quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

22 municípios do Vale do Jequitinhonha expóe artesanato na Expô Minas.

Produtos artesanais do Vale do Jequitinhonha, Mucuri e norte de Minas são comercializados na 26° Feira Nacional de Artesanato, em Belo Horizonte.


Começou ontem a 26ª Feira Nacional de Artesanato, a mais importante do seguimento realizada na América Latina. Reunindo toda a expressão do “fazer artesanal”, o evento promove o encontro do produtor com o consumidor, sendo identificado como um projeto cultural, social, econômico e de capacitação e educação para ambos os públicos envolvidos: expositores artesãos e visitantes. 
O Governo de Minas Gerais, por meio do sistema Sedinor/Idene (Programa Artesanato em Movimento), e da SEDE/Coordenação de Artesanato, em parceria com o SEBRAE/MG, participa deste evento em um espaço coletivo de comercialização, com uma área superior a  220m², onde os artesãos mineiros têm a oportunidade de comercializar seus produtos.
 O diretor-geral do Idene, Ricardo Campo, esteve no local para prestigiar os artesãos e reafirmou o compromisso de promover o artesanato no Norte e nos Vales do Jequitinhonha, Mucuri e Rio Doce. “O nosso compromisso é criar oportunidades para que os artesãos comercializem seus produtos”, afirma Ricardo.
 A expectativa é que durante o evento sejam comercializados cerca de R$ 500 mil em produtos, com vendas diretas. Para os artesãos, a feira se tornou uma grande geradora de negócios futuros, garantindo trabalho durante todo o ano.
 Para o artesão André Rocha, da associação de artesãos “Capitania das Fibras”, do município de Capitão Enéas, as vendas deste ano devem ser melhores do que as do ano passado. “Para o primeiro dia de feira o movimento foi bom, já fizemos contato com lojistas importantes até de outros estados, para negócios futuros. Isso é muito bom”, ressalta o artesão.
 Durante os seis dias de feira estarão presentes artesãos de 40 municípios da área de abrangência do sistema Sedinor/Idene. (Almenara, Araçuaí, Berilo, Bocaiúva, Capelinha, Caraí, Chapada do Norte, Cônego Marinho, Curvelo, Diamantina, Gouveia, Itinga, Janaúba, Januária, Minas Novas, Montes Claros, Padre Paraíso, Palmópolis, Salinas, Ponto dos Volantes, São Francisco, São João da Ponte, Teófilo Otoni, Turmalina, Veredinha, Manga, Itacarambi, Catuti, Matias Cardoso de Minas, Pai Pedro, Datas, Capitão Enéas, Botumirim, Taiobeiras, PresidenteKubsticheck, Grão Mogol, Jequitinhonha e Governador Valadares).
 Local: Expominas
Av. Amazonas, 6030 – Belo Horizonte/MG
Horário de funcionamento do evento:
02, 03 e 04/12 (quarta, quinta e sexta-feira): 14:00 às 22:00 hs.
05 e 06/12 (sábado e domingo): 10:00 às 22:00 hs.
Fonte: Idene

Nenhum comentário:

Postar um comentário