sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Berilo: Juiz manda draga parar com exploração de ouro no rio Araçuaí

Berilo: Juiz suspende draga de exploração de ouro no rio Araçuaí Estudantes e professores de Berilo saíram às ruas, vestidos de luto, protestando contra a draga, no dia 05.10

O Juiz de Direito da Comarca de Minas Novas, Eduardo Rabelo Thebit Dolabela, deferiu a tutela antecipada, na terça-feira, 25.10, determinando, que a empresa Araçuaí Exploração e Mineração Ltda cessasse imediatamente a exploração de ouro no Rio Araçuaí, no município de Berilo, no Médio Jequitinhonha, sob pena de multa diária no valor de R$10 mil, sem prejuízo da remoção forçada da balsa que lá se encontra". A empresa poderá recorrer da decisão.
O Juiz entendeu que há risco de dano irreparável ou de difícil reparação, caso a exploração continue.
Draga no rio a 3 km da cidade de Berilo, perto da fazenda de Tatá, de Dona Jova e da residência de André, na Beira-do-Rio.

A decisão judicial é fruto da movimentação do povo de Berilo que acionou o Ministério Público de Minas Novas com um abaixo-assinado de mais de 1.300 assinaturas, pedindo que a draga parasse de explorar o rio Araçuai. A ação pública coletiva deu entrada no dia 28.09.
A draga no rio Araçuaí, a 3 km da cidade de Berilo, à montante (subindo o rio).
Dois dias depois, a Câmara Municipal também entrou com uma ação, exigindo a retirada da draga.
Manifestantes usam fitinha preta no pulso como protesto contra a draga
O Promotor de Justiça, Guilherme de Sá Meneguim, intimou os mineradores e solicitou informações e documentos sobre a atuação de exploração do ouro no rio. Na quinta-feira, dia 20.10, entrou com uma ação de suspensão das atividades da empresa. Nas suas justificativas, registrou que as ações da empresa deixavam os moradores de Berilo e comunidades rurais assustadas e temerosas de uso de produtos químicos que poderiam contaminar a água, além da destruição do leito do rio.Plenário da Câmara de Berilo ficou lotado com cidadãos/ãs vestidos de luto, na aprovação da lei municipal proibindo a exploração de ouro no rio
Ele acredita que a SUPRAM - Superintendência Regional do Meio Ambiente, de Diamantina, deveria dar Licença Ambiental para o empreendimento somente após uma Audiênca Pública em Berilo e Chapada do Norte.

A população de Berilo está ansiosa para ver as dragas saindo do rio. Já foram feitas manifestações com passeatas, faixas e bandeiras pretas expostas nas casas e aprovação de lei municipal proibindo a exploração de ouro no rio.
Uma nova balsa estava sendo instalada pela empresa.
A exploração de ouro no rio Araçuaí começou no dia 19 de setembro passado.
Leia várias reprtagens sobre a draga no rio Araçuaí, clicando aqui:
blogdobanu.draga.rio.araçuaí

Um comentário:

Organização Amigos do Vale disse...

Banu, a Organização Amigos do Vale terá reunião com o Promotor responsável pela Coordenadoria Regional das Promotorias de Justiça do Meio Ambiente das Bacias dos Rios Jequitinhonha e Mucuri. Se você tiver algum material que possamos entregá-lo para solicitar providências, agradeço. Carla. amigosdovale.org@hotmail.com

Postar um comentário