quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Roda de Conversa e Cantoria com o Coral das Lavadeiras de Almenara.



Dia 14 de setembro, no Rotary Clube de Almenara, aconteceu a Roda de Conversa e Cantoria com o Coral das Lavadeiras de Almenara. Um espetáculo que teve a participação de Carlos Farias, coordenador do Grupo, Beatriz Farias, Lavadeiras-Mirins e convidados, num clima de muita alegria e descontração. Na oportunidade, a Epovale entregou o certificado Cidadania Cultural a colaboradores e apoiadores do Grupo, sendo um dos homenageados este signatário, o saudoso empresário e prefeito de Almenara, Roberto Martins Magno, idealizador e grande incentivador do Coral das Lavadeiras, no ano de 1991, quando então comandava o Executivo Municipal Almenarense. Dona Cecília Almeida Magno, incentivadora para que o esposo fundasse o Coral, foi quem recebeu a emocionante homenagem. Nice Amorim, chefe de Gabinete da Prefeitura de Almenara, e o jornalista Sebastião Lobo, que comanda o Jornal Vigia dos Vales há 41 anos ininterruptos, também homenageados, destacaram em vibrantes palavras o significado do Coral das Lavadeiras para Almenara, para Minas Gerais e para o Brasil no contexto cultural, o qual para eles é fonte perene de divulgação das nossas raízes culturais. O evento teve a alegria das lavadeiras e também do Grupo Mirim de Lavadeiras, crianças que já se inseriram no contexto para dar continuidade ao canto do Jequitinhonha. 
A propósito, “Roda de Conversa e Cantoria com as lavadeiras de Almenara” é uma atividade prevista no projeto inscrito no Edital do “Prêmio Culturas Populares 2012 – Edição 100 anos de Mazzaropi”. Concorrendo com centenas de mestres e grupos culturais de todo o país, a proposta foi selecionada pelo Ministério da Cultura, através da Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural, por se tratar de uma “iniciativa exemplar, que fortalece as expressões culturais populares e contribui para a manutenção dinâmica das diferentes identidades culturais do Brasil”.
O prêmio foi recebido em 2014 e o seu valor simbólico é imensurável. É o reconhecimento de um trabalho que começou há mais de duas décadas (são 23 anos), gerando frutos musicais, humanos, culturais e segue inspirando crianças, jovens, adultos e a terceira idade no Brasil e em várias partes do mundo. Longa vida ao Coral das Lavadeiras, a Carlos Farias e a todos que colaboram com esta iniciativa!
João Avelar, no Diário do Jequi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário