sexta-feira, 3 de abril de 2020

O Brasil está preparado para o coronavírus?


serviços de saúde | Economia de Serviços
Confira os principais dados do sistema de saúde e a estratégia de médicos e hospitais contra a epidemia.

Reportagem na Folha de S.Paulo, de 3.03.2020, faz análise de preparação dos Estados no enfrentamento à pandemia do conoronavírus.
Publicado em 31.03.2020, na Folha de S.Paulo, por Fernando Canzian
“Mapeamento das áreas e de equipamentos médicos imprescindíveis no combate ao coronavírus mostra quais estados brasileiros estão mais bem preparados para enfrentar a pandemia neste momento.
Vagas em UTI e respiradores artificiais: as exigências do coronavírus
Para consultar, basta escolher o estado e verificar o que cada um dispõe nos dois principais eixos do sistema de saúde no combate à Covid-19:
1) Atendimento básico e triagem para o encaminhamento de pacientes segundo a gravidade;
2) Estrutura para casos graves nas UTIs e leitos equipados com ventiladores para respiração mecânica.
Minas Gerais tem a seguinte estrutura para enfrentar o coronavírus.
Estrutura para casos graves – Minas Gerais
Por 10 mil habitantes
OMS recomenda 1 ou mais leitos de UTI a cada 10 mil habitantes
Total de leitos de UTI


2,10

Leitos de UTI do SUS


1,80

Leitos de UTI não SUS



3,20
Ventiladores respiratórios



2,80
 Atendimento Básico
*Média do Brasil
Média por 1.000 habitantes

*2,00
2,22
Cobertura de atenção básica em % da população

*80,00
88,94
Leitos hospitalares por 1.000 habitantes

1,93           *2,00

 No atendimento básico, o levantamento traz o percentual da população coberta por equipes de atenção básica e o total de médicos e leitos hospitalares por habitante.
Na estrutura para casos graves, são exibidos o total de leitos de UTI por habitante nos sistemas público e privado e os ventiladores respiratórios disponíveis.
Os dados de UTIs e ventiladores são da Associação Brasileira de Medicina Intensiva (Amib) e os de atenção básica foram compilados pelo Datafolha. A fonte primária são as estatísticas do Ministério da Saúde.
Segundo médicos no comando das operações contra a Covid-19, com o avanço da epidemia por meio da transmissão comunitária, a triagem criteriosa de pacientes em todo o país tornou-se fundamental.
O principal motivo é que menos de 10% dos 5.570 municípios do país têm leitos de UTI. Já a maioria das 4.000 cidades com menos de 50 mil habitantes também não dispõe de ambulâncias — o que exigirá coordenação em nível estadual na transferência de pacientes graves para municípios maiores.
O desafio do atendimento básico, que conta com 47,7 mil equipes de saúde da família, médicos e leitos comuns, é aferir quais pacientes realmente precisam ser encaminhados a UTIs ou leitos com ventiladores.
O objetivo é não saturar a estrutura para casos graves com pacientes que poderiam ser atendidos sem equipamentos mais sofisticados e em número limitado.
QUALCOMM PARTICIPA EM PROGRAMA DE SAÚDE INTELIGENTE PARA CONTROLAR ...
Nos epicentros mundiais da pandemia, têm sido necessários cerca de 2,4 leitos de UTI para cada 10 mil habitantes, segundo a Amib. No Brasil, há cerca de 2,2 por 10 mil — embora esteja ocorrendo um esforço considerável para ampliar esse número em vários hospitais.
A distribuição regional desses leitos de UTI também é muito desigual (pior no Norte, Nordeste e Centro-Oeste), assim como a divisão entre os leitos públicos do Sistema Único de Saúde e privados, onde há mais unidades, proporcionalmente.
Em termos gerais, os cerca de 47 mil leitos de UTI no país estão divididos meio a meio entre os sistemas público e privado.
Como o maior número de casos tem sido registrado, por enquanto, em áreas de maior poder aquisitivo e normalmente atendidas pelos planos de saúde, o risco é que muitos desses leitos privados estejam ocupados quando a epidemia passar a atingir com força a população mais pobre e dependente do SUS.
Antes mesmo da chegada da Covid-19, os leitos de UTI já tinham elevada taxa de ocupação, de 95% no SUS e 80% no privado. Para abrir espaço na rede existente, o desafio tem sido cancelar cirurgias sem urgência — que normalmente ocupam 25% das UTIs — e adotar outras medidas para reservar mais leitos para a pandemia.
Outro problema é que os internados pela Covid-19 têm ocupado as UTIs por até três semanas, o triplo do tempo que outros doentes costumam ficar nessas unidades.
Em relação aos ventiladores mecânicos, o Brasil tem quase 3 unidades para cada 10 mil habitantes, mais do que mostram estimativas em relação a Estados Unidos (2 para cada 10 mil), Reino Unido (1,4) e Itália (0,8).
De um modo geral, os estados mais bem equipados na linha de frente (leitos de UTI e ventiladores) estão concentrados no Sudeste e no Sul do país.
Mas o Distrito Federal, zona de alta renda devido ao funcionalismo público, destoa no Centro-Oeste. É a unidade da federação que mais dispõe, por exemplo, de ventiladores (6,7 por 10 mil habitantes, mais que o dobro da média nacional).
Nas regiões Norte e Nordeste, o maior problema é o número de leitos de UTIs públicos, ligados ao SUS — em número menor do que em outras regiões.
UTI do Hospital do Gama abre mais seis leitos – Agência Brasília
No início da crise, o Ministério da Saúde prometeu aumentar em até 2.000 leitos de UTI o potencial da rede pública. A montagem de uma unidade básica custa aproximadamente R$ 100 mil e seu funcionamento, incluindo pessoal, cerca de R$ 2.000 diários.
No atendimento básico e triagem, os únicos estados com menos de 1 médico para cada 1.000 habitantes são o Maranhão, o Amapá e o Pará. O Distrito Federal destoa novamente nesse item, com 3,4 médicos para cada 1.000 —bem acima da média nacional, de 2 por 1.000, e de São Paulo, o estado mais rico do país, com taxa de 2,6.
Os cerca de 2 médicos para cada 1.000 habitantes no Brasil equivalem, segundo dados do Banco Mundial, aos da Colômbia (2,1), estão acima do Chile (1,1) e abaixo de países como EUA (2,6), Portugal (3,3) e Itália (4,1).
Fonte: Folha de S.Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário