Pelo menos mais 25 cidades mineiras já cancelaram o evento.
Foto: arquivo
A praia de Coronel Murta, às margens do rio Jequitinhonha, atrai turistas das cidades vizinhas durante todo o ano
A crise hídrica que atinge algumas regiões de Minas Gerais e o receio de uma “invasão” de foliões, além do corte de verbas, fizeram pelo menos 25 cidades do interior mineiro cancelarem o carnaval deste ano.
O medo de algumas prefeituras é de que o consumo de água aumente muito durante a festa e o sistema de distribuição de água não dê conta da demanda.
A maioria dos municípios nessa situação fica na região centro-oeste de Minas, como Itapecerica, que, de acordo com a prefeitura, recebe 10 mil foliões por noite, mas precisou cancelar o carnaval porque “o aumento significativo de pessoas no município poderá desencadear uma séria crise de abastecimento de água”.
O cancelamento do carnaval deste ano em alguns municípios provocou um efeito cascata, e mesmo as cidades que não estão enfrentando problemas com a falta d'água suspenderam a festa. Foi o que ocorreu em Coronel Murta, no Vale do Jequitinhonha.
" Reconhecemos a importância da festa, mas com a queda da arrecadação, vamos priorizar o pagamento de fornecedores e o restante do acerto que temos de fazer com o funcionários contratados e que foram dispensados no final do ano. Para nós, neste momento, o importante é equilibrar as finanças da prefeitura e manter os serviços básicos funcionando. O que adianta fazer uma festa e não honrar os compromissos?", disse o prefeito Eletâncio Freire.
Ele disse ainda, que a festa tradicional da cidade é o Grande Forró, em julho. " Até lá já estaremos com as finanças equilibradas e prontos para uma festa à altura do nosso povo", disse o prefeito.
Durante o carnaval muitos visitantes das cidades vizinhas procuram Coronel Murta para desfrutar da praia às margens do rio Jequitinhonha.
" Todos são bem vindos. Já acertamos com a Polícia Militar o reforço na segurança"
Cidades históricas de Minas, como Diamantina e Ouro Preto, mantiveram o carnaval. As prefeituras garantem que não vai faltar água e os municípios estão preparados para receber mais visitantes do que em anos anteriores.
Outras cidades do Vale do Jequitinhonha, como Minas Novas, Itinga, Jequitinhonha e Berilo vão realizar a festa momesca.
" Estas cidades já possuem tradição de carnaval. Na maioria das cidades da região, as pessoas preferem sair para as praias. sítios, fazendas, ou simplesmente, ficar em casa curtindo o feriadão.", observa um empresária do ramo de alimentação de Araçuai"
" Se for para o bem de Coronel Murta, o prefeito está agindo corretamente", acentua um comerciante do lugar.
Confira as cidades que cancelaram o carnaval 2015 em Minas Gerais por escassez de água, questões de segurança ou problemas financeiros:
Arcos
- Araçuai
- Carmo da Mata
- Carmópolis de Minas
- Cláudio
Coronel Murta
- Formiga
- Iguatama
- Itamarandiba
- Itabira
- Itaguara
- Itambé do Mato Dentro
- Itapecerica
- Lagoa da Prata
- Mateus Leme
- Moema
- Oliveira
- Passatempo
- Piracema
- Recreio
- Santa Maria de Itabira
- Santo Antônio do Rio Abaixo
- São Francisco de Paula
- São Gonçalo do Pará
Visconde do Rio Branco
Fonte: Gazeta de Araçuaí
Nenhum comentário:
Postar um comentário