Comerciantes e prefeitura colocaram caminhões e funcionários à disposição das famílias para transportar as mudanças.
Foto: jornal Gazeta
Famílias residentes às margens do rio Araçuai, já deixaram suas casas nesta quarta-feira(18)
Desde a manhã desta quarta-feira (18) a cidade de Araçuai (MG) no Vale do Jequitinhonha, entrou em alerta máximo devido as chuvas intensas que caem sobre a região.
Comerciantes, lojistas e a prefeitura, estão disponibilizando veículos para remover famílias da parte histórica , principalmente da rua Gentil de Castro ( rua de Baixo) . Elas correm o risco de serem surpreendidas pela cheia do rio Araçuai, que banha toda a região conhecida como “Baixada”.
Desde a tarde de terça-feira (17) o nível da água do rio está subindo e já invadiu os fundos de lojas e residências, localizadas naquela região da cidade.
Pelo menos 20 famílias já deixaram suas casas no início desta tarde. Elas estão sendo levadas para uma escola estadual no alto da cidade e para casa de parentes e amigos.
O prefeito municipal, Armando Paixão (PT) já visitou as áreas que estão em situação de risco.
“ Se for necessário, vamos utilizar a área coberta do mercado municipal e o prédio do DER- Departamento Estadual de Estradas de Rodagem para abrigar as famílias”, afirmou Geraldo Silva, secretário municipal de Obras e Infraestrutura.
O movimento de curiosos é intenso nos locais onde a água já invadiu, principalmente na entrada do bairro Corredor, no centro da cidade, e na rua Gentil de Castro.
A Polícia Militar está isolando as margens do rio e fazendo o monitoramento da área para evitar possíveis saques.
Moradores mais antigos ainda resistem deixar suas casas. “ Isto para nós é normal. Em períodos de muita chuva, as águas invadem os quintais e até as casas. Só sairemos em último caso”, contou um morador da Baixada. No entanto, muitos, por precaução, já embalaram utensílios domésticos e objetos de maior valor. " Se subir mais do que o esperado, vamos sair", afirmam.
A última grande enchente de Araçuai foi em 1979, quando toda a parte baixa da cidade ficou submersa por mais de 15 dias.
De acordo com a previsão do tempo, vai chover na região durante todo o final de semana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário