sábado, 14 de outubro de 2017

Diamantina: Museu recebe novos registros de Juscelino Kubitschek

A Casa de Juscelino, em Diamantina (Território Alto Jequitinhonha), acaba de receber, da Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG), novos registros de Juscelino Kubitschek para seu acervo. Nesta doação, o órgão do Governo do Estado cedeu uma placa com cópias de fotografias do então governador do Estado na década de 1950, entregando certificados aos novos sanitaristas e visitadoras sanitárias formados pela instituição.
“Esse gesto é fundamental para a Casa de Juscelino porque conta a história dele com a Escola e como médico. Nós precisamos manter vivo o JK médico, pois essa profissão fazia parte da identidade dele e todos poderão conhecer mais sobre sua história”, afirma o fundador do espaço, Serafim Jardim, que, além de assessor pessoal do ex-presidente, também foi amigo íntimo de Juscelino.
A doação dos registros foi feita a Serafim pelo diretor-geral da ESP-MG, Edvalth Rodrigues Pereira.

Além do fundador, Serafim Jardim, e do diretor-geral da ESP-MG, Edvalth Pereira, também participaram da entrega as superintendentes da ESP-MG, Fernanda Maciel e Thais Lacerda, e os assessores institucionais, Júlia Selani e Luiz Fernando Porto (Foto: Arquivo/ESP-MG).

A entrega da placa à Casa de Juscelino faz parte do Projeto Memória, uma iniciativa da Assessoria de Comunicação Social da ESP-MG, que, desde 2015, organiza e cataloga as fotos da instituição, as mais antigas de 1946, data da criação da Escola.
Segundo o diretor-geral da ESP-MG, Edvalth Pereira, a placa faz parte das ações de resgate da memória institucional e é fruto de intenso trabalho. “A passagem de JK pela Escola mostra a importância de nossa instituição como formadora na saúde pública. Um orgulho ter um recorte de nossa história no museu dedicado ao saudoso ex-presidente”, aponta.
Casa de Juscelino
O museu, criado em 1982, funciona onde JK morou com a mãe e a irmã desde os três anos de idade, um casarão localizado na ladeira da Igreja São Francisco de Assis, no Centro de Diamantina. Um pátio separa dois casarões, sendo um deles com documentos antigos, notas escolares do político, ata de formatura escolar e até a certidão de óbito de seu pai, João César de Oliveira. “Além disso, há painéis contando a trajetória de Juscelino e móveis feitos, provavelmente, por seu bisavô”, explica Serafim.
Na segunda casa existe um auditório com instrumentos musicais e diversos quadros e, no piso superior, um cômodo que reproduz o consultório de JK, que era urologista. Há, ainda, um espaço dedicado à sua esposa, Sarah Kubitschek, com diversos de seus itens pessoais. Outra área minuciosamente planejada é a biblioteca, com livros que foram de Juscelino.
Serviço:
Casa de Juscelino

Local: Rua São Francisco, 241 – Centro – Diamantina/MG
Entrada: R$ 5
Horário de funcionamento: de 3ª a sábado, de 8h às 17h. Domingos e feriado, de 8h às 13h.

Fonte: Agência Minas

Nenhum comentário:

Postar um comentário