terça-feira, 26 de novembro de 2013

Cinco das dez melhores escolas do ranking do Enem 2012 estão em Minas




Publicação: 26/11/2013 12:41 Atualização: 26/11/2013 20:07, no Estado de Minas
 

Cinco das dez escolas do ranking de melhores colégios do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012 estão em Minas Gerais, de acordo com os dados divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) nesta terça-feira. Duas instituições mineiras ocupam o primeiro e segundo lugar nacional, sendo, respectivamente, o Colégio Bernoulli - Unidade Lourdes, de Belo Horizonte, com 722,15 pontos de média e o Colégio Elite Vale do Aço, de Ipatinga, 720,89 pontos.


Em quarto lugar está o Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa (UFV), que com 706,22 pontos é o mais bem avaliado entre as escolas públicas do país. O Colégio Santo Agostinho de Nova Lima é o sexto colocado, com 695,88 pontos e o Colégio Magnum Agostiniano do Bairro Nova Floresta, na capital, ficou em oitavo lugar, com 694,67.

Nenhuma escola municipal ou estadual figura entre as 50 escolas com melhor pontuação no Enem de 2012. A pontuação representa uma média das  provas objetivas do exame: linguagem, matemática, ciências humanas e da natureza. Os resultados das redações não  são usados nesta parte da avaliação.

Foram ranqueados apenas as instituições com mais de 50% de participação dos alunos do 3º ano do ensino médio no Enem. Ao contrário do levantamento de 2011, o Inep não inclui o cálculo da média das provas objetivas, feita com a média das notas das provas objetivas.

Veja as 10 escolas com as maiores médias do Enem 2012 nas provas objetivas:

1º) Colégio Bernoulli - unidade Lourdes (Belo Horizonte/MG) - privada - média 722,15
2º) Colégio Elite Vale do Aço (Ipatinga/MG) - privada - média 720,88
3º) Colégio São Bento (Rio de Janeiro/RJ) - privada - média 712,79
4º) Colégio de Aplicação da UFV - Coluni (Viçosa/MG) - federal - média 706,22
5º) Colégio Vértice Unidade II (São Paulo/SP) - privada - média 705,26
6º) Colégio Santo Agostinho - unidade Nova Lima (Nova Lima/MG) - privada - média 695,87
7º) Colégio Helyos (Feira de Santana/BA) - privada - média 695,54
8º) Colégio Magnum Agostiniano - unid. Nova Floresta (Belo Horizonte/MG) - privada - 694,67
9º) Colégio de Aplicação do CE da UFPE (Recife/PE) - federal - média 692,41
10º) Colégio Anglo Leonardo da Vinci (Carapicuíba/SP) - privada - média 692,07


Escolas de Belo Horizonte são omitidos em lista

Após a divulgação dos resultados o Colégio Santo Antônio de Belo Horizonte divulgou nota informando que a escola e outras instituições de ensino da capital mineira foram omitidas da lista geral do Ministério da Educação. O MEC informou que a escola não teria preenchido os requisitos necessários. Veja nota na íntegra:

"O Colégio Santo Antônio recebeu com surpresa o fato de não constar na lista de resultados do Enem 2012, divulgada pelo Ministério da Educação (MEC) – há duas escolas mineiras homônimas na relação, que não são de Belo Horizonte.

Não encontramos explicação para essa omissão. Podemos, no entanto, garantir que cumprimos todos os requisitos exigidos para dela constar: nossa instituição teve mais de 50% de seus alunos inscritos no exame (na verdade 100%); tivemos mais de 10 alunos inscritos (exatamente 299, sendo que 283 concluíram o processo) e respondemos ao Censo Escolar. Portanto, só nos resta concluir que houve um erro de computação por parte do MEC.

Gostaríamos de enfatizar que, desde o início do Enem, o Colégio Santo Antônio sempre defendeu o exame nacional, incentivando os seus alunos a dele participar. E mais: sempre estivemos entre os primeiros no país.

Além disso, em 2012, dos 283 alunos participantes mais de 80% foram aprovados na UFMG – cuja primeira etapa era, justamente, o exame nacional. Vale destacar, ainda, que 13% deles se classificaram em primeiro lugar nos cursos que escolheram. Conseguimos apurar mais de 500 aprovações nos diversos vestibulares e três de nossos alunos foram aceitos em prestigiadas universidades norte-americanas.

O Colégio Santo Antônio está tomando todas as providências cabíveis para que esse erro seja corrigido, mas não sabemos quando isso irá ocorrer. Por isso, contamos com alunos, ex-alunos e amigos dessa escola para atuar de modo a agilizar a retificação do Ministério da Educação".

Nenhum comentário:

Postar um comentário