terça-feira, 31 de janeiro de 2017
Fases da Lua
"Tenho fases, como a lua.
Fases de andar escondida,
fases de vir para a rua...
Perdição da minha vida!
Perdição da vida minha!
Tenho fases de ser tua,
tenho outras de ser sozinha".
Cecília Meireles.
Para Ana Lua Silveira!
Somente 77 tiram nota 1.000 na redação do ENEM.
Escrever não é nada fácil. Exige muita leitura, técnica e treino.
" Escrever é revelar-se"
Tirar nota mil na Redação Enem faz toda a diferença. Você aumenta sua pontuação geral e tem mais chances no Sisu, Prouni, Pronatec. E ganha na vida toda por saber escrever direito e com capacidade de argumentação. Veja abaixo exemplos de Redação Enem nota 1000. Em 2016, foram apenas 77 Redações Nota Máxima.
Conhecer o que já foi avaliado como uma Redação Enem nota 1000 pode ajudar você a se preparar para os vestibulares e o próximo Enem. Copiar não vale, e nem adianta. Leia neste post exemplos de Redação Enem corrigidas com nota máxima nos últimos anos para você perceber que dá sim para chegar lá também.
Observe no gráfico que não tem moleza na Redação do Enem: A maioria dos candidatos no Enem 2016 ficou com menos de 600 pontos na correção da redação, e 291 mil tiraram nota zero. No total, apenas 1 milhão e 370 mil candidatos passaram dos 601 pontos na Redação, enquanto 4 milhões e 483 mil ficaram com nota abaixo deste patamar. Veja neste post os fundamentos para você ter uma boa nota, e leia textos aprovados com nota 1000.
O fundamental para você conseguir uma boa nota na Redação é ler o enunciado com atenção e ter capacidade para entender o tema e a proposição. São os primeiros passos para fazer o texto dissertativo argumentativo observando bem a estrutura de Introdução, Desenvolvimento, e Conclusão. Fazer redações é fundamental para exercitar! E você pode também fazer o Curso Enem Online, gratuito do Blog do Enem, com aulas completas sobre Redação.
Ler é o melhor remédio para mandar bem na Redação do Enem – A melhor vacina para fazer uma boa redação é ler, compreender o que se lê, saber reelaborar argumentar e contra argumentar em relação ao que se leu, e ainda conseguir colocar o seu posicionamento na forma de um texto escrito dentro das normas da língua portuguesa como é corrente no Brasil. Confira todas as dicas de Redação para o Enem aqui.
Interpretação de Texto na Redação Enem – Parece piada que muita gente ‘lê mas não entende’, só que é mesmo verdade. Na real, uma grande parte dos estudantes brasileiros termina a Educação Básica sem saber “ler” e “escrever”. E, vivendo assim, na ilusão de ter alcançado o conhecimento, fica mesmo difícil fazer uma redação Enem nota 1000. Veja aqui revisão completa de Interpretação de Texto
Confira a seguir exemplos de Redação Enem Nota 1000 no Exame 2015, no Enem 2014, e no Enem de 2013. Leia uma, duas, três, mil vezes se for preciso uma Redação Enem corrigida com nota 1000. Uma boa dica é levar os textos para seu Colégio de Ensino Médio e pedir para o seu (ou a sua) professor(a) de redação explicar para a turma por que fatores o texto mereceu Nota 1000.
Redação Enem nota 1000 – Ano 2015 – Veja!
1 – Candidata Isadora Peter Furtado (17 anos, Pelotas – RS. Ela estudou no grupo de alunos do professor Luís Fernando Gallo). O tema da Redação Enem 2015 foi ‘A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira’. Veja o texto dissertativo argumentativo que ganhou a nota máxima:
A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira é um problema muito presente. Isso deve ser enfrentado, uma vez que, diariamente, mulheres são vítimas desta questão. Neste sentido, dois aspectos fazem-se relevantes: o legado histórico-cultural e o desrespeito às leis. Segundo a História, a mulher sempre foi vista como inferior e submissa ao homem. Comprova-se isso pelo fato de elas poderem exercer direitos, ingressarem no mercado de trabalho e escolherem suas próprias roupas muito tempo depois do gênero oposto.
Esse cenário, juntamente aos inúmeros casos de violência contra as mulheres corroboram a ideia de que elas são vítimas de um histórico-cultural. Nesse ínterim, a cultura machista prevaleceu ao longo dos anos a ponto de enraizar-se na sociedade contemporânea, mesmo que de forma implícita, à primeira vista.
Conforme previsto pela Constituição Brasileira, todos são iguais perante à lei, independente de cor, raça ou gênero, sendo a isonomia salarial, aquela que prevê mesmo salário para mesma função, também garantidas por lei. No entanto, o que se observa em diversas partes do país, é a gritante diferença entre os salários de homens e mulheres, principalmente se estas forem negras. Esse fato causa extrema decepção e constrangimento a elas, as quais sentem-se inseguras e sem ter a quem recorrer. Desse modo, medidas fazem-se necessárias para corrigir a problemática.
Diante dos argumentos supracitados, é dever do Estado proteger as mulheres da violência, tanto física quanto moral, criando campanhas de combate à violência, além de impor leis mais rígidas e punições mais severas para aqueles que não as cumprem. Some-se a isso investimentos em educação, valorizando e capacitando os professores, no intuito de formar cidadãos comprometidos em garantir o bem-estar da sociedade como um todo.
Fonte: Blogdoenem.com.br
Outros exemplos de Redação Nota 1.000
ENEM 2013
Comportamento ao volante
Por Andrezza Ferreira
O automóvel foi uma das grandes invenções do homem. Ao longo dos anos, a espécie humana foi se organizando em sociedade e desenvolvendo meios para facilitar seu deslocamento. Dessa forma, o sistema rodoviário foi implantado e sendo, progressivamente, aprimorado no território brasileiro. A intensificação desse processo gerou maior mobilidade á população, mas também possibilitou a ocorrência de eventuais ações maléficas por parte dos cidadãos, como o ato de dirigir após consumir bebida alcoólica. A Lei Seca, atual medida adotada pelo Governo brasileiro, coloca em evidência a necessidade de se discutir sobre a segurança o trânsito.
O ato de dirigir é semelhante ao de se praticar um esporte. Nele, realizam-se movimentos que estimulam a coordenação motora do individuo, capacitando-o para exercer determinada atividade. Porém, conduzir um carro é uma prática coletiva, pois é preciso e noção e competência para um bom desempenho próprio. e também atenção para com o comportamento dos outros ao volante. Vista essa complexidade , dirigir embriagado é um comportamento brutal, um vez que a bebida afeta negativamente o controle do homem sobre si. A criação da Lei Seca foi de grande importância para organizar esse quadro, e vem apontando estatísticas gradualmente satisfatórias na redução de vítimas de acidentes de trânsito.
Contudo, muitos ainda se posicionam contra a lei mencionada, mas os mesmos não cogitam que ela foi colocada em vigor por um bem maior. É compreensível o descontentamento das pessoas que são impossibilitadas de beber socialmente porque o bafômetro alega quantidades ingeridas que, para elas, são baixas e nocivas ao ideias desempenho do organismo. Entretanto, é fundamental que o ser humano compreenda que prezar pela vida de seus semelhantes é mais importante do que atingir um prazer pessoa, e é a partir desse princípio que leis como a Lei Seca, devem ser respeitadas.
Portanto, medidas precisam ser tomadas a fim de de diminuir as perigosas consequências que a bebida alcoólica pode ocasionar aos motoristas. É obrigação do Governo cobrar da Polícia Rodoviária Federal a intensificação da fiscalização da Lei Seca, e papel das escolas de direção ressaltarem, nas aulas, a importância dos alunos em cumprir com esse dever. A mídia também pode colaborar, com campanhas e propagandas que incentive, o cidadão a respeitar essa lei. Dessa maneira, a sociedade brasileira poderá se tranquilizar e aguardar melhorias da conduta de suas futuras gerações no trânsito.
ENEM 2014
O verdadeiro preço de um brinquedo
Por Carlos Eduardo Lopes Marciano
É comum vermos comerciais direcionados ao público infantil. Com a existência de personagens famosos, músicas para crianças e parques temáticos, a indústria de produtos destinados a essa faixa etária cresce de forma nunca vista antes. No entanto, tendo em vista a idade desse público, surge a pergunta: as crianças estariam preparadas para o bombardeio de consumo que as propagandas veiculam?
Há quem duvide da capacidade de convencimento dos meios de comunicação. No entanto, tais artifícios já foram responsáveis por mudar o curso da História. A imprensa, no século XVIII, disseminou as ideias iluministas e foi uma das causas da queda do absolutismo. Mas não é preciso ir tão longe: no Brasil redemocratizado, as propagandas políticas e os debates eleitorais são capazes de definir o resultado de eleições. É impossível negar o impacto provocado por um anúncio ou uma retórica bem estruturada.
O problema surge quando tal discurso é direcionado ao público infantil. Comerciais para essa faixa etária seguem um certo padrão: enfeitados por músicas temáticas, as cenas mostram crianças, em grupo, utilizando o produto em questão.Tal manobra de “marketing” acaba transmitindo a mensagem de que a aceitação em seu grupo de amigos está condicionada ao fato dela possuir ou não os mesmos brinquedos que seus colegas. Uma estratégia como essa gera um ciclo interminável de consumo que abusa da pouca capacidade de discernimento infantil.
Fica clara, portanto, a necessidade de uma ampliação da legislação atual a fim de limitar, como já acontece em países como Canadá e Noruega, a propaganda para esse público, visando à proibição de técnicas abusivas e inadequadas. Além disso, é preciso focar na conscientização dessa faixa etária em escolas, com professores que abordem esse assunto de forma compreensível e responsável. Só assim construiremos um sistema que, ao mesmo tempo, consiga vender seus produtos sem obter vantagem abusiva da ingenuidade infantil.
Processo Seletivo aponta 38 vagas em Parques Estaduais do Vale do Jequitinhonha
Edital da MGS prevê o preenchimento de 26 vagas e formação de cadastro de reserva para o Vale e outras regiões de Minas Gerais.
Processo Seletivo Público Simplificado com salários de até R$ 2.269,31.
Os 18 Parques Estaduais contratarão Agentes de Serviços, Guarda
e Monitores Ambientais.
e Monitores Ambientais.
A MGS – Minas Gerais Administração e Serviços S.A. –, empresa pública estadual, abriu o Processo Seletivo Público Simplificado - PSPS 01/2017 para preenchimento de 26 vagas e formação de cadastro de reserva para diversas localidades do estado, incluindo a capital mineira.
O edital foi publicado na quinta-feira (26/1) e está disponível neste portal e também no site do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC): www.ibfc.org.br. A empresa contrata pelo regime celetista e oferece, como benefícios, seguro de vida em grupo, vale alimentação e vale transporte.
O valor da inscrição para as vagas de ensino fundamental Incompleto/completo é de R$ 34,00 e para ensino médio/técnico é de R$ 44,00. O texto integral do edital e seus anexos deste PSPS poderão ser retirados pelo candidato, por download do arquivo, nos endereços eletrônicos www.mgs.srv.br e www.ibfc.org.br.
As inscrições para o Processo Seletivo Público Simplificado serão realizadas pela internet, no endereço eletrônico do IBFC www.ibfc.org.br, e poderão ser feitas a partir da 0h do dia 27/1/2017 até às 23h59 do dia 19/2/2017, sendo o dia 20/2/2017 o último dia para o pagamento do boleto bancário, observado o horário de Brasília-DF.
Inscrições:
Serviço:
Período de inscrições: 27/1/2017 a 19/2/2017, no site: www.ibfc.org.br.
DA REALIZAÇÃO DAS PROVAS :
A aplicação das Provas está prevista para o dia 05/03/2017 , realizada em diversas cidades de Minas Gerais, com uma duração de 3 horas.
Executora: IBFC – www.ibfc.org.br/ SAC (11) 4788-1430.
Valores da inscrição: Ensino Fundamental Incompleto/Completo: R$ 34,00
Ensino Médio/Técnico: R$ 44,00.
Processo Seletivo
aponta 38 vagas em Parques Estaduais do Vale do Jequitinhonha
Confira nas tabelas
abaixo e no Edital:
QUADRO 2 –
EMPREGOS/OCUPAÇÕES DISTRIBUÍDOS POR
MUNICÍPIO DE TRABALHOE LOCAL DE TRABALHO.
(Uma vez inscrito e aprovado para emprego/ocupação para
determinada localidade
prevista no quadro 2 do Anexo I, o candidato será vinculado ao município do local
de trabalho, para todos os efeitos).
Município
|
Local
Trabalho
|
Emprego
|
Ocupação
|
Escolaridade
|
Salário
|
Se
xo
|
CH
|
Va
gas
|
Prova
|
DIAMANTINA
|
Parque Estadual do BiribirI
|
Apoio Operacion II
|
Agente de Parque
|
Fund
Incomp
|
1.044,28
|
M/F
|
44
|
CR
|
Diamantina
|
DIAMANTINA
|
Parque Estadual do BiribirI
|
Apoio Operacional II
|
Agente de Parque Habilitado A
|
Fund Incomp
|
1.259,28
|
M/F
|
44
|
CR
|
Diamantina
|
DIAMANTINA
|
Parque Estadual do BiribirI
|
Apoio Operacional II
|
Agente de Parque Habilitado B
|
Fund Incomp
|
1.259,28
|
M/F
|
44
|
CR
|
Diamantina
|
DIAMANTINA
|
Parque Estadual do BiribirI
|
Apoio Operacional II
|
Porteiro / Vigia
|
Fund Incomp
|
1.259,28
|
M/F
|
44
|
CR
|
Diamantina
|
GRÃO MOGOL
|
Parque Estadual de Grão Mogol
|
Apoio Operacional I
|
Agente de Parque
|
Fund
Incomp
|
1.044,28
|
M/F
|
44
|
CR
|
GRÃO MOGOL
|
GRÃO MOGOL
|
Parque Estadual de Grão Mogol
|
Apoio Operacional II
|
Agente de Parque Habilitado A
|
Fund Incomp
|
1.259,28
|
M/F
|
44
|
CR
|
GRÃO MOGOL
|
GRÃO MOGOL
|
Parque Estadual de Grão Mogol
|
Apoio Operacional II
|
Agente de Parque Habilitado B
|
Fund Incomp
|
1.259,28
|
M/F
|
44
|
CR
|
GRÃO MOGOL
|
GRÃO MOGOL
|
Parque Estadual de Grão Mogol
|
Apoio Operacional II
|
Monitor
Ambiental
Habilitado A
|
Ensino Médio
|
1.259,28
|
M/F
|
44
|
CR
|
GRÃO MOGOL
|
GRÃO MOGOL
|
Parque Estadual de Grão Mogol
|
Auxiliar de Serviços I
|
Servente de Limpeza
|
Fund Incomp
|
972,83
|
M/F
|
44
|
CR
|
GRÃO MOGOL
|
Itamarandiba
|
Parque Est
Serra Negra
|
Apoio Operacional I
|
Agente de Serv Parque
|
Fund Incomp
|
1.044,28
|
M/F
|
44
|
CR
|
Diamantina
|
Itamarandiba
|
Parque Est
Serra Negra
|
Apoio Operacional I
|
Agente de Serv Parque
Habilitado A
|
Fundamental Incomp
|
1.259,28
|
M/F
|
44
|
CR
|
Diamantina
|
Itamarandiba
|
Parque Est
Serra Negra
|
Apoio Operacional II
|
Agente de Serv Parque
Habilitado B
|
Fundamental Incomp
|
1.259,28
|
M/F
|
44
|
CR
|
Diamantina
|
Itamarandiba
|
Parque Est
Serra Negra
|
Apoio Operacional II
|
Monitor
Ambiental
|
Ensino Médio
|
1.259,28
|
M/F
|
44
|
CR
|
Diamantina
|
Leme do Prado
|
Escola Estad
Acauã
|
Apoio Operacional I
|
Agente de Serv Parque
|
Fund Incomp
|
1.044,28
|
M/F
|
44
|
CR
|
Diamantina
|
Leme do Prado
|
Escola Estad
Acauã
|
Apoio Operacional II
|
Agente de Serv Parque
Habilitado A
|
Fund
Incomp
|
1.259,28
|
M/F
|
44
|
CR
|
Diamantina
|
Leme do Prado
|
Escola Estad
Acauã
|
Apoio Operacional II
|
Agente de Serv Parque
Habilitado B
|
Fund
Incomp
|
1.259,28
|
M/F
|
44
|
CR
|
Diamantina
|
Leme do Prado
|
Escola Estad
Acauã
|
Apoio Operacional II
|
Monitor
Ambiental
|
Ensino Médio
|
1.259,28
|
M/F
|
44
|
CR
|
Diamantina
|
Rio Pardo de Minas
|
Parque Est Serra Nova
|
Apoio Operacional I
|
Agente de Serv Parque
|
Fund Incomp
|
1.044,28
|
M/F
|
44
|
CR
|
Rio Pardo de Minas
|
Rio Pardo de Minas
|
Parque Est Serra Nova
|
Apoio Operacional II
|
Agente de Serv Parque
Habilitado A
|
FundIncomp
|
1.259,28
|
M/F
|
44
|
CR
|
Rio Pardo de Minas
|
Rio Pardo de Minas
|
Parque Est Serra Nova
|
Apoio Operacional II
|
Agente de Serv Parque
Habilitado B
|
Fund Incomp
|
1.259,28
|
M/F
|
44
|
CR
|
Rio Pardo de Minas
|
Rio Pardo de Minas
|
Parque Est Serra Nova
|
Apoio Operacional II
|
Monitor
Ambiental
|
Ensino Médio
|
1.259,28
|
M/F
|
44
|
CR
|
Rio Pardo de Minas
|
Santa Maria do Salto
|
Parque Est Alto Cariri
|
Apoio Operacional II
|
Agente de Serv Parque
Habilitado A
|
Fund
Incomp
|
1.259,28
|
M/F
|
44
|
CR
|
Santa Maria do Salto
|
Santa Maria do Salto
|
Parque Est Alto Cariri
|
Apoio Operacional II
|
Agente de Serv Parque
Habilitado B
|
Funda Incomp
|
1.259,28
|
M/F
|
44
|
CR
|
Santa Maria do Salto
|
São Gonçalo do Rio Preto
|
Parque Est do Rio Preto
|
Apoio Operacional I
|
Agente de Parque
|
Fundamental Incomp
|
1.044,28
|
M/F
|
44
|
CR
|
Diamantina
|
São Gonçalo do Rio Preto
|
Parque Est do Rio Preto
|
Apoio Operacional II
|
Agente de Parque Habilitado A
|
Fund Incomp
|
1.259,28
|
M/F
|
44
|
CR
|
Diamantina
|
São Gonçalo do Rio Preto
|
Parque Est do Rio Preto
|
Apoio Operacional II
|
Agente de Parque Habilitado B
|
Fund Incomp
|
1.259,28
|
M/F
|
44
|
CR
|
Diamantina
|
São Gonçalo do Rio Preto
|
Parque Est do Rio Preto
|
Apoio Operacional II
|
Porteiro / Vigia
|
Fund Incomp
|
1.259,28
|
M/F
|
44
|
CR
|
Diamantina
|
Senador Modestino Gonçalves
|
Escola Est Mata dos Ausentes
|
Apoio Operacional I
|
Agente de Parque
|
Fundamental Incomp
|
1.044,28
|
M/F
|
44
|
CR
|
Diamantina
|
Senador Modestino Gonçalves
|
Escola Est Mata dos Ausentes
|
Apoio Operacional II
|
Agente de Parque Habilitado A
|
Fund Incomp
|
1.259,28
|
M/F
|
44
|
CR
|
Diamantina
|
Senador Modestino Gonçalves
|
Escola Est Mata dos Ausentes
|
Apoio Operacional II
|
Agente de Parque Habilitado B
|
Fund Incomp
|
1.259,28
|
M/F
|
44
|
CR
|
Diamantina
|
Serro
|
APA Águas Vertentes
|
Apoio Operacional I
|
Agente de Parque
|
Fundamental Incomp
|
1.044,28
|
M/F
|
44
|
CR
|
Diamantina
|
Serro
|
APA Águas Vertentes
|
Apoio Operacional II
|
Agente de Parque Habilitado B
|
Fund Incomp
|
1.259,28
|
M/F
|
44
|
CR
|
Diamantina
|
Serro
|
MN Varzea do Lajeado
|
Apoio Operacional I
|
Agente de Parque
|
Fundamental Incomp
|
1.044,28
|
M/F
|
44
|
CR
|
Diamantina
|
Serro
|
MN Varzea do Lajeado
|
Apoio Operacional II
|
Agente de Parque Habilitado A
|
Fund Incomp
|
1.259,28
|
M/F
|
44
|
CR
|
Diamantina
|
Serro
|
MN Varzea do Lajeado
|
Apoio Operacional II
|
Agente de Parque Habilitado B
|
Fund Incomp
|
1.259,28
|
M/F
|
44
|
CR
|
Diamantina
|
Serro
|
Parque Estad Pico do Itambé
|
Apoio Operacional I
|
Agente de Parque
|
Fundamental Incomp
|
1.044,28
|
M/F
|
44
|
CR
|
Diamantina
|
Serro
|
Parque Estad Pico do Itambé
|
Apoio Operacional II
|
Agente de Parque Habilitado A
|
Fund Incomp
|
1.259,28
|
M/F
|
44
|
CR
|
Diamantina
|
Serro
|
Parque Estad Pico do Itambé
|
Apoio Operacional II
|
Agente de Parque Habilitado B
|
Fund Incomp
|
1.259,28
|
M/F
|
44
|
CR
|
Diamantina
|
LEGENDA: CR = Cadastro Reserva; CH =
Carga Horária Semanal.
ANEXO II – REQUISITOS, DESCRIÇÃO SUMÁRIA DE ATRIBUIÇÕES DOS
EMPREGOS
OCUPAÇÃO
|
REQUISITOS
GERAIS
|
REQUISITOS
FÍSICOS E CONDIÇÕES ESPECÍFICAS PARA O EXERCÍCIO DA ATIVIDADE
|
DESCRIÇÃO
DETALHADA DA ATIVIDADE
|
Agente de Serviços de Parque Habilitado
A
|
-Ensino Fundamental Incompleto - 4a
série.
-6 (seis) meses de experiência na atividade
comprovada por meio de registro de contrato de trabalho na CTPS ou declaração
de Pessoa Jurídica de Direito Público, ou de Pessoa Jurídica de Direito
Privado, na qual deverá constar CNPJ e firma reconhecida.
- Possuir Carteira Nacional de Habilitação A
|
Ser capaz de:
- permanecer longos períodos na posição
sentada;
- possuir boa acuidade visual;
-conter a invasão ou tumulto de pessoas, utilizando
se necessário o emprego de força física;
-executar atividades de guarda e ronda
em parques, reservas ambientais e em locais ermos de difícil acesso.
|
-Atuar na conservação da UC, por meio
de vistorias;
-Auxiliar no controle de acesso,
orientação ao público visitante; -realizar caminhadas de longo percurso em
área rural;
-apoiar atividades de educação
ambiental,
-monitorar e promover os primeiros
combates aos incêndios florestais, acionando os agentes competentes da UC;
-operar máquinas e equipamentos de
comunicação e segurança; realizar atividades de manutenção, reparo e limpeza
em estradas, trilhas, aceiros, estruturas públicas e equipamentos;
-utilizar equipamentos de motorroçadeira e
motosserra quando necessário;
-zelar pela ordem e disciplina do local de
trabalho e pela segurança patrimonial;
-conduzir veiculos para realização de suas
atividades;
- executar outras tarefas correlatas,
conforme necessidade do serviço e orientação superior
|
Agente de Serviços de Parque Habilitado
B
|
-Ensino Fundamental Incompleto - 4a
série. -6 (seis) meses de experiência na atividade comprovada por meio de
registro de contrato de trabalho na CTPS ou declaração de Pessoa Jurídica de
Direito Público, ou de Pessoa Jurídica de Direito Privado, na qual deverá
constar CNPJ e firma reconhecida.
- Possuir Carteira Nacional de
Habilitação B
|
Ser capaz de:
- permanecer longos períodos na posição
sentada;
- possuir boa acuidade visual;
-conter a invasão ou tumulto de
pessoas, utilizando-se necessário o emprego de força física;
-executar atividades de guarda e ronda
em parques, reservas ambientais e em locais ermos de difícil acesso.
|
-Atuar na conservação da UC, por meio
de vistorias;
-Auxiliar no controle de acesso,
orientação ao público visitante;
-realizar caminhadas de longo percurso
em área rural;
-apoiar atividades de educação
ambiental,
-monitorar e promover os primeiros
combates aos incêndios florestais, acionando os agentes competentes da UC;
-operar máquinas e equipamentos de
comunicação e segurança; realizar atividades de manutenção, reparo e limpeza
em estradas, trilhas, aceiros, estruturas públicas e equipamentos;
-utilizar equipamentos de
motorroçadeira e motosserra quando necessário;
-zelar pela ordem e disciplina do local de
trabalho e pela segurança patrimonial;
-conduzir veículos para realização de
suas atividades;
- executar outras tarefas correlatas,
conforme necessidade do serviço e orientação superior.
|
Agente de Serviços de Parque não
Habilitado
|
Ensino Fundamental Incompleto - 4a
série. - 6 (seis) meses de experiência na atividade comprovada por meio de
registro de contrato de trabalho na CTPS ou declaração de Pessoa Jurídica de
Direito Público, ou de Pessoa Jurídica de Direito Privado, na qual deverá
constar CNPJ e firma reconhecida.
|
Ser capaz de:
- permanecer longos períodos na posição
sentada;
- possuir boa acuidade visual;
- conter a invasão ou tumulto de
pessoas, utilizando-se necessário o emprego de força física; - executar
atividades de guarda e ronda em parques, reservas ambientais e em locais
ermos de difícil acesso.
|
-Atuar na conservação da UC, por meio
de vistorias;
-Auxiliar no controle de acesso,
orientação ao público visitante;
-realizar caminhadas de longo percurso
em área rural;
-apoiar atividades de educação
ambiental, -monitorar e promover os primeiros combates aos incêndios
florestais, acionando os agentes competentes da UC;
-operar máquinas e equipamentos de
comunicação e segurança; realizar atividades de manutenção, reparo e limpeza
em estradas, trilhas, aceiros, estruturas públicas e equipamentos;
-utilizar equipamentos de
motorroçadeira e motosserra quando necessário; -zelar pela ordem e disciplina
do local de trabalho e pela segurança patrimonial;
- executar outras tarefas correlatas,
conforme necessidade do serviço e orientação superior.
|
Monitor Ambiental
|
- Ensino Médio Completo; - 6 (seis)
meses de experiência na atividade comprovada por meio de registro de contrato
de trabalho na CTPS ou declaração de Pessoa Jurídica de Direito Público, ou
de Pessoa Jurídica de Direito Privado, na qual deverá constar CNPJ e firma
reconhecida.
|
Ser capaz de:
- trabalhar em ambientes abertos, com
exposição a condições climáticas variáveis;
- possuir boa acuidade visual;
- possuir capacidade vocal adequada à
atividade
|
- Elaborar e executar atividades sobre
a temática ambiental, ministrando palestras, aulas e oficinas socioambientais
para a comunidade, bem como para estudantes e portadores de necessidades
especiais, bem como atuar como facilitador de aprendizagem coletiva e de
planejamento socioambiental;
- poderá conduzir veículos para
realização de suas atividades;
- auxiliar em pesquisas de fauna e
flora do parque, dentre outras;
- atuar como guia em visitas aos
parques; - realizar a abertura, sinalização e fechamento de trilhas;
- monitorar as atividades de camping; -
acionar as autoridades competentes, quando houver ocorrências ambientais,
patrimoniais, de segurança pública, dentre outras nas dependências do parque;
- integrar brigada de incêndio, em
situações emergenciais;
- operar equipamentos e sistemas de
informática e outros, quando necessário ao exercício das atividades;
- executar as atividades em
conformidade com as normas e procedimentos técnicos e de segurança,
qualidade, higiene e preservação ambiental;
- executar outras tarefas correlatas,
conforme necessidade do serviço e
|
Monitor Ambiental Habilitado A
|
- Ensino Médio Completo - Carteira
Nacional de Habilitação categoria “B” - 6 (seis) meses de experiência na
atividade comprovada por meio de registro de contrato de trabalho na CTPS ou
declaração de Pessoa Jurídica de Direito Público, ou de Pessoa Jurídica de Direito
Privado, na qual deverá constar CNPJ e firma reconhecida.
|
Ser capaz de:
- Possuir boa acuidade visual;
- permanecer em pé, por longos períodos
|
-Executar manobras em veículos,
colocando-os nas vagas disponíveis; -facilitar a entrada e saída dos veículos,
mantendo-os em ordem nas vagas; -sinalizar as vagas que por algum motivo não
estejam disponíveis no momento; -responsabilizar-se pela ordem e guarda dos
veículos na garagem durante o seu funcionamento; -preparar, organizar e
manter limpo o local de trabalho; -executar as atividades em conformidade com
as normas e procedimentos técnicos e de segurança, qualidade, higiene e
preservação ambiental; -executar outras tarefas correlatas, conforme
necessidade do serviço e orientação superior.
|
Porteiro/ Vigia
|
- Ensino Fundamental Completo;
- Sexo Masculino/Feminino;
- 6 (seis) meses de experiência na
atividade comprovada por meio de registro de contrato de trabalho na CTPS ou
declaração de Pessoa Jurídica de Direito Público, ou de Pessoa Jurídica de
Direito Privado, na qual deverá constar CNPJ e firma reconhecida.
|
Ser capaz de :
- trabalhar em ambientes abertos, com
exposição a condições climáticas variáveis;
- permanecer em pé, por longos períodos ;
-conter a invasão ou tumulto de pessoas,
utilizando se necessário o emprego de força física;
-executar atividades de guarda e ronda
em parques, reservas ambientais e em locais ermos de difícil acesso;
- executar atividades em guaritas.
|
- Fiscalizar e colaborar na preservação
do patrimônio do local de trabalho, por meio de ronda, de acordo com a
programação de trabalho, e atuando em escala diurna e noturna de revezamento
ou diarista;
- atender o público e controlar a
entrada e a saída de pessoas, veículos, materiais e equipamentos, obedecendo
às normas internas do local de trabalho;
- operar equipamentos de comunicação e
de segurança patrimonial;
- elaborar relatório diário de ocorrência;
- acionar as autoridades competentes,
quando houver ocorrências patrimoniais, de segurança pública, dentre outras,
nas dependências do local de trabalho;
- receber, discriminar e protocolizar
correspondências, documentos, pequenos volumes e encomendas;
- receber e transmitir recados,
registrando as informações;
- preparar, organizar e manter limpo o
local de trabalho;
- executar as atividades em
conformidade com as normas e procedimentos técnicos e de segurança,
qualidade, higiene e preservação ambiental;
- executar atividades correlatas,
conforme necessidade do serviço e orientação superior.
|