Araçuaí vai pras ruas: o povo quer Universidade pra mudar de vidaO Movimento “A UFVJM é nossa!”vai pras ruas. Literalmente. Os estudantes, professores e lideranças comunitárias de Araçuaí convocam a população para uma grande manifestação por um campus da UFVJM - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, na cidade.
Será nesta quarta-feira, a partir das 9:30 horas, saindo da Praça do Fórum, indo pela rua Gentil de Castro, pelo centro velho da cidade, subindo em direção ao Mercado Municipal e Rodoviária.
Todas escolas publicas e particulares se juntaram ao Movimento. Não haverá aulas nos prédios das escolas. A grande aula será nas ruas do Caiau, será a grande aula da democracia e da cidadania.
São esperadas caravanas de representantes de Virgem da Lapa , Coronel Murta, Rubelita, Itinga, Berilo, Francisco Badaró, Jenipapo de Minas, Chapada do Norte, José Gonçalves de Minas, Caraí, Novo Cruzeiro, Itaobim, Ponto dos Volantes, Padre Paraíso, Medina, Comercinho e outras cidades vizinhas.
As rádios e TV Araçuaí se abrem pro debate e mobilização. A Prefeitura e a Câmara de Araçuaí aderiram ao movimento popular surgido e fortalecido no interior das escolas secundaristas. A Secretaria Municipal de Educação paralisou suas escolas e coloca os ônibus escolares para transportar os estudantes da zona rural.
Estudantes como Ângela Maria Silva, de 16 anos, afirma que este movimento é para mudar de vida. Diz que nasceu na zona rural de Araçuaí. Tem três irmãos , entre 18 e 25 anos, trabalhando no corte de cana, no interior de São Paulo. Todos concluíram o ensino médio e não conseguiram continuar os estudos, nem trabalho mais qualificado.
Movimento “AUFVJM é nossa!”
Este movimento surgiu em 16 de agosto quando vários cidadãos/ãs do Vale reagiram indignados contra a decisão autoritária do Ministério da Educação em implantar dois campi em Unaí e Janaúba vinculados à UFVJM.
Este blog publicou um artigo questionando a Reitoria, o CONSU – Conselho Universitário da UFVJM e nossos representantes políticos no Congresso Nacional.
De imediato, construiu-se uma rede de adesão do Movimento Muda Capelinha, Movimento de Mulheres de Capelinha, Blog do Jequi, Diário do Jequi, Radar do Vale, Rádio Aranãs, Passadiço Virtual, Blog Onhas, debate no Face Book Avança Jequi, reuniões, debates, manifestações de artistas... Publicou-se uma Petição Pública eletrônica, abaixo-assinado de papel circulou em todo o Vale com coleta de mais de 7 mil assinaturas.
Dos debates no Face book participaram mais de 1.000 cidadãos/ãs do Vale espalhados pelo mundo afora.
Com a pressão do movimento que chegou aos gabinetes de Brasília, o MEC sinalizou com a oferta de um campus para o Médio Jequitinhonha. Araçuaí e Itaobim se oferecem para ser a sede.
O Movmento “A UFVJHM é nossa!” quer mais. Quer três campi em cidades do Vale do Jequitinhonha: um no Médio ( Araçuaí /Itaobim), outro no Baixo (Almenara/Jequitinhonha) e outro no Alto (Capelinha/Minas Novas).
O desaguadouro de tudo isso é a reunião do Conselho Universitário da UFVJM que será realizada nesta sexta-feira, dia 07.10, em Diamantina.
Espera-se a participação de caravanas de várias cidades do Vale.
Nenhum comentário:
Postar um comentário