A 14ª Feira do Artesanato do Jequitinhonha aconteceraá entre os dias 6 e 11 de maio, no campus da Pampulha, em BH
A artesã Maria Lira Marques, de Araçuaí, será a homenageada na 14ª Feira de Artesanato da UFMG
A 14ª Feira de Artesanato do Vale do Jequitinhonha na UFMG será realizada de 6 a 11 de maio, em Belo Horizonte, na Praça de Serviços do Campus Pampulha. Durante a feira haverá apresentações artísticas, lançamentos de DVDs sobre os mestres artesãos do Vale do Jequitinhonha, rodas de conversa e oficinas.
A Feira é uma realização do projeto Artesanato Cooperativo, do Programa Polo de Integração da UFMG no Vale do Jequitinhonha, da Pró-Reitoria de Extensão da UFMG, e objetiva incentivar a produção artesanal e o fortalecimento do associativismo no Vale.
Homenagem a mestres artesãos
Há cinco edições a Feira do Artesanato do Vale do Jequitinhonha na UFMG vem homenageando mestres artesãos do Vale.
Este ano, uma das homenageadas será a mestre Maria Lira Marques Borges, conhecida como Lira, nascida em Araçuaí em 1945. Filha de sapateiro e lavadeira, a artesã começou a trabalhar bem cedo; ajudava a mãe Odília Borges Nogueira lavando roupa e buscando lenha. Foi com ela que Lira aprendeu a fazer artesanato.
Tendo como inspiração o índio e o negro, modela máscaras em barro e faz “pinturas de Terra”, modo como chama as obras em argila sobre o papel.
Além de ceramista, Lira é também pesquisadora, se interessa pelas etnias do povo brasileiro, especialmente do Vale do Jequitinhonha. Ela é, junto com Frei Chico, uma das fundadoras do Coral dos Trovadores do Vale e co-autora de livros de cultura popular.
A Feira deste ano contará com a presença da mestra Lira e também de outro mestre artesão homenageado, Antônio de Bastião, tamboreiro de Minas Novas.
Fonte: UFMG/Polo Jequitinhonha
Nenhum comentário:
Postar um comentário