sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Desfile cívico reconta história de Araçuai em seus 143 anos de emancipação

O desfile contou com a participação de estudantes das 30 escolas do município

Foto: Marconi FotografiasDesfile cívico reconta história de Araçuai em seus 143 anos de emancipação
Desfile foi puxado por um carro com painel homenageando as memorialistas Clea Dalva e Zina Chaves, ambas falecidas. Elas realizaram pesquisa sobre Araçuai
Estudantes das 30 escolas públicas e particulares de Araçuai, recontaram na manhã desta sexta-feira (19)  a história do município,  durante desfile cívico em homenagem aos 143 anos de emancipação de Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha.

Pelo menos 3  mil pessoas participaram da festa. 

 O desfile durou cerca de 2 horas e percorreu a rua Dom Serafim, no centro da cidade, até a praça do Fórum, onde foi instalado o palanque oficial.  

Foram lembrados desde os primeiros moradores, passando pelos canoeiros, tropeiros,  índios, bandeirantes, imigrantes,  surgimento do comércio, a chegada e o fim  da estrada de ferro Bahia-Minas, as grandes enchentes,  a inauguração da luz elétrica, as famílias tradicionais, os coronéis da política ,  os clubes e bares da cidade,  a implantação da Diocese, do Colégio Nazareth, até os dias atuais.
  
As escolas dividiram os alunos em pelotões e cada um explorou um tema determinado.

Grandes painéis  empurrados por um grupo de estudantes, com fotos dos casarões e casebres, lembravam como eram as moradias dos séculos 18 e 19 na cidade.

O desfile foi puxado por um carro com um painel  com a  foto das memorialistas Cléa Dalva e Virgínia Chaves ( dona Zina ) homenageadas durante o desfile

Elas foram responsáveis pelo mais completo levantamento histórico de Araçuai, através de anos de pesquisa.
  
Ambas faleceram sem ver o sonho realizado que era  a publicação de  um livro  sobre o trabalho.

Esquecidos

Não houve lembrança daquela que pode ter sido a fundadora de Araçuai- Luciana Teixeira-, proprietária da fazenda Boa Vista do Calhau, entre os rios Calhauzinho e Araçuai.
  
De acordo com a história, tudo começou na Barra do Pontal, na confluência dos rios Araçuai e Jequitinhonha, ponto de parada dos canoeiros que traziam da Bahia, entre os anos de 1830 a 1840, mercadorias que se espalhavam pelo sertão, através dos tropeiros.
  
Onde há canoeiros, há mulheres, bebidas alcoólicas e muita folia.
  
O padre Carlos Pereira de Moura, responsável pela igreja  no local, acabou expulsando as prostitutas , que desorientadas emigraram rio acima, achando abrigo na fazenda de Luciana Teixeira que cedeu terras às margens do ribeirão Calhau para que elas pudessem se alojar.


Atraídos pelas mulheres, os canoeiros mudaram de porto e no local surgiu um arraial com nome de Calhau que deu origem à atual Araçuai que foi elevada à categoria de cidade em 21 de setembro de 1871.

Ainda segundo a história, Luciana Teixeira nunca foi prostituta. Pelo menos é o que pode ser constatado em artigo do historiador francês Saint Hilaire que se hospedou com ela em meados de 1817.

Luciana era uma mulata educada e religiosa.  natural da região de Minas Novas , onde faleceu.

No pelotão  de homenagem aos escritores da terra, foram omitidos os nomes do  jornalista Sérgio Vasconcelos, autor de dois livros, Cinthia Colares,   Oto Paulino,   Lindolfo Paixão e Nely Murta.
  
Não teve discursos na abertura do desfile. No palanque oficial, poucos secretários municipais, dois vereadores, o prefeito e a vice prefeita, a delegada de polícia e representantes das famílias das memorialistas Clea Dalva e Zina Chaves.
  
A medida que os pelotões das escolas passavam em frente ao palanque, o representante dele era chamado  para subir e receber uma lembrança dos 143 anos da cidade., uma pequena cerâmica com uma arara pintada. A ave é o simbolo da cidade, cuja nome em tupi-guarani, significa rio das Araras Grandes.
  
Em entrevista à radio CBN e ao jornal Gazeta de Araçuai, o prefeito Armando Paixão do PT, anunciou investimentos na ordem de R$ 2 milhões, que segundo ele,serão utilizados na construção de sete PSFs e calçamento de ruas em bairros da cidade.
  
Questionado sobre a paralisação de obras, como a do Centro de Educação Infantil, no bairro São Geraldo,  iniciadas no governo anterior, Armando Paixão garantiu que elas serão retomadas através de novas licitações.
O prefeito afirmou que a prioridade do governo dele será a Educação, com ênfase para a implantação do Campus da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM).

O desfile contou ainda com a participação das fanfarras de Itinga, Capelinha, Itaobim e Coronel Murta.

Fonte: Gazeta de Araçuaí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário