Motoristas ataram fogo na ponte de madeira, no rio Rubim, na BR 367, revoltados com a situação precária da ponte.
Os municípios de Jacinto, Santa Maria do Salto, Santo Antônio do Jacinto e Salto da Divisa se encontram ilhados, pois a balsa não pode ser usada devido ao volume baixo do rio. A população já havia alertado sobre a possibilidade, uma vez que a ponte localizada na BR 367 já apresentava falhas que ameaçam a segurança de quem passa por lá.
Ao saber do ocorrido desta manhã, o deputado estadual Jean Freire acionou o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), solicitando, mais uma vez, atitude do órgão em relação à trágica situação do trecho. Segundo o superintendente do DNIT, Carlos Evandro Coelho da Fonseca, o exército já foi convocado para tentar controlar a situação e já estão sendo tomadas todas as medidas necessárias.
No final da tarde, Dr. Jean se reuniu no DNIT, em Belo Horizonte, com Fonseca e engenheiros. O órgão se comprometeu a liberar a ponte com o Exército e a enviar uma programação de ponte definitiva para Brasília. Dr. Jean frisou, no entanto, que “Isso não resolve o nosso problema. Precisamos de união para reivindicar o asfaltamento, não apenas de soluções imediatistas”.
Para o deputado, esse é o momento de toda a população unir forças na cobrança pela melhoria da BR, independente de siglas partidárias. Mais que isso, é necessário que o Estado olhe com mais cuidado para a região e pense nas medidas necessárias para solucionar um problema de longa data.
A ponte de madeira, que é extremamente necessária à integração dos municípios, foi construída há mais de vinte anos e aguarda uma reforma que vem sendo protelada mesmo após a regularização da documentação.
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) liberou R$900 mil para a realização de uma reforma na ponte que deveria ter iniciado dois meses atrás. Os impasses sobre a decisão são muitos: em primeiro lugar, a reforma de uma ponte de madeira, já debilitada pelo abatimento no solo, tacos soltos, fungos e inclinação nos pilares, não deveria ser reformada, mas reconstruída.
O outro problema é o fato da reforma, mesmo depois de ter sido autorizada pelo órgão responsável, não ter iniciado até hoje. As obram deveriam ter iniciado em junho, mas desde a divulgação da data, nenhuma outra informação foi dada ao povo.
Em julho deste ano, o DNIT divulgou o contrato de prestação de serviços para a recuperação da ponte. Enquanto o processo de contratação continua em andamento e a recuperação da ponte não começa, os moradores da região que precisam transitar pela mesma ainda sofrem com a falta de estrutura.
Deputado estadual Jean Freire em reunião com a Superintendência Regional do DNIT, em Belo Horizonte, debatendo soluções imediatas e definitivas para a ponte sobre o rio Rubim, na BR 367.
Para os moradores da região, a decisão de reforma não contempla suas demandas. Eles cobram a construção de outra ponte, de concreto, e consideram um absurdo a existência de uma ponte de madeira numa rodovia tão importante quanto a 367.
Em protesto pela situação, motoristas atearam fogo em trecho da via. O estado calamitoso no qual se encontra a ponte, localizada no km 65, denuncia a indiferença do poder público à situação de uma população abandonada à sua conta e risco. O atraso revela o descaso com as comunidades que dependem da via para se conectar com o resto do Estado.
Enquanto isso, a comunidade sofre com o descaso e a insegurança da estrutura, que está enfraquecida e representa risco de morte para os carros e transeuntes. O tráfego ali é intenso e a possibilidade de ocorrer uma tragédia é grande -- não só pela iminência de acidentes mas também pelo fato de que, se interditada, a ponte dificultará o atendimento médico à população, que constantemente precisa se deslocar em um busca de tratamento especializado.
Desde o início do seu mandato, Jean Freire vem buscando solucionar o problema do trecho que permite o acesso de várias cidades à Almenara. Somente neste primeiro semestre, o deputado esteve com o mesmo objetivo em reuniões com o Secretário de Planejamento e Gestão, Helvécio Magalhães e com o diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Célio Dantas.
Dr Jean também se reuniu com o Secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas, Murilo Valadares. O deputado vem reiterando constantemente a necessidade de asfaltar a BR. Em um dos encontros que teve com o Secretário de Governo Odair Cunha, Jean solicitou ao mesmo que intercedesse junto ao governo federal pelo asfaltamento da BR 367, sob concessão do DNIT.
Fonte: Assessoria de Comunicação do Mandato do deputado estadual Jean Freire.