Certificação foi concedida por todos os membros do Conselho Estadual do Patrimônio Cultural.
Manifestações são os primeiros bens que estão presentes em todo o Estado.
Foto: Gazeta de Araçuai
Folia de Reis do bairro Arraial dos Crioulos é a mais tradicional de Araçuai
Viva Santo Reis! E viva as Folias de Minas, as de Reis e de outros santos, que acabam de se tornar Patrimônio Imaterial do Estado. Estima-se que existam quase quatro mil grupos de cantadores e palhaços que mantêm há anos a tradição de bater de porta em porta para compartilhar a alegria e a boa nova do nascimento do menino Jesus nas entranhas e sertões mineiros.
No ano passado, foram cadastrados pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG) 1.255 grupos em 326 municípios mineiros, mas essas não representariam nem 1/3 do que se calcula ter por aqui.
Com o reconhecimento agora do Conselho Estadual de Patrimônio de Minas Gerais (Conep), a expectativa é que mais folias se registrem e consigam obter ajuda financeira para perpetuar essa manifestação folclórica de religiosidade popular. "Municípios e Estados vão poder buscar verba para editais de compras de instrumentos, roupas, oficinas de foliões. É o início de um trabalho de salvaguardar uma cultura presente em todo o Estado", explicou Michele Arroyo, presidente do Iepha-MG. Minas é o Estado que mais espalhou essa tradição.
Proteger a cultura das folias significa enfrentar algumas barreiras sociais modernas. "O princípio ativo das folias é: 'abra a sua porta'. Estamos na contramão da indústria da segurança, empoderando as folias e mestres para reformar as relações sociais", destacou o presidente da Comissão Mineira de Folclore, José Moreira. Ele vive esse universo das folias desde criança e está na comissão quase 50 anos, "prestando atenção no saber viver e suas condições". "Hoje, se vê muito a folia de espetáculo, que não vai nas casas das famílias, entrar e cantar, como as originais, porque está todo mundo fechado em seus condomínios. Para você ter uma ideia, o presépio do Palácio da Liberdade tinha um soldado da PM na frente para evitar depredação", considerou Moreira.
Entenda
Surgida na Península Ibérica, a Folia de Reis se transformou absorvendo sons, instrumentos, ritos e vozes, disseminados por todo o Brasil, tendo mais concentração em Minas Gerais. Muitos grupos mineiros, há décadas, renovam sua fé e devoção na Folia de Reis com cantigas, danças, que passam por gerações familiares.
Fonte: O Tempo
Nenhum comentário:
Postar um comentário