sábado, 18 de abril de 2020

Coronavírus: Mulheres quilombolas produzem máscaras e jalecos para trabalhadores da saúde

Ministério da Saúde recomenda o uso de máscaras caseiras. Veja as ...
Em uma sala da Associação de Pequenos Produtores Rurais de Riacho da Cruz, 20 mulheres costureiras enfrentaram o desafio de produção dos EPIs Equipamentos de Proteção Individual. A presidente da entidade, Neusa Nery Santos, diz que é gratificante poder doar o trabalho do grupo para ajudar o Hospital e unidades de saúde de Januária. A proposta surgiu do diretor da Escola Estadual Antônio Correa e Silva, da comunidade vizinha do Alegre, Odair Nunes de Almeida. Uma parceria foi firmada com a Secretaria Municipal de Saúde que doou a matéria prima como panos, linhas e elásticos.

Para a técnica de enfermagem aposentada, Vera Lúcia Moreno, se juntou ao grupo e afirma que se ela estivesse na ativa, à frente das ações contra o coronavírus, ela também gostaria que alguém fizesse alguma coisa pra ela.  É preciso compreender que quem está trabalhando como profissional de saúde trabalha por todos e correndo risco de vida para salvar outros. Maria do Socorro Alves Moreno também se juntou ao grupo pela sua experiência de costureira. Está feliz por estar sendo muito útil para as pessoas.

A própria comunidade de Riacho da Cruz, distrito rural a 20 km da cidade de Januária, demandou a distribuição das máscaras para poderem se locomover com segurança sanitária, com menos riscos de serem contaminados. Segundo Neusa Nery, as máscaras foram vendidas por um preço simbólico de R$ 3 para poderem custear a matéria prima utilizada na confecção e dar continuidade ao trabalho, beneficiando também os moradores da comunidade.

O Grupo Arte Riacho produz peças artesanais de crochê, macramê, bordados em  ponto cruz, ponto cheio, assim como de costurar roupas que a comunidade demanda.

Confira o video abaixo e também na página da presidenta da Associação:  https://www.facebook.com/neusa.nerydossantos






Nenhum comentário:

Postar um comentário