sexta-feira, 27 de outubro de 2017

Bombeiros dizem que fogo na reserva da Acauã em Turmalina está controlado

Durante 9 dias, as chamas consumiram parte da vegetação.

Publicado no Hoje em Dia, 27.10.17

Foto: divulgaçãoBombeiros dizem que fogo na reserva da Acauã em Turmalina está controlado
Um homem foi preso sob suspeita de ter provocado o incêndio
Foi controlado na manhã desta quinta-feira (26.10) o incêndio na Estação Ecológica de Acauã, em Turmalina, no Vale do Jequitinhonha. Há nove dias o fogo destruía a região. Nesse período, 43 pessoas trabalharam no combate às chamas, entre bombeiros, brigadistas e voluntários. 
Um helicóptero, tratores, veículos de tração 4x4 e caminhões pipa também foram utilizados. Segundo o Corpo de Bombeiros, nesta quinta, é realizado o trabalho de rescaldo. 

A vegetação da Estação Ecológica Acauã é composta por cerrado denso com transição para mata atlântica, sendo a flora composta de plantas de grande e médio porte e a fauna por espécies como tatu, lobo-guará, cutia, paca, caititu, macaco-prego, jacaré-de-papo-amarelo, contando ainda com mais de 190 espécies de pássaros identificados, de acordo com o Instituto Estadual de Florestas (IEF).

Prisão de suspeito

Após uma diligência realizada pela Policia Militar Ambiental, um homem , foi preso e levado à Delegacia de Policia Civil de Turmalina para prestar esclarecimentos sobre o incêndio na unidade de conservação localizada entre os municípios de Turmalina e Leme do Prado, no Vale do Jequitinhonha.

O delegado Felipe Pontual decidiu por autuar o indivíduo em flagrante delito após ele confessar que iniciou o incêndio, através de uma “bituca” de cigarro. O delegado também disse que tal decisão foi tomada em virtude do suspeito ter sido preso anteriormente, no ano de 2008, por um crime da mesma natureza, na mesma unidade de conservação, com proporções semelhantes.

Segundo o major Anderson Passos, do Batalhão de Emergências Ambientais e Respostas a Desastres (Bemad), a maior dificuldade do combate ao incêndio na região é a vegetação bastante seca, o difícil acesso ao local e o forte calor.




Da capital, uma equipe de 18 militares do Corpo de Bombeiros está reforçando o combate ao fogo, acompanhado de brigadistas do Instituto Estadual de Florestas e voluntários. Um helicóptero Arcanjo e dois aviões air tactor foram empenhados na contenção das chamas.


FOTOS




Nenhum comentário:

Postar um comentário