quarta-feira, 25 de abril de 2018

Berilo - Vale do Jequitinhonha: População se mobiliza em manifestação que reivindica asfaltamento da BR-367


Rodovia é uma das principais estradas que liga Minas ao litoral baiano.

Problema se arrasta há quase 70 anos.


Grupo 'Filhos do Vale' tem feito manifestações que pedem o asfaltamento da BR-367. Foto: Assessoria de Comunicação deputado estadual Jean Freire.

Uma rodovia de Minas Gerais que teve obras de construção iniciadas em 1950, pelo então governador Juscelino Kubitscheck, permanece com trechos sem asfaltamento quase sete décadas depois da abertura da estrada. 

 A BR-367, uma das principais vias que liga Minas ao litoral baiano, com cerca de 120 km ainda de terra, situação que incomoda moradores do Vale do Jequitinhonha.


Um grupo chamado “Filhos do Vale”, com quase 800 integrantes que moram na região, nos municípios de Berilo, Chapada do Norte, Minas Novas e Virgem da Lapa, no Médio Jequitinhonha, foi criado para que reivindicações fossem feitas em conjunto. Os membros realizaram um protesto na cidade de Berilo em 14 de abril.
O objetivo é que as autoridades notem a região e considerem a importância de melhorias na BR-367.
Nós já organizamos diversas ações na intenção de sermos ouvidos pelas autoridades. Fizemos protestos nas ruas muitas vezes e tentamos pedir para que alguma providência seja tomada. Todos os prefeitos reconhecem a importância que a estrada tem, inclusive para que a região seja de mais fácil acesso, mas nada foi feito até hoje. Somos tratados com indiferença”, lamenta Íris Amaral, professora de Berilo, do grupo “Filhos do Vale”.

Durante o protesto em Berilo, lideranças políticas que ficam às margens da BR-367, como Berilo, Minas Novas, Chapada do Norte e Virgem da Lapa participaram do movimento, além do deputado estadual Dr Jean Freire (PT-MG), de Itaobim. 

Na ocasião, os representantes políticos se reuniram na Câmara Municipal da cidade para definirem estratégias de solução para o problema.

Único deputado presente à manifestação, Jean Freire afirmou que "Esta é uma de nossas principais bandeiras. Eu estou sempre à disposição para lutar ao lado do nosso povo para que essa pauta e a população do Vale do Jequitinhonha seja tratada com mais respeito e tenha dignidade", finalizou.

Deputado Jean Freire vem lutando pela BR 367, fazendo pressão no DNIT, em Belo Horizonte e em Brasília.

O prefeito de Virgem da Lapa, Diógenes Timo Silva (PSDB), diz esperar que o governo tome providências. “Nós sabemos que a BR-367 é muito importante para a região, inclusive por dar acesso a Porto Seguro, cidade turística de destaque. A intenção é que a gente se mobilize para tornar o movimento mais forte. O asfalto é progresso, melhora muito as condições de moradores que muitas vezes precisam sair e voltar para as cidades que estão aqui. Se você vai ao Triângulo Mineiro, Zona da Mata, até os distritos dos municípios tem acessos asfaltados, por que nós não podemos ter o mínimo necessário?”, questiona o prefeito.

Lázaro Neves, prefeito de Berilo, afirmou que o asfaltamento do trecho da BR 367 , Minas Novas-Chapada do Norte-Berilo, é fundamental para o desenvolvimento regional, em uma das regiões mais secas e empobrecidas do País. Ele afirma que Chapada do Norte é uma das três cidades de Minas que não têm ligação asfáltica. 

 
   A dificuldade enfrentada por motoristas e pedestres que transitam pela BR-367 faz parte da realidade de muitas pessoas que precisam da rodovia. Mais de 100 km de estrada continuam sem asfalto. A poeira, em dias estáveis, e atoleiro em dias de chuva, são desafios constantes para a população.
Padre que tentava chegar até Berilo teve que passar pela BR-367 atravessando a lama (Foto: Íris Amaral/Arquivo Pessoal)
Padre que tentava chegar até Berilo teve que passar pela BR-367 atravessando a lama .
  
Um registro feito por moradores neste ano mostra o momento em que um padre é ajudado por professoras a carregar a bagagem para chegar a Berilo, vindo de Minas Novas. “O padre teve que tentar passar a pé, e mesmo assim atolou os pés na lama. Isso é uma situação normal em época de chuva”, relata Íris Amaral.
A distância entre as duas cidades é de apenas 44 km, mas a viagem pode durar quase duas horas, dependendo das condições climáticas.
Moradores observam acidente com o caminhão na ponte de madeira.
Moradores observam acidente com o caminhão na ponte de madeira, no Ribeirão Água Suja. Foto: Blog do Banu.
Uma ponte que fica sobre o Córrego Água Suja, em Berilo, já provocou inúmeros acidentes, segundo os moradores. É necessário passar por ela para chegar à cidade de Chapada do Norte. De acordo com os moradores, o Exército fez algumas melhorias na ponte, mas as más condições ainda oferecem riscos a quem transita pela via.

Uma pessoa pediu para que eu a levasse até Chapada do Norte. Ela veio de carona até Berilo e procurou um motorista para seguir viagem até a cidade dela. Quando cheguei à ponte, que fica no meio da estrada, ela pediu para descer do carro e passar a pé pela ponte, por ter medo. O temor das pessoas é muito. Será que não dói na consciência dos governantes? Será que não se colocam em nosso lugar, que moramos em Berilo? Gostaria que vocês, que estão no poder, passassem por essa ponte”, comenta o motorista Silvano dos Anjos, morador de uma comunidade rural de Berilo.
 Lideranças políticas (deputado, prefeito, vereadores e lideres comunitários) se mobilizam para pressionar o Governo Federal.

Próximos passos

 De acordo com o “Filhos do Vale”, uma audiência foi marcada junto ao DNIT, órgão responsável por obras em estradas federais no Brasil. A reunião será na próxima quarta-feira, 25.04, e tem intenção, segundo o grupo, de conhecer as razões pelas quais os projetos destinados a BR-367 não são concretizados.

Nós queremos saber se há alguma razão pela qual as obras nunca foram feitas, se é algo burocrático. Já pedimos ao Governo de Minas, inclusive, uma licença ambiental que nos disseram ser necessária para o asfaltamento, na tentativa de adiantar o processo. Esperamos que o presidente do DNIT nos ouça e pelo menos nos dê alguma perspectiva”, diz Íris Amaral.

 O que diz o DNIT 
  
Desde novembro de 2015 Exército faz manutenção do trecho. Obra foi orçada em R$ 23 milhões.
Desde novembro de 2015 , Exército faz manutenção do trecho. Obra foi orçada em R$ 23 milhões.
 A assessoria de comunicação do DNIT Minas Gerais informou, por telefone, que o trecho entre Virgem da Lapa e Minas Novas compete, atualmente, ao Batalhão Ferroviário de Araguari, do Exército Brasileiro. 

Segundo o órgão, o exército é responsável pela manutenção da via depois de um termo de compromisso assinado entre o DNIT e o batalhão. A assessoria não informou o que será tratado na reunião marcada entre o órgão e o grupo “Filhos do Vale”.
Com informações do G1 e Gazeta de Araçuaí.


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