quinta-feira, 14 de abril de 2016

Governador autoriza implementação de Academias ao Ar Livre em 30 cidades do Vale


Pimentel assinou ordem de serviço para a instalação 

dos equipamentos em municípios de todas as regiões 

mineiras, com investimentos de R$ 6,9 milhões.

imagem de destaque
O governador destacou o papel do poder público no incentivo à atividade física
O governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, assinou nesta terça-feira (12/4), no Auditório JK, na Cidade Administrativa, autorização para início de serviço para implantação de 523 Academias ao Ar Livre em 330 municípios de todas as regiões do Estado. Estão sendo investidos cerca de R$ 6,9 milhões na aquisição dos equipamentos.

A instalação das Academias ao Ar Livre tem como principal objetivo a universalização do incentivo à prática de atividades físicas e são frutos de demandas da sociedade colhidas durante a realização dos Fóruns Regionais de Governo.
Na região do Vale do Jequitinhonha, foram autorizadas a instalação em 30 cidades.
Os municípios do Vale do Jequitinhonha beneficiados foram:
Almenara, Araçuaí, Bandeira, Botumirim, Bocaiúva, Cachoeira do Pajeú, Caraí, Chapada do Norte, Comercinho, Divisa Alegre, Felício dos Santos, Francisco Badaró, Itamarandiba, Itaobim, Itinga, Jacinto, Jequitinhonha, Joaíma, Jordânia, Mata Verde, Olhos D' Água, Palmópolis, Presidente Juscelino, Rio do Prado, Rio Vermelho, Rubim, Santa Maria do Salto, Santo Antônio do Jacinto, São Gonçalo do Rio Preto e Turmalina.
O governador Fernando Pimentel destacou, em seu discurso, o papel do poder público no incentivo à atividade física. “A Academia ao Ar Livre é uma pequena academia de ginástica, gratuita, disponibilizada em um local público, de maneira que todo cidadão e cidadã possa ter acesso ao exercício físico de boa qualidade, com equipamento bom, e fazer aquilo que, hoje, a medicina recomenda amplamente: cuidar da sua atividade física, sair do sedentarismo, para evitar boa parte das doenças”, afirmou.

Segundo o governador, com uma população mais saudável, haverá menos pressão sobre o sistema público de saúde. “Com toda a certeza isso melhora muito a qualidade de vida das pessoas”, afirmou.

Pimentel também valorizou a importância das emendas parlamentares nas indicações de ações de governo como essa, que beneficiam diretamente os cidadãos. Para ele, “a emenda parlamentar é um mecanismo democrático, legítimo, absolutamente legal, constitucional, para que o representante da região faça valer aquilo que os seus representados querem: levar benefícios para a região que o elegeu, que ele representa”.

Democracia

O governador Fernando Pimentel aproveitou o discurso para defender os avanços políticos e sociais conquistados pelos brasileiros nas últimas décadas e reafirmar o desejo da população de “prosseguir no caminho da justiça social”.

“Se existe uma coisa que o Brasil não quer neste momento é voltar atrás. A discussão que nós temos que fazer é se o Brasil quer caminhar para frente ou retroceder. Não é discussão se fica esse ou aquele, se o mandato termina ou não. Essa é importante e tem a ver com a democracia e com a Constituição. Mas o mais importante é que o povo brasileiro quer prosseguir no caminho da justiça social, da distribuição de renda, da igualdade econômica, das oportunidades para todos. Nós não podemos retroceder”, afirmou Pimentel, ressaltando que “O povo quer sim uma economia estabilizada, com crescimento econômico, mas com distribuição de renda, com justiça social, com oportunidades para todos”.

Saúde

secretário de Esportes, Carlos Henrique, ressaltou, em entrevista à imprensa, o alto índice de pessoas sedentárias no país, segundo levantamento do Ministério do Esporte. “É um desafio para o poder público envolver a população em atividades físicas. Essa ação é muito importante porque envolve a população em eventos esportivos, beneficiando, assim, a qualidade de vida na sua saúde”, afirmou.

Os equipamentos serão instalados em praças e locais públicos abertos, com o objetivo de proporcionar, além da prática de exercícios físicos, um espaço de lazer e interação social para as comunidades.

No conjunto de equipamentos de ginástica, estão simuladores de caminhada, esqui e cavalgada, além de bancos para exercícios para as pernas e braços. Os aparelhos são recomendados para quem deseja iniciar a prática de atividades físicas, acabar com o sedentarismo e para a melhoria na qualidade de vida.

O prefeito de Turmalina, Zilmar Machado, ressaltou a atuação republicana da nova gestão estadual, que, apesar das dificuldades financeiras, vem conseguindo auxiliar o trabalho dos prefeitos e prefeitas. “Tenho muita fé e esperança que o governador Fernando Pimentel vai colocar o Estado nos trilhos”, disse.

Além de diversos prefeitos, também participaram do evento secretários de Estado, deputados estaduais, vereadores e autoridades municipais.
Fonte: Agência Minas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário