terça-feira, 31 de julho de 2012
Itamarandiba: PROJETO MARLI MARTIN, beneficiado pelo CRIANÇA ESPERANÇA
Começou no fim de semana a campanha Criança Esperança 2012. As doações já podem ser feitas. Centenas de projetos sociais espalhados pelo Brasil inteiro são beneficiados com o dinheiro arrecadado. Você vai conhecer agora um deles. Ele funciona em Itamarandiba, no Vale do Jequitinhonha.
É com muito orgulho que a dona de casa Nilda Costa Pereira mostra as peças de roupa que costurou. No inicio do ano, ela se inscreveu no curso de corte e costura oferecido por um centro social em Itamarandiba. Além dela, os filhos também são atendidos pelo projeto, só que a mais tempo. Joseane, de nove anos, está matriculada na oficina de leitura. Ela que tinha dificuldades em juntar silabas, hoje se aventura nos livros.
Clique na imagem acima para ver o vídeo completo
Em dois dias da semana, eles saem de casa para ir ao Centro Social Marli Martins. Já outros beneficiados, que moram em bairros mais distantes, chegam em um ônibus da instituição. Ao todo, são 613 estudantes com muita vontade de aprender.
No espaço que existe desde 2005, nove oficinas gratuitas são realizadas. Mas foi no ano passado que ganharam fôlego para continuar realizando sonhos. Receberam o apoio do Criança Esperança, um projeto da Rede Globo em parceria com a Unesco. Quadras foram equipadas para novas modalidades de esporte. Curso de teatro ganhou novos atores e público.
As aulas de violão que não eram ministradas, por falta de instrumentos, voltaram a acontecer. Em seis meses, já é possível arriscar até uma apresentação.
Na sala, nas mãos de pequenos artesãos, as miçangas ganham forma e vão além do que acreditavam que pudessem fazer. A criatividade é tanta, que uma galeria foi criada para expor os produtos. De todos os investimentos alcançados por meio do Criança Esperança, o maior deles é a biblioteca. Livros de literatura nacional e até norte americana foram adquiridos. Além de novos computadores.
A direção do centro social planeja, agora, atender a mais crianças. Depois da biblioteca estruturada, a ideia é fazer com que ela, de forma itinerante, visite escolas estaduais e municipais da região. Além da realização de oficinas de teatro, violão, corte e costura e marcenaria.
A assessora de comunicação Tatiane Kelly Alves estudou no local durante sete anos, hoje voltou para visitar os amigos e relembrar os bons tempos. Ela conta, no vídeo, que muita coisa mudou.
Fonte: Intertv
Nenhum comentário:
Postar um comentário