sexta-feira, 29 de maio de 2009

Nosso Canto VALEMAIS

Nosso Canto VALEMAIS
As rádios e bibliotecas públicas do Vale do Jequitinhonha terão um motivo para comemorar nos próximos meses. Elas receberão, gratuitamente, um kit com 300 músicas convertidas em MP3 dos artistas e grupos culturais da região em CD-ROM, e revista com informações sobre os músicos do projeto. A doação faz parte do Nosso Canto VALEMAIS Jequitinhonha, projeto aprovado pelo Fundo Estadual de Cultura em 2007. O lançamento aconteceu no dia 28 de abril, na cidade de Itaobim, dentro da programação do Seminário de Cultura Popular, na Escola Família-Agrícola Bontempo.
O kit permitirá que as rádios criem programas sobre a música regional e que os ouvintes peçam a sua canção favorita. Já as bibliotecas terão o material disponível em seu acervo. Usuários, agentes culturais e curiosos terão mais uma fonte de pesquisa sobre a música do Jequitinhonha.
Entre os grupos participantes do Nosso Canto estão os Corais Araras Grandes, Lavadeiras de Almenara e Trovadores do Vale, além dos artistas Lira Marques & Frei Chico, Mark Gladston, Paulinho Pedra Azul, Rubinho do Vale e Saulo Laranjeira. Outros artistas, de Minas Gerais, também foram convidados para o projeto do VALEMAIS – Instituto Sociocultural do Jequitinhonha. Entre eles, Bilora, Pedro Morais, Carlinhos Ferreira e Tau Brasil.
Para o idealizador e coordenador Neilton Lima, o projeto surgiu pela vontade de divulgar os músicos regionais nas rádios do Vale. "Com esta iniciativa eu espero que a música do Jequitinhonha ocupe seu merecido espaço, valorizando e difundindo a cultura regional. O objetivo é que o projeto possa desencadear uma série de outras ações, como a abertura de espaço para os artistas na programação cultural dos municípios", enfatiza.
O poeta Gonzaga Medeiros, da cidade de Fronteira dos Vales, no Mucuri, é um dos convidados do Nosso Canto. Ele cedeu algumas de suas poesias, gravadas em 2003, para compor o CD-ROM. "O projeto é uma demonstração do mais vivo interesse das pessoas diretamente envolvidas pela causa da cultura popular do Jequitinhonha. Eu espero que essa iniciativa seja valorizada.”
Informações:
www.onhas.com/nossocanto
VALEMAIS – (31) 25261015
Neilton Lima (coordenador do projeto) – (21) 93739178

Fonte:
http://www.onhas.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário