sexta-feira, 24 de janeiro de 2020

Cem artesãos dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri participam de Feira Internacional de Artesanato

Divulgação / Sede



Cem artesãos dos municípios de  Araçuaí, Diamantina, Itinga, Minas Novas, Pedra Azul, Serro, Turmalina e Veredinha, do Vale do Jequitinhonha; Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri; Curvelo, no Centro de Minas; e Montes Claros do norte de Minas, participam da 25ª Feira Internacional de Artesanato (Fiart), em Natal, no Rio Grande do Norte, no nordeste do país.  O evento que começa nesta sexta-feira (24/1)  vai até 2 de fevereiro.
Um estande de 142 metros quadrados foi montado para expor e comercializar o trabalho de cem artesãos mineiros das regiões Norte e Nordeste. Vinte profissionais de Minas foram  selecionados por chamada pública feita pelo Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas  (IDENE), por meio da  Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (SEDE) e do Sebrae MG.  
A 25ª Fiart é realizada no Centro de Convenções de Natal e conta com a presença de artesãos das cinco regiões do Brasil, além de alguns trabalhos internacionais. A expectativa de público chega a 100 mil pessoas durante os dez dias da feira. Na edição passada, em 2019, foram movimentados R$ 7 milhões. Para este ano, a organização espera um volume ainda maior. 

Divulgação / Sede

Além do rico e diversificado artesanato, a feira conta com minicursos e oficinas, espaço gastronômico regional e cervejas artesanais do Rio Grande do Norte. Também estão previstas manifestações populares de arte e cultura com grupos tradicionais do estado, que é reconhecido por ter um dos mais belos litorais do país.
Estímulo
Como vem fazendo há vários anos em outras feiras, o Governo de Minas adquiriu o espaço e realizou chamada pública para selecionar artesãos individualmente, em associações ou cooperativas. O diretor-geral do Idene, Nilson Borges, ressalta que o artesanato tem importância econômica e social para os municípios do Norte e Nordeste de Minas. “Esse modelo que encontramos de contratar o estande tem dado certo, porque é democrático ao permitir que os artesãos participem dos eventos sem custo de locação. Além disso, a Sede entra com toda operacionalização e governança”, ressalta Borges. 

Divulgação / Sede

Segundo o secretário-adjunto de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, o artesanato mineiro tem potencial para conquistar, cada vez mais, novos mercados. “Entendemos que, por ser um nicho ainda pouco explorado, principalmente no caso do artesanato de tradição, e por ser alta temporada, teremos um excelente resultado. Isso mostra o compromisso do Estado em apoiar e proporcionar oportunidades aos nossos artesãos”, avalia.
Participantes
Há 18 anos, Maria do Socorro se tornou artesã em Teófilo Otoni, a 450 quilômetros de Belo Horizonte. No Vale do Mucuri, ela cria e produz bijuterias de pedras lapidadas e cascalhos. Pela segunda vez, ela chega a Natal com boas expectativas para a 25ª Fiart.

Artesã Maria do Socorro Alves, de Teófilo Otoni. (Foto: Taty Gomes/Agência Minas).

Em sua bagagem foram aproximadamente 800 peças. “Estive em Natal no ano passado e foi excelente, em 2020 também será”, afirma.
Resultado de imagem para Artesanato  de Márcio Barbosa SilvaEsta é a primeira vez que o artesão Márcio Barbosa Silva frequenta uma feira de renome nacional e internacional. Em Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha, a 678 quilômetros da capital, ele produz arte sacra e figuras regionais em argila e madeira. O ofício, aprendido com familiares, faz parte da sua história desde os 12 anos de idade. “O apoio foi muito importante para conseguir participar da feira”, relata Márcio.
Márcio Barbosa Silva, 55 anos, relata que decidiu trabalhar com arte barroca, inspirado no mestre Aleijadinho. Ele conta que a inspiração para as suas obras vem dos seus sonhos. Ele conclui a conversa dizendo que “viver da arte é difícil, pois não há, na maioria das vezes, apoio da administração pública”.
Resultado de imagem para Banco Comunitário teófilo otoni
Bijuterias de pedras lapidadas e cascalhos ( Foto: Taty Gomes/ Agências Minas).

Além de Teófilo Otoni e Araçuaí estão na 25ª Fiart, os seguintes municípios: Curvelo, Diamantina, Itinga, Minas Novas, Montes Claros, Pedra Azul, Serro, Turmalina e Veredinha
O artesanato mineiro de tradição estará presente com peças de cerâmica, fios e tecidos, madeira, fibras naturais, couro, metal, pedras e gemas.
Fonte: Informações e fotos da Agência Minas

Nenhum comentário:

Postar um comentário