sábado, 11 de abril de 2015

Pimentel quer parceria com prefeituras para asfaltar estradas

Governador quer criar programa de asfaltamento sem empreiteiras

Foto: Gazeta de AraçuaiPimentel quer parceria com prefeituras para asfaltar estradas
Uma das estradas que espera asfaltamento é o trecho estadual de 41 km entre Virgem da Lapa-Leleivéldia-Ijicatu (em José Gonçalves de Minas), na LMG 677.
Um dos primeiros programas de destaque que o governador Fernando Pimentel (PT) irá apresentar será o de asfaltamento de estradas. O projeto terá o diferencial de não ter a contratação de empreiteiras. As obras serão executadas em parceria com prefeituras e associações microrregionais dos municípios.
O secretário de Estado de Planejamento e Gestão, Helvécio Magalhães, adiantou a informação em entrevista concedida, um dia após o atual governo divulgar um balanço sobre os 12 anos de gestão do PSDB no Estado. Magalhães revelou que os detalhes do programa de pavimentação serão divulgados em maio, por Pimentel, durante um encontro com prefeitos de Minas.
“Nós vamos utilizar, no sentido adequado, as estruturas das associações microrregionais de prefeitos. Isso vai resultar em consórcios públicos, vai dar um dinamismo microrregional muito grande, otimizar recursos, e vamos entrar com todos os insumos”, afirmou.
De acordo com o secretário, os prefeitos – que, assim como o Estado, passam por dificuldades financeiras – não terão grandes despesas na parceria. “Vão (os prefeitos) usar pequenos recursos mais para ajudar as associações”, afirmou.
A inspiração para o projeto veio de uma iniciativa do governo federal, PAC 2 Equipamentos e Máquinas, que entrega veículos para que as prefeituras realizem pequenas obras, em estradas vicinais, por exemplo.
De acordo com o secretário, o formato “vai baratear muito hoje o custo dos quilômetros de asfalto”. Helvécio Magalhães, no entanto, não citou valores. Mas, para se ter ideia, em agosto de 2012, quando foram lançadas as oito primeiras licitações do Caminhos de Minas, projeto da antiga gestão, o então governador Antonio Anastasia (PSDB) anunciou a pavimentação de 240 quilômetros ao custo de R$ 330 milhões. Ou seja, cada quilômetro pavimentado teria o custo médio de R$ 1,3 milhão.
Atualmente, nenhum projeto de asfaltamento está ativo no Estado. Os dois que foram elaborados pelas gestões do PSDB – Caminhos de Minas e Proacesso – foram paralisados em outubro do ano passado, ainda durante a antiga administração.
O balanço do Departamento de Estradas e Rodagens (DER–MG) do último deles, o Caminhos de Minas, mostra que, da meta prevista de 8.100 quilômetros de pavimentação, em 307 municípios mineiros, só 155 quilômetros foram concluídos, menos 20% do  prometido.
Apoio
 Pimentel não deve ter dificuldades para implementar o projeto. A Associação Mineira de Municípios (AMM) é comandada pelo aliado Antônio Júlio (PMDB), prefeito de Pará de Minas.
Fonte: O TEMPO

Nenhum comentário:

Postar um comentário