sexta-feira, 29 de maio de 2009

Escolas do Jequitinhonha se destacam em qualidade de educação

Em Língua Portuguesa, Felício dos Santos e Berilo são melhores de Minas.

Duas escolas do chamado Polígono das Secas, no Vale do Jequitinhonha, deram um salto de qualidade, segundo a Secretaria de Estado de Educação, na avaliação do PROEB- Programa de Avaliação da Educação Básica, de 2008, divulgado no mês passado. A Escola Estadual de Felício dos Santos, no Alto Jequitinhonha, ocupa o primeiro lugar de Minas, na avaliação do 5º ano de Ensino Fundamental, em Língua Portuguesa, com 277,3 pontos. A Escola Estadual de Berilo, no Médio Jequitinhonha, ficou com o 3º lugar, alcançando 263,72 pontos, logo atrás da Escola Estadual Clovis Salgado, de BH, com 266,57 pontos, em 2ºlugar.
Em Matemática, a escola de Felício dos Santos também deu show. No 5º ano do ensino fundamental ficou no 4º lugar, com 263,6 pontos. No 3º ano do Ensino Médio esta escola ficou em 5º lugar, com 309,8 pontos.

CAMINHO DAS PEDRAS
Segundo Sueli Coelho, Diretora da Escola Estadual de Berilo, mais de 320 alunos da sede e de dez comunidades rurais são atendidos na escola. Ela destaca três razões que levaram aos resultados alcançados. Em primeiro lugar, há um envolvimento de todos os professores no incentivo à leitura e escrita, com atenção extra dada aos alunos com mais dificuldades. Todos se tornam alfabetizadores e formadores de leitores, nas salas de aulas, na biblioteca, no pátio da escola, em todos os espaços.
Em segundo lugar, os alunos desenvolvem várias atividades criativas como intercâmbios de cartas, promovem passeatas sobre a conscientização do uso dos recursos naturais como ação de um projeto na área de meio ambiente e participam do Projeto Soletrando.
Em terceiro lugar, mas poderia também ser o primeiro, a Prefeitura Municipal construiu um prédio belíssimo, colorido, coisa de primeiro mundo, e cedeu ao Estado que o equipou e construiu um espaço físico atrativo e um ambiente agradável de estudar e se sentir bem. O calor humano de todos que participam do projeto pedagógico da escola completa este ambiente de estudo, produção de conhecimento, convivência, crescimento e qualidade de vida.
Sueli enfatiza que a Escola alcançou, em 2008, a nota 5,6 na avaliação do IDEB – Índice de Educação Básica, do Ministério de Educação. O MEC estabelece a nota 6,0 como meta para o ano de 2.022. O resultado dos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental saltou de 223,7 (Proeb 2007) para 263,72 no Proeb 2008, na disciplina de Língua Portuguesa.

NAS CABEÇAS
A Escola Estadual Felício dos Santos tem muitos motivos para comemorar. Os resultados do Proeb/2008 mostraram que o desempenho dos alunos evoluiu. No 5º ano do ensino fundamental, em Língua Portuguesa, por exemplo, não registrou nenhum aluno no baixo desempenho. “Fico muito feliz. Ano passado enfrentamos a dificuldade de não obter bons resultados nas avaliações externas e hoje estamos nos destacando”, entusiasma-se a diretora Viviane Claudino Campos Rocha.
Com o Programa de Aceleração da Aprendizagem a escola acabou com a distorção idade/série nos anos iniciais do ensino fundamental. Várias medidas foram implantadas, visando a regularização do fluxo escolar e melhoria do desempenho dos alunos dos ensinos fundamental e médio,
A média dos alunos do 5º ano do ensino fundamental em Língua Portuguesa passou de 182,5 em 2007 para 277,3 em 2008 e não registrou nenhum aluno no baixo desempenho. Além disso, os resultados divulgados pelo PROEB colocam a escola em 1º lugar no Estado. Na disciplina de Matemática, saltou de 200,9 em 2007 para 263,6 em 2008. No ensino médio, os alunos passaram de 289,5 em Matemática no ano de 2007 para 309,8 em 2008.
A maioria dos alunos é de comunidade rural. O município possui seis mil habitantes e a escola recebe cerca de 1.200 estudantes.

O que é o Proeb
O Proeb integra o Sistema Mineiro de Avaliação da Educação Pública – SIMAVE, da Secretaria de Estado de Educação, responsável pelas avaliações de desempenho em larga escala na rede pública de ensino de Minas Gerais. A avaliação é feita anualmente, no mês de outubro, com os resultados divulgados em abril, do ano seguinte.
A informação é produzida para o conjunto de alunos de cada unidade escolar. Os resultados do Proeb focalizam a escola e fornecem informações para cada unidade de ensino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário