Foto: Divulgação
As peças estão expostas na loja do Centro Mineiro de Artesanato, no Palácio das Artes
Eles chegaram lá. Anéis, pingentes, colares, fabricados por jovens e adolescentes de Coronel Murta (MG) no Vale do Jequitinhonha e, toda a beleza produzida por eles , estão sendo comercializados no Centro de Artesanato Mineiro (CEART), a grande vitrine do Palácio das Artes, em Belo Horizonte (MG).
O CEART abriga hoje cerca de mil expositores e um acervo com mais de 20 mil peças.
Muitos desses artesãos, que começaram no Centro de Artesanato Mineiro, hoje são internacionalmente conhecidos.
Conhecido por Itaporarte– o projeto visa preparar e treinar os alunos- a maioria jovens- no desenvolvimento da parte produtiva, aprendendo questões de técnica, de segurança e, ao final, elaborando produtos com qualidade.
Projeto tem apoio governamental
Pertencente à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), de onde saíram os recursos para montar o laboratório e a Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg), o projeto tem um modelo de miniplataforma produtiva,com transferência de conhecimentos de tecnologia com inovação em desenhos e jóias.
Ele contempla o desenvolvimento de 48 linhas de produtos artesanais em feldspato e turmalina, minerais em grande quantidade na cidade. Muitos, saídos de descartes da extração de gemas do lugar, conhecido por ser berço das turmalinas.
“É nossa primeira vitrine. O Itaporarte já tem produção para atender a demandas de comercialização” comemora Amauri Pereira Santos, instrutor dos alunos.
O Laboratório é do Centro de Estudos em Design de Gemas e Joias da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG ). O projeto conta ainda com a parceria da Prefeitura Municipal de Coronel Murta e Associação dos Garimpeiros de Coronel Murta e do Médio Jequitinhonha
Serviços
Dia 23 de outubro os produtos produzidos pelo Itaporarte serão expostos em Araçuaí, com apoio do IFNMG- Instituto Federal Norte Mineiro.
Sérgio Vasconcelos -Repórter - Gazeta de Araçuaí
Nenhum comentário:
Postar um comentário