A estação pertence aos municípios de Leme do Prado e Turmalina e possui área de 5.196 hectares.
Foto: divulgação
Os alunos são do 1º e 5º períodos do curso de Gestão Ambiental.
Acadêmicos do curso superior de Tecnologia em Gestão Ambiental do IFNMG – Campus Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha, visitaram a Estação Ecológica de Acauã, que foi criada em 23 de setembro de 1974.
A estação possui uma área de 5.196 hectares e pertence aos municípios de Leme do Prado e Turmalina. A visita aconteceu no último dia 22 de julho.
Sua vegetação é composta por cerrado denso com transição para mata atlântica, sendo a flora composta de plantas de grande e médio porte . A fauna conta com espécies como tatu, lobo-guará, cutia, paca, caititu, macaco-prego, jacaré-de-papo-amarelo, e cerca de mais de 190 espécies de pássaros identificados.
A Estação Ecológica possui casa para pesquisadores, casa para gerente, escritório, centro de visitantes, almoxarifado, garagem e churrasqueira. Como as estações ecológicas são áreas de proteção integral, elas podem ter visitação apenas de escolas e pesquisadores, o que possibilitou a recepção dos acadêmicos do Campus Araçuaí do IFNMG- Instituto Federal Norte Mineiro.
Importância
Esta ação possibilitou integrar os acadêmicos, pois participaram estudantes do 1° e 5° períodos e também integrar o próprio curso, pois há uma relação direta com sua matriz curricular. Os acadêmicos e professores puderam abordar e rever conteúdos de várias disciplinas, tais como: ecologia geral ; microbiologia ambiental, agropecuária e meio ambiente, recursos florestais e conservação da natureza , gestão ambiental, recursos hídricos, licenciamento ambiental e recuperação de áreas degradadas ;educação ambiental, dentre outras.
Confira o álbum de fotos da visita técnica aqui.
Fonte: IFNMG - Campus Araçuaí
Nenhum comentário:
Postar um comentário