Tucano condenado em 2ª Instância está numa boa...
Azeredo é outro que não vem ao caso...
Eduardo Azeredo (D) não vem ao caso. Aécio Neves, o Mineirinho, também não...
O Tribunal de Justiça de Minas Gerais manteve a condenação do ex-governador Eduardo Azeredo no mensalão tucano.
Já era madrugada desta quarta-feira (23.08.17) quando saiu a decisão. Por dois votos a um, os desembargadores reduziram em nove meses a pena de Eduardo Azeredo, do PSDB.
“Deve ser mantida a condenação imposta ao apelante pelos delitos de peculato e lavagem de dinheiro”, disse o desembargador Adilson Lamounier.
A denúncia cita que, na campanha à reeleição ao governo de Minas, em 1998, uma das agências de publicidade de Marcos Valério superfaturou patrocínios de eventos esportivos para desviar dinheiro à campanha de Azeredo. Ele foi condenado, em primeira instância, a 20 anos e dez meses de prisão.
Agora, o Tribunal de Justiça de Minas reduziu a pena para 20 anos e um mês.
Mas, os desembargadores decidiram não prender Eduardo Azeredo. Ele vai poder recorrer, na segunda instância, em liberdade.
“Podem ser interpostos nesta instância ainda embargos declaratórios e embargos infringentes em razão da divergência havida entre meu voto e dos dois desembargadores que condenaram o acusado”, afirmou o desembargador Alexandre Victor de Carvalho.
Todos esses recursos vão ajudar a prolongar o julgamento final de Eduardo Azeredo. No Tribunal de Justiça, em Minas, não há prazo para julgar os embargos. Só se for mantida a condenação, na segunda instância, é que Eduardo Azeredo pode ir para a cadeia.
Mesmo que seja preso, Azeredo poderá recorrer aos tribunais superiores. Se o julgamento não for concluído até setembro de 2018, há entendimento de que a pena poderia ser extinta. É que ele completa 70 anos em 2018 e, com essa idade, por lei, os crimes de Azeredo poderiam prescrever.
Nenhum comentário:
Postar um comentário