sábado, 19 de fevereiro de 2011
Turismo de aventura em Diamantina
Turismo de aventura em Diamantina
Autor: Higor Santos, Loja Terreno Extremo
Aqui na loja eu tenho refletido sobre Diamantina, cidade com sua beleza singular, história fascinante, personagens memoráveis, presente na Serra do Espinhaço, a nossa Cordilheira do Brasil, e mesmo assim ainda tão pouco valorizada como oportunidade única para o Ecoturismo e Turismo de Aventura.
Podemos citar não somente em Diamantina mas em toda região, as inúmeras atrações naturais para o ecoturismo: Parque do Biribirí, Milho Verde, São Gonçalo do Rio das Pedras, Barão de Guaicuí, Conselheiro Mata e suas cachoeiras; Parque Estadual do Rio Preto em São Gonçalo do Rio Preto; Gruta do Salitre, Ponte do Acaba Mundo, Trilha Verde da Maria Fumaça, Quenion do Funil, Caminho dos Escravos Diamantina-Mendanha, Rio jequitinhonha, todos esses lugares entre outros ainda tão pouco conhecidos e reconhecidos como merecem, são palcos de um espetáculo repleto de beleza e história.
Aqui podemos praticar o Mountain Bike, o Montanhismo, Arvorismo, Trekking, Camping, entre outros diversos esportes de aventura. E mesmo assim, eu pergunto:
O que existe de mobilização, informação e infraestrutura para que isso seja possível para a população e para o turista?
Quais eventos ajudam a divulgar e conscientizar sobre a potencial beleza da nossa região?
Não longe daqui vemos a Serra do Cipó, Chapada Diamantina, entre outros lugares com uma estrutura voltada para esse turismo ecológico e claro, consciente. Afinal, conscientização e preservação são essenciais para a prática sustentável do ecoturismo em qualquer lugar do mundo.
Porém, começo a ficar mais esperançoso pois estamos vendo empresas abraçando esta causa de tão grande valor: Veredas do Espinhaço, Quintal Radical, Minhas Gerais, e quem sabe em breve outras apareçam para que definitivamente Diamantina acorde e veja ao seu redor, e até mesmo para dentro de si, em suas ruas, o quão importante é valorizar aquilo que vemos todos os dias ser tratado como comum e abundante.
Nosso patrimônio vai além das fachadas mantidas e conservadas destes casarões... vai além dos muros e calçadas. E
Ele passa pelos vales, montanhas, rios, pela alma e pelo coração!!!
Publicado pelo Fernando Gtipp, do Passadiço Virtual, de Diamantina
Nenhum comentário:
Postar um comentário