Ao declarar estado de emergência é dispensada a realização de licitação para a aquisição de bens necessários às respostas ao desastre, a prestação de serviços e a execução de obras relacionadas com a reabilitação da região.
Foto: Luiz Ribeiro
Na região do Jequitinhonha, muitos rios já secaram
Mais uma cidade mineira decretou estado de emergência por causa da seca e estiagem. Até esta segunda-feira (6), 89 localidades enfrentavam problemas por falta de chuva, excesso de poeira, vento, prejuízo e desolação. A última cidade a fazer parte da lista é Itamarandiba, no Vale do Jequitinhonha.
A falta de água é tão grave nestas regiões que, pela primeira vez, o racionamento atingiu os centros urbanos, situação que era restrita às zonas rurais. Em todo o ano passado,125 municípios passaram por dificuldades por causa da insuficiência de precipitações.
Ao declarar estado de emergência é dispensada a realização de licitação para a aquisição de bens necessários às respostas ao desastre, a prestação de serviços e a execução de obras relacionadas com a reabilitação da região. O prazo para a implementação de medidas nessas condições é de 180 dias não prorrogáveis.
praticamente todo o estado. Gradativo aumento de
nebulosidade e possibilidades de chuvas isoladas no
Sul de Minas. As temperaturas ficarão elevadas em
todo o estado e a máxima poderá superar os 30°C no
Norte, Noroeste e Leste. Os índices de umidade
relativa do ar ficarão abaixo de 30% no Centro,
Oeste, Norte e Leste do estado.
Na RMBH e na bacia do Rio Doce, o dia será
de predomínio de sol. Os índices de umidade relativa
do ar ficarão abaixo de 30% à tarde. Na bacia do
Sapucaí, a nebulosidade aumenta e há possibilidade
de chuvas isoladas no final do dia.O dia será de predomínio de sol em
Previsão de mais seca
Nos próximos dias não há previsão de chuva em boa parte do Estado. No Norte, Noroeste e Leste, as temperaturas ficarão elevadas em todo o estado, nesta segunda, e a máxima poderá superar os 30°. Os índices de umidade relativa do ar ficarão abaixo de 30% no Centro, Oeste, Norte e Leste de Minas.
Na região metropolitana e na bacia do Rio Doce, o dia também será de sol. Os índices de umidade relativa do ar ficarão abaixo de 30% à tarde.
Na bacia do Sapucaí, a nebulosidade aumenta e há possibilidade de chuvas isoladas no final do dia. Gradativo aumento de nebulosidade e possibilidades de chuvas isoladas no Sul de Minas.
Fonte: O Tempo
Nenhum comentário:
Postar um comentário