Dilma mantém 12 pontos de dianteira, diz Datafolha
Pesquisa Datafolha realizada, nesta quinta-feira, 28.10, voltou a indicar estabilidade no quadro da corrida presidencial, com Dilma Rousseff (PT) mantendo liderança de 12 pontos sobre José Serra (PSDB).
A diferença agora é que o percentual de indecisos caiu de 8% para 4% em dois dias. Essa redução nesse grupo de eleitores indica que há cada vez menos espaço para mudanças na tendência de favoritismo da candidata do PT.
O levantamento do Datafolha, encomendado pela Folha, foi realizado em 256 cidades e com 4.205 entrevistas. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
Quando se consideram os votos válidos, Dilma manteve os mesmos 56% que obteve nos levantamentos de terça-feira (dia 26) e quinta-feira (dia 21). Serra também ficou com seus 44% registrados nas últimas duas sondagens.
Há alguma variação no que diz respeito aos votos totais, pois aí houve redução dos indecisos. Dilma oscilou de 49% para 50% nesta semana. Serra foi de 38% para 40%. Ambos movimentaram-se dentro da margem de erro da pesquisa.
Ontem, segundo o Datafolha, os "marineiros" indecisos caíram para 8%, mas os que vão anular ou votar em branco foram a 18%. Os dois grupos totalizam 26%. Ou seja, cerca de um quarto dos eleitores de Marina não se convenceram até agora a votar em Dilma ou em Serra.
Outro dado que ajuda a entender porque a petista subiu um pouco neste mês e consolidou sua dianteira é o comportamento de quem no primeiro turno votou em branco ou nulo. Na primeira semana de outubro, 14% desses eleitores diziam estar propensos a votar na petista e 25% declaravam apoio ao tucano.
Passadas quase quatro semanas, o quadro se inverteu: 25% dos eleitores que votaram em branco ou nulo no primeiro turno dizem agora que vão escolher Dilma contra 13% que optam por Serra.
Votos por região
Sudeste - Dilma começou outubro com 41% contra 44% de José Serra (PSDB). No levantamento de ontem do Datafolha, a petista estava com 47% e o tucano havia deslizado para 42%. A vantagem é de cinco pontos a favor de Dilma.
O Sudeste responde por 44% dos eleitores do país. Para vencer uma disputa presidencial é vital o candidato ter um bom desempenho em São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Mesmo com muito esforço de Geraldo Alckmin (SP) e Aécio Neves (MG), os tucanos não conseguiram tirar a dianteira de Dilma.
Sul - A única região geográfica na qual o tucano lidera com folga é o Sul (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul). Serra tem 52% (avançou quatro pontos nesta semana) contra 40% de Dilma. A dianteira de Serra é de 12 pontos.
Nordeste- Nesta região Dilma dá um banho. A petista começou o mês com 62% e esse é o mesmo percentual que tem hoje. Serra tinha 31% no início de outubro e agora caiu para 29%. A diferença entre ambos no momento é de 33 pontos percentuais.
Norte e Centro-Oeste - Nestas regiões ( Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Amazonas, Pará, Acre e outros) somadas, Dilma tem 51% contra 41% de Serra. Vantagem de 11 pontos para a petista.
Homens e mulheres preferem Dilma
A vantagem de Dilma continua ancorada no eleitorado masculino. Entre os homens, ela tem 54% contra 38% de Serra.
Já no voto feminino a diferença é mais apertada: a petista está com 46% e o tucano obtém 43%.
Votos religiosos
A intenção de votos do eleitor, de acordo com sua religião, é a seguinte:
os que se declaram católicos votam majoritarimente em Dilma: 54% querem ela e 39% para Serra.
Nos evangélicos pentecostais há empate técnico: Dilma tem 43% e Serra 45% das intenções de voto.
Os evangélicos não-pentecostais também estão divididos: Dilma tem 45% e Serra 43%.
Os espíritas kardecistas optam por Serra com 43% e dão 39% a Dilma.
Os que se declaram sem religião preferem Dilma com 47% e Serra tem 40%.
Votos por escolaridade
Os eleitores com ensino fundamental preferem mais de Dilma do que Serra. Ela tem 55 % e 37% Serra .
Aqueles com Ensino Médio também preferem Dilma com 49% contra 40% de Serra.
José Serra ganha de Dilma nos eleitores com curso superior: 50 a 37%.
A pesquisa foi registrada no TSE sob o número 37721/2010.
Com informações da Folha Online.
Nenhum comentário:
Postar um comentário