriormente, um campus na microrregião.
Representantes do IFNMG reunidos com o prefeito Zezinho da Vitalina e secretários municipais para discutir a implantação do instituto no município

O Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) e a Prefeitura de Capelinha preparam a instalação de uma unidade da instituição no município, para atender a toda região. A implantação está sendo planejada para ocorrer em três etapas e a intenção é que, em novembro, a primeira etapa já comece a funcionar com o Bolsa-Formação/Pronatec, oferecendo cursos técnicos.

Em uma segunda etapa, o município  é contemplado com um Centro de Referência e, posteriormente, um campus. “Capelinha está incluída no Programa de Desenvolvimento Institucional (PDI) do IFNMG para o recebimento de um campus, o que depende de aprovação do Ministério da Educação. Mas podemos acelerar o processo começando com a implantação do Bolsa-Formação”, declarou Alisson Magalhães Castro, pró-reitor de Desenvolvimento Institucional.

O assunto foi tratado durante reunião de trabalho nesta manhã, 03,09, na Prefeitura de Capelinha, com o prefeito Zezinho da Vitalina e alguns secretários municipais, entre outros. Além do professor Alisson, estavam presentes o pró-reitor de Administração do IFNMG, Edmilson Cassani, e o diretor geral do campus de Teófilo Otoni, Ronildo Félix.

Nas próximas semanas, uma comissão de estudo do Bolsa-Formação do IFNMG virá a Capelinha para fazer o diagnóstico do município para identificar quais cursos atendem melhor à região; a OFERTA de mão de obra; a estrutura necessária, principalmente a sede, entre outros quesitos. A Prefeitura de Capelinha é parceira no projeto e, entre suas contrapartidas, está a infraestrutura necessária para implantação do Bolsa-Formação nesta microrregião. Conforme o professor Alisson, somente depois desse diagnóstico é que será possível saber quais cursos serão oferecidos e quantas vagas estarão disponíveis.

A Bolsa-Formação oferece vagas gratuitas de Educação Profissional e Tecnológica. Tem duas modalidades: a Bolsa-Formação Trabalhador, que oferece cursos de Formação Inicial e Continuada (cursos de curta duração, com 160 horas-aula ou mais) para beneficiários do seguro-desemprego e dos programas de inclusão produtiva do Governo Federal; e a Bolsa-Formação Estudante, que oferece cursos técnicos (de maior duração, pelo menos 800 horas-aula) para estudantes das redes públicas.

O QUE É INSTITUTO FEDERAL

Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia são instituições de educação superior, básica e profissional, pluricurriculares e multicampi, especializados na OFERTA de educação profissional e tecnológica nas diferentes modalidades de ensino, com base na conjugação de conhecimentos técnicos e tecnológicos às suas práticas pedagógicas.

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais (IFNMG) foi criado em 29 de dezembro de 2008. Atualmente, agrega sete campi Almenara, Campus Araçuaí, Campus Arinos, Campus Januária, Campus MONTESClaros, Campus Pirapora e Campus Salinas – e a Reitoria, sediada em Montes Claros.

Para o ano de 2015, está prevista uma nova expansão do Instituto, com a implantação do Campus Teófilo Otoni, Campus Diamantina, Campus Avançado Janaúba e Centro de Referência de Porteirinha, Capelinha e Arinos.

Fonte: Por Regiane Marques Sampaio, do Portal de Capelinha/Jornal Acontece Regional

Nenhum comentário:

Postar um comentário