sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Araçuaí: Vereadores aprovam contas do ex-prefeito Aécio Jardim

Apenas o vereador Itamar Matos se absteve de votar.

Foto: GBI - A decisão foi comemorada por partidários do ex-prefeito que acompanharam a reunião

Por cinco votos favoráveis, quatro contrários e uma abstenção, os vereadores do município de Araçuai, no Vale do Jequitinhonha, aprovaram a prestação de contas do ano de 2012, do ex-prefeito Aécio Silva Jardim (PDT) em reunião  extraordinária realizada na noite dessa terça-feira (23).

 Os vereadores que votaram a favor,  afirmaram que estavam acompanhando o parecer prévio do Tribunal de Contas do Estado (TCE) favorável à aprovação das contas.
 
Já os vereadores da base de apoio do atual prefeito, disseram que estavam votando contra a aprovação, tendo em vista que no final de novembro de 2013, a Procuradora Cristina Andrade Melo, do Ministério Público de Contas do Estado de Minas Gerais, opinou pela rejeição de contas do ex-prefeito.

 Em sua argumentação, a procuradora alegou  que a abertura de um crédito suplementar na ordem de R$ 2 milhões, foi feita sem cobertura legal. O ex-prefeito  apresentou defesa e  o Tribunal de Contas do Estado, optou pela aprovação das contas em dezembro do ano passado.

O recurso, segundo o prefeito, foi utilizado em obras de infraestrutura do município.

Comemoração
 
Um grupo de cerca de 40 pessoas ocupou o plenário da Câmara para acompanhar a votação que teve início às 18 hs e durou uma hora, com direito a 10 minutos de debates para cada vereador.
 
O primeiro a falar, foi o vereador Tadeu da Costa Gomes (PP).

 Com frases de efeito, ele afirmou que muitas pessoas estavam ali, ávidas para colocar uma quilhotina no pescoço do ex-prefeito, e que “quem tem telhado de vidro não atira pedra em telhado dos outros”, ao se referir à rejeição de contas do ex-prefeito José Antonio Martins.
a ex-prefeita Maria do Carmo Silva , a Cacá (PT) também teve contas rejeitadas por sugestão do Tribunal de Contas.

Tadeu Gomes pediu em seu pronunciamento, que os vereadores não agissem com vingança no momento da votação e sim, com honestidade.
 
Já o vereador Arthur Cândido Filho (PT) afirmou que parecer  favorável do TCE não significava que os vereadores deveriam votar pela aprovação das contas.
 
Seu entendimento foi acompanhado pelo vereador André Carvalho (PT). “ O Tribunal de Contas recebe apenas dados numéricos e não acessa notas fiscais, notas de empenho, extratos bancários, entre outros documentos que estão abertos para qualquer cidadão”, disse o vereador André.
 
O vereador Itamar Matos (PSDB) se absteve de votar alegando que havia discordâncias entre o Ministério Público de Contas e o Tribunal de Contas sobre a matéria.
 
“Ficamos sem saber quem estava certo”, alegou o vereador Frederico Fernandes (PT) que votou pela rejeição.

O presidente da Câmara só vota em casos de empate, o chamado " voto Minerva".
 
A apreciação das contas do ex-prefeito estava prevista para reunião do dia 22 de agosto,  mas a mesa diretora da casa pediu mais tempo para apreciar a matéria, marcando a nova data para uma reunião extraordinária realizada nesta terça-feira.
 
Veja como votaram os vereadores
A favor
Vereadores Asdúbal Teixeira (PSB) Paulinho do Caminhão (PMDB) Cláudio Nunes (PV) Tadeu Gomes e a vereadora Jucélia de Matos (PMDB).

Contra: André Carvalho, Frederico Fernandes, Arthur Cândido, do PT, Elias Esteves (PSL) e Itamar Matos (PSDB) que se absteve da votação.

O ex-prefeito Aécio Jardim não compareceu à sessão mas por telefone comemorou e elogiou a decisão da Câmara.

Partidários do ex-prefeito também comemoraram com palmas e foguetes após o final da votação.

Fonte: Gazeta de Araçuaí

Nenhum comentário:

Postar um comentário