sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Justiça determina que integrantes do MST saiam de fazenda ocupada em Novo Cruzeiro

Famílias ocupam área de 340 hectares há treze anos, em Novo Cruzeiro. Liminar da 3ª Vara Agrícola estabeleceu dez dias para a saída.

Representantes de aproximadamente 150 pessoas do Movimento Sem Terra (MST) se reuniram na terça-feira (23), na Câmara de Vereadores de Novo Cruzeiro, no Vale do Jequitinhonha, para negociar uma desocupação de terras. Segundo a Polícia Militar, o grupo do MST ocupou uma área de 340 hectares , a 9km da cidade, e usam o lugar para atividades agrícolas. Os ocupantes deverão sair das terras em até dez dias.

Reunião realizada entre representantes do MST e autoridades (Foto: Cristiano Dias/G1)

De acordo com a polícia, a área foi ocupada há 13 anos, mas agora uma liminar da justiça, requisitada pelos donos da fazenda ocupada, foi expedida, exigindo a desocupação do terreno. A ordem para reintegração de posse veio do comando da PM em Belo Horizonte, através da 3ª Vara Agrícola.

Para conversar sobre a possível saída do grupo de pessoas, o MST se reuniu com os militares, bombeiros, Polícia Civil e a Secretaria Regional de Estado.

Após uma hora e meia de negociação foi dado um prazo de dez dias para a solução do problema. Na reunião, foi determinado que a Prefeitura de Novo Cruzeiro pode comprar, nestes dez dias, 27 hectares da fazenda, onde vivem as 35 famílias do movimento, para manter a produção agrícola produzida na área. O valor de compra ultrapassa 100 mil reais.

Segundo o líder do MST, a desapropriação imediata não deveria ser realizada, porque o acampamento se tornou uma colônia agrícola e vários produtos cultivados no local são comercializados na região. Ainda de acordo com a liderança do movimento, as famílias vão resistir às tentativas de desocupação da área.

De acordo com a polícia, caso a compra não aconteça, a ordem de reintegração de posse deve ser cumprida. Os proprietários da fazenda não foram localizadas para comentar sobre a desocupação. )

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário