terça-feira, 30 de abril de 2013

79% dos países adotam maioridade penal aos 18 anos


Movimento de maioridade penal aos 16 anos é ultraconservador

Estudo da UNICEF de 2007 ("Porque dizer não à redução da maioridade penal") revela que 79% dos países pesquisados (foram pesquisados 42, incluindo Suécia, Romênia, Portugal, Noruega, Países Baixos, Japão, Itália, entre outros) adotam a maioridade penal aos 18 anos. Mais: grande parte (47%) adota 13 ou 14 anos como início da responsabilidade juvenil (no Brasil, a idade fixada é de 12 anos). Abaixo de 12 anos apenas 7 países.


Em 2004, somente 1% dos adolescentes brasileiros haviam cometido infrações. Furto e porte de arma perfizeram 58% dessas infrações. Homicídios representaram 1,4%. (veja gráfico-ilustração desta nota).
Portanto, esta história de redução da maioridade penal não se sustenta racionalmente. É sensacionalismo ultraconservador que explora a emoção inocente e ignorância da maioria dos brasileiros.

Fonte: Blog do Rudá Ricci

Minas Novas-MG: Após 11 anos, pai reencontra filho desaparecido em Brasília

Sávio Tadeu Pires estava desaparecido há 11 anos. 
Família o localizou em Brasília.


Foto: Facebook Ellen Evangelista
Foi emocionante o reencontro dos familiares de Sávio Tadeu Pires, popularmente conhecido como "Teim", em Minas Novas, Vale do Jequitinhonha, nordeste de Minas, que havia desaparecido há 11 anos. O mesmo saiu para trabalhar em 2002 e nunca mais deu notícias aos familiares.

Foi localizado em Brasília por Giselda Dupim, que sensibilizada com a situação, mesmo não tendo nenhuma ligação com Sávio, entrou em contato com a Prefeitura de Minas Novas ainda em 2012, quando seu genitor confirmou realmente que se tratava de seu filho.

Passado alguns meses, seu pai e seu irmão Wellington estiveram em Brasília para o reencontro com Sávio e trazê-lo para sua terra natal, onde sua família reside.

Fonte: Blog do Jequi

Capelinha se mobiliza contra a Dengue, organizando o Dia D de combate à epidemia


10 de maio será o Dia D contra a dengue 
Foto(s): Internet
12 mortes já foram confirmadas nos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
Prefeitura inicia ações na cidade para prevenção e combate ao mosquito transmissor da Dengue, prepara o Dia D e lança o Disk-Denúncia através do telefone 3516.3857.

Está confirmado! Dia 10 de maio, sexta-feira, Capelinha realiza o “Dia D” de combate ao mosquito da Dengue com concentração na Praça do Povo e ações em toda a cidade. A decisão foi tomada pelo prefeito interino Laerte Barrinha durante reunião nesta quinta-feira, dia 18 de abril, com secretários municipais, vereadores, Polícia Militar e representantes dos setores de Saúde, Vigilância Sanitária, Endemias e Comitê Municipal Contra a Dengue. O encontro também serviu para definição de uma agenda de ações diárias com início imediato e encerramento no dia 10 de maio.

Coordenadas pelo Comitê Municipal de Combate à Dengue, as ações incluem visitas domiciliares por agentes de Saúde, de Endemias e de policiais militares, palestras nas Escolas, panfletagem, publicações em jornais, anúncios em rádio e uso do Disk-Denúncia através do telefone 3516.3857 (Secretaria de Meio Ambiente) para que a população denuncie a existência de focos em lotes vagos e terrenos baldios. Na semana de 06 a 10 de maio haverá mutirão para capina de ruas e limpeza nos bairros, culminando com o “Dia D”.

O prefeito interino Laerte Barrinha disse que é importante o envolvimento de toda a população nas ações de combate e prevenção ao mosquito da Dengue. “A Prefeitura está fazendo a sua parte, mas os moradores precisam colaborar com esse trabalho, principalmente acabando com a água parada em suas casas, limpando seus quintais e capinando seus lotes vagos”, afirmou Laerte Barrinha. A Secretaria Municipal de Saúde confirmou a ocorrência de 12 casos de Dengue e 128 notificações da doença em Capelinha até o dia 19 de abril.

Na sexta-feira, 26 de abril, boletim divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES) confirmava a morte de 51 pessoas em todo o estado por complicações da dengue. As últimas vítimas também eram mulheres, uma de 30 anos, que faleceu em Muiraé, na Zona da Mata, e a outra de 27, em Contagem, na Grande BH. 
O órgão informou que em menos de quatro meses houve aumento de 283% nas mortes em relação a todo o ano passado (18 óbitos de janeiro a dezembro de 2012 e 51 de janeiro até 27 de abril). Em 116 dias, os casos confirmados já são 351% a mais do que em 2012.
A situação só não é pior do que em 2010, quando houve a maior epidemia, com 194.636 casos confirmados e 106 mortes.
POR: ALDAIR GOMES/ARANÃS FM

Itamarandiba: Organização da 20ª Expoita confirma atrações com Ivete Sangalo e Zezé Di Camargo& Luciano


Programação oficial da 20ª EXPOITA 2013 de Itamarandiba, no Alto Jequitinhonha


programação expoita Programação oficial da 20ª EXPOITA 2013 de Itamarandiba MG
Agora é pra valer! A grande festa do Alto Jequitinhonha estará com apresentações artísticas de ‘peso” em todos os dias. 
Serão cinco dias de muita festa e alegria com montarias de rodeio, MotoCross e vários shows com artistas de renome nacional.
Em entrevista, Leonardo Guimarães, Secretário Municipal de Cultura, disse que "além da visibilidade, as atrações trarão um grande público com expectativa de sucesso em bilheterias". Também citou que "em anos anteriores, a administração sempre gastou muito e teve prejuízos vultosos com a Festa. Agora, conta com um novo projeto para que não dê prejuízos aos cofres públicos."  
Ele aproveitou a oportunidade para convidar a todos para a 20ª EXPOITA. “Reitero o convite aos itamarandibanos ausentes e presentes e a todos da região, para que compareçam, entre os dias 10 a 14 de julho de 2013, na Expoita especial de vinte anos. A Festa será marcada pela presença de ilustres e renomados da música brasileira como Ivete Sangalo e Zezé Di Camargo e Luciano,” disse.
Confira a Programação completa:
Quarta-feira – 10/07: 
Abertura Oficial da 20ª EXPOITA, a partir das 22 horas, fica por conta da Cia de Rodeio “Batidão Bruto” seguido pelo show da revelação do sertanejo, JOÃO LUCAS & DIOGO “ PANRAMPAMPAM” .
Quinta- feira – 11/07: 
O show mais esperado do ano com “A Rainha do Axé”: IVETE SANGALO.
Logo após, a dupla sertaneja ALTOBELLY & ROBSON.
Sexta-feira – 12/07: 
“Eu só vou beber mais hoje, amanhã eu vou parar” é o embalo da Sexta-Feira, com o inédito show da dupla HUMBERTO & RONALDO, além de CIA de RODEIO e show do grupo SUNGA DE PANO.
Sábado – 13/07: 
ZEZÉ DI CAMARGO & LUCIANO, “Os 2 filhos de Francisco” trazem à Itamarandiba a maior estrutura de show já apresentada pela dupla, além do agito da bela LÍVIA CRISTO e Final do Rodeio.
Domingo – 14/07: 
Após o tradicional MOTOCROSS, a festa é do “novo” batuque da Banda UH!bLOCO com clássicos do Axé, MPB e Pop Rock. Em seguida o show da banda JACK BORIS, cantando covers do Rock’n’Roll.
Vale ressaltar que os intervalos dos shows serão animados por DJs, uma novidade nesta 20ª EXPOITA. Já os pacotes dos ingressos serão disponibilizados na segunda quinzena de maio, com preços ainda a serem definidos. 
Fonte: Itamarandiba Hoje

1º de maio: Capelinha realiza Movimento Cidadania e Ação Social


 
Evento acontecerá na Praça do Povo de a partir das 14 horas
Nesta quarta-feira, dia 1º de maio, feriado em comemoração ao Dia do Trabalhador, Capelinha,  no Alto Jequitinhonha, nordeste de Minas Gerais, realiza o Movimento Cidadania e Ação Social. 
Toda a programação será na Praça do Povo com muitas atrações, a partir das duas da tarde. 
Haverá funcionamento de stands, oficinas, serviços grátis, exposições, atividades esportivas, culturais, de saúde, educação e agricultura. 
Também haverá atividades de lazer com brinquedos e brincadeiras para as crianças e shows com a Fanfarra Lau Soyer e a Banda de Música do Batalhão da Polícia Militar de Diamantina.

O Movimento Cidadania já é uma tradição no dia 1º de maio em Capelinha. 
Este ano, terá a parceria da Polícia Militar com a realização do Aciso 2013, desenvolvendo várias atividades cívicas e sociais. Além da Polícia Militar, o evento também é uma promoção da Prefeitura e Câmara Municipal, além de contar com o apoio de vários órgãos, entidades, instituições, empresas e comunidade capelinhense.
Fonte: ASCOM Prefeitura Muanicipal

Governo autoriza inicio das obras de Escola Técnica em Bocaiúva


Três cursos serão ministrados em Bocaiúva: Metalurgia, Eletrotécnica e Agronegócios. Todos eles foram definidos a partir de estudos da vocação econômica do município.

Foto: divulgaçãoGoverno  autoriza inicio das obras de Escola Técnica em Bocaiúva
Durante o evento, o secretário Narcio Rodrigues anunciou a instalação na cidade de uma unidade da Uaitec
secretario de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), Narcio Rodrigues, assinou ordem de autorização de construção de Escola Técnica, em Bocaiúva, no Vale do Jequitinhonha .

A iniciativa integra ação do Programa Brasil Profissionalizado, do governo federal, executado em parceria com o Governo de Minas, via Sectes e Secretaria de Educação.
  
Em Bocaiúva, o processo licitatório está sendo coordenado pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Ela irá atender a 1.200 alunos.

O custo da construção é R$ 8.116.096,75. Na oportunidade, Narcio Rodrigues anunciou a instalação na cidade de uma unidade da Uaitec – Universidade Aberta e Integrada de Minas Gerais.
  
“A população de Bocaiúva vai conquistar importante instrumento para a formação e qualificação profissional de seus jovens”, comemorou o secretário Narcio Rodrigues, durante ato realizado naquela cidade. Ele destacou ainda a presença da Unimontes na formalização do processo, revelando que a instituição cumpre importante papel territorial e estratégico para o desenvolvimento do Norte de Minas.
  
Interiorização
 Narcio Rodrigues destacou também a Uaitec como uma poderosa ferramenta para democratização e interiorização do acesso ao ensino superior em Minas Gerais. “Estamos levando a universidade para todas as regiões de Minas Gerais. Só a Educação a Distância é quem nos permite isto”, afirmou.


O prefeito de Bocaiúva, Ricardo Afonso Veloso, por sua vez, ressaltou que os dois anúncios formalizados representam um significativo investimento na formação da sociedade local.

O reitor da Unimontes, professor João dos Reis Canela, também ressaltou a importância do investimento. Três cursos serão ministrados em Bocaiúva: Metalurgia, Eletrotécnica e Agronegócios. Todos eles foram definidos a partir de estudos da vocação econômica do município.


Programa Brasil Profissionalizado


Além de Bocaiúva, o Programa Brasil Profissionalizado está construindo também unidades de escolas técnicas em Sacramento e Tupaciguara, no Triângulo Mineiro.

Estão previstos também unidades para Brasília de Minas, Manga, Joaíma, Taiobeiras, Grão Mogol, Espinosa, Janaúba e Monte Azul, todas no Norte e Vale do Jequitinhonha. E ainda Lagoa Santa e Ibirité, na Região Metropolitana de Belo Horizonte e Pompéu, região Central do Estado.

Professor Pachecão se apresenta em Capelinha no dia 5 de junho


Aciac prepara palestra motivacional com o Professor Pachecão
Foto(s): Divulgação
Professor mais famoso do Brasil por suas palestras
O professor Pachecão é a maior novidade no mercado nacional de palestras motivacionais. Realizou entre 2008 e 2011 mais de 500 palestras para centenas de milhares de pessoas.
Durante sua palestra o professor Pachecão utiliza os conceitos da física e suas experiências de vida e na sala de aula para explicar importantes temas da gestão de empresas, do relacionamento humano, da educação e do meio ambiente. Ele utiliza a música, diverte e emociona os participantes através de seu estilo inovador e alto astral que o transformou no professor mais famoso do Brasil.
Suas palestras são sucesso tanto no ambiente corporativo, em eventos motivacionais para o público no geral, assim como para instituições de ensino no geral, motivando alunos e professores.
Pachecão foi Palestrante nota 10, segundo a avaliação dos profissionais de recursos humanos do Congresso Brasileiro de Treinamento e Desenvolvimento de 2011.

Sucesso – A arte de realizar sonhos

Uma super palestra motivacional, onde Pachecão apresenta sua incrível história de vida e como realizou seus mais inusitados sonhos (fazer novela na Rede Globo, gravar disco na Polygram, ganhar dinheiro como professor, entre vários outros). Uma lição de empreendedorismo, uma estratégia de desenvolvimento pessoal e social, uma demonstração de que o ser humano é capaz de construir o seu futuro. A importância da criação de ambientes favoráveis a inovação, mudança de comportamento e criatividade como fatores preponderantes para a realização dos sonhos e a materialização da visão. Uma história de vida emocionante e muito bem humorada. Uma alta dose de inspiração para levantar o astral de sua equipe e muita energia positiva para que nunca desistamos dos nossos sonhos.

Temas abordados:
- A importância dos sonhos;
- O exercício da imaginação criadora;
- O desenvolvimento de atitudes e conhecimentos necessários para a materialização dos sonhos;
- A importância de formar redes, cooperar e resolver conflitos de forma democrática;
- A aplicação das leis da natureza no cotidiano de um empreendedor;
- Faça mais do que os outros, sirva o próximo, nunca desista!
- A importância de atender com qualidade;

Público-alvo: Público em geral, vendedores, gerentes e colaboradores de empresas e instituições educacionais.

Local: Galpão Cultural
Data: 05/06/13
Horário: 19h00
(Vagas Limitadas)
Fonte: aciac.com.br

segunda-feira, 29 de abril de 2013

BR 367: Jovem de Turmalina morre e pai fica ferido após acidente em Gouveia


O acidente ocorreu depois que o motorista tentou fazer uma ultrapassagem mal sucedida e teve que voltar às presas para a pista que trafegava, no sentido Belo Horizonte/Diamantina.

Foto: Corpo de BombeirosJovem de Turmalina morre e pai fica ferido após acidente em Gouveia
O carro bateu na traseira de em um caminhão parado às margens da rodovia
Um rapaz , de 18 anos, morreu e o pai dele, de 49, ficou ferido após ambos se envolverem em um grave acidente na BR-367, em Gouveia, na região do Alto Jequitinhonha, na manhã desta segunda-feira (29.04).

 De acordo com a Polícia Rodoviária Estadual de Diamantina, o homem mais velho, identificado como Jair Gomes, conduzia um Kadett e bateu o veículo na traseira de um caminhão estacionado às margens da rodovia.

O acidente ocorreu depois que o motorista tentou fazer uma ultrapassagem mal sucedida e teve que voltar às presas para a pista que trafegava, no sentido Belo Horizonte/Diamantina.

Segundo os policiais, o impacto da batida foi tão forte que o filho do condutor, Jackson Gomes Santos, 18 anos, morreu na hora. Jair Gomes foi socorrido por uma equipe do Corpo de Bombeiros de Diamantina e levado para o Pronto Atendimento Santa Izabel, localizado na mesma cidade. Jair Gomes sofreu várias escoriações e fraturas pelo corpo, mas não corre risco de morte.

Na hora do trágico acidente, as vítimas, naturais de Turmalina, no Vale do Jequitinhonha, haviam saído de Sete Lagoas e estavam a caminho de Diamantina. 
  
Devido ao acidente, a pista sentido capital mineira desse trecho da BR-367 ficou interditada por meia hora, mas já foi liberada.
  
O dono do caminhão parado na rodovia não foi encontrado. A placa do carro é de Governador Valadares.

Fonte: Jornal O Tempo

Capelinha: Festival Escolar de Teatro é sucesso de público e emociona a todos


Os espetáculos teatrais do Festival de Animação e Arte atraem multidão e mostram talentos de jovens atores 

Espetáculo “Daqui pra frente (quase) tudo vai mudar”

3º Festival de Animação e Arte - Apresentação Alunos E. E. Rosarinha Pimentinha
Os alunos da E. E. Profª Rosarinha Pimentinha apresentaram na noite de sábado, 27/04, a comédia “Daqui pra frente (quase) tudo vai mudar”.
O espetáculo contava a historia de uma família um tanto quanto atrapalhada e divertida. A direção do espetáculo foi de Edelvan Alves e a interpretação  de, Denisson, Lais Estefany, Pedro Henrique e Regiana.
Neste domingo,  dia 28/04, as 19:30 horas, foi apresentado o Espetáculo  “Minhas Caixas de Fosforo” com a interpretação de Maria Tereza aluna do Instituto Educacional Manuel Luiz Pego. 
A direção é de Bruno Almeida e Thiago Antunes.
O espetáculo “Tudo que o silêncio insiste em dizer” apresentado na noite de ontem (sexta-feira 26/04) durante o 3º Festival de Animação e Arte emocionou as mais de 200 pessoas presentes no Espaço Ativa Idade.
“Tudo que o silêncio insiste em dizer”, faz uma relação entre o mundo e os seres humanos e tudo que há em seu redor. Mostra a capacidade de existir dos seres, as varias faces do homem e seu pensamento ridículo sobre o certo e o errado. Devemos mudar o mundo ou a natureza humana?
A interpretação do espetáculo foi das alunas do Juscelino Barbosa (Ana Viegas, Bárbara Letícia, Hanna, Karen Freitas, Luiza Vieira, Maria Luiza Soyer, Maria Tereza, Maria Vitória Gonçalves, Sabrina Ellen). O texto é de autoria de Igor Lopes e Tiago Silva, com a direção de Tiago Silva.

 Texto e fotos do Reginaldo Rodrigues, do Blog Regiscap1

domingo, 28 de abril de 2013

Desisti de ser professor do Estado

Professor de Belo Horizonte desiste da profissão por não poder se sustentar com os salários que o Governo de Minas paga 
sala-de-aula
Hoje tive o dia mais triste como professor. Não estou me referindo a nenhuma indisciplina ou necessariamente a baixo rendimento escolar de meus alunos.  

SOLICITEI A MINHA DISPENSA NA REDE PÚBLICA ESTADUAL DE MINAS GERAIS  e fui surpreendido pelos meus alunos.     

Como sou muito exigente, muitas vezes coloco fardos pesados sobre meus alunos. Acreditava que a minha saída na transição dos bimestres seria encarada apenas como mais uma das tantas mudanças corriqueiras que ocorrem na Escola.

Estava enganado. Fui surpreendido pelo choro mais desolador que já vi em toda a minha vida. Minha maior tristeza  foi pensar que eu poderia ser responsável por esse choro.

Jamais pensei que meus  ALUNOS DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DE MINAS GERAIS  fossem chorar por minha saída.

Preocupado com o que eu diria para eles como motivo, preferi a verdade.  ESTOU SAINDO PORQUE NÃO CONSIGO ME SUSTENTAR NA REDE PÚBLICA ESTADUAL DE MINAS GERAIS.  Como são crianças, muitas não entenderam o que eu queria dizer e me responderam novamente com o choro mais desolador que já vi ou causei em toda a minha vida.

 “PROFESSOR NÃO NOS ABANDONE”! 

A criança não entende a opção que nós professores fazemos quando abandonamos a sala de aula. Uma de minhas alunas gritou: “Vou me mudar para a escola onde o senhor vai continuar como professor”. Nessa hora engasguei o choro e me perguntei como poderia ser isso? Se a maioria de nós no Brasil e na  REDE PÚBLICA ESTADUAL DE MINAS GERAIS  não dispomos de recursos para bancar o ensino privado.

Algumas crianças se puseram na porta e tentavam impedir minha saída, sem palavras e assustado com o choro e
o pedido de que não as “abandonasse”, restou-me recolher na solidão de meu objetivo racional e deixar a sala com crianças chorosas como nunca vi a se despedirem com o olhar que jamais esquecerei, do professor que  NÃO CONSEGUIU SE SUSTENTAR NA REDE PÚBLICA ESTADUAL DE MINAS GERAIS.      

Eu poderia recolher-me na vaidade, em pensar que sou um bom professor e que vou conseguir o melhor para mim.

Entretanto, sei que hoje a exemplo do que ocorreu comigo,  DEZENAS DE OUTROS PROFESSORES DEIXARAM A REDE PÚBLICA ESTADUAL DE MINAS GERAIS POR NÃO CONSEGUIREM SE SUSTENTAR, ASSIM COMO TAMBÉM DEZENAS DE CRIANÇAS CHORARAM AO SE DESPEDIREM DE SEUS PROFESSORES.  

Resta-me na revolta implorar a todos os mineiros e brasileiros que lerem essa carta.

PELO AMOR DE DEUS! NÃO ACREDITEM NA EDUCAÇÃO FAZ DE CONTA DO GOVERNO DE MINAS GERAIS. O ESTADO FAZ DE CONTA QUE REMUNERA SEUS PROFESSORES, PROFESSORES INFELIZMENTE FAZEM DE CONTA QUE ENSINAM, ALUNOS FAZEM DE CONTA QUE APRENDEM E ATORES GLOBAIS FAZEM DE CONTA QUE FALAM DA MELHOR EDUCAÇÃO DO PAÍS.

O episódio dessa carta ocorreu NO DIA 18 DE ABRIL DE 2013 NA ESCOLA ESTADUAL BARÃO DO RIO BRANCO EM BELO HORIZONTE. Infelizmente ocorreu também em dezenas de Escolas do Estado de Minas Gerais.  
ENQUANTO O GOVERNO DE MINAS PAGA MILHARES DE REAIS A ATORES GLOBAIS PARA MENTIREM SOBRE A EDUCAÇÃO NO HORÁRIO NOBRE, NOSSAS CRIANÇAS CHORAM OS SEUS PROFESSORES QUE ESTÃO SAINDO PORQUE NÃO CONSEGUEM MAIS SE SUSTENTAR NO ESTADO.     

Prof. Juvenal Lima Gomes     

EX-PROFESSOR DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DE MINAS GERAIS


Várias fontes. Uma delas:
http://www.geledes.org.br/educacao/desisti-de-ser-professor
Leia alguns comentários:


    • Fernando Cesar
      Concordo com vc colega, e para os governos eu digo: o dinheiro não aceita desaforos.
  • Leonardo Nunes · Não te interessa
    Infelizmente não é só em Minas Gerais, o Estado do Rio de Janeiro também padece do mesmo mal, várias estratégias para ludibriar a população como abonos ou auxílios uma vez por semestre, enquanto o dinheiro público escorre pelos ralos de obras ou reformas ou convênios com empresas particulares. Já percebi que muitos professores pedem exoneração assim que conseguem outro trabalho que seja melhor remunerado e sofra menos estresse e cobranças burocráticas que nada contribui para a melhoria da educação. É lamentável estar lendo esta história do professor Juvenal Lima Gomes, mas quem trabalha na rede pública no Brasil sabe o quanto é difícil. É isso professor, não há outra solução senão buscar outra maneira de sustentar dignamente a sua família, eu também sou professor e lhe desejo muito sucesso e realização no seu novo trabalho e que Deus continue te abençoando.

    • Maria Blassioli Moraes
      Infelizmente esta estrutura escolar expulsa bons professores. Concordo plenamente com você, Wilma Ams


    • Wilma Ams · FFLCH - USP
      Eu conheço vários professores que sairam do Estado, pelo salário, pela falta de condições. O sistema de progressão é uma forma de exclusão, prejudica tanto aluno quanto professor. A gente ainda sai, e os alunos de 8ª série semianalfabetos?


  • Renata Barros
    Somente essa semana passei mais de 12 horas em reuniões pedagógicas e uma conferência de educação da rede pública do município onde trabalho. 12 horas conversando, debatendo, propondo estratégias para melhorar a educação e hoje, por estar em uma reunião (com ciência da direção) cheguei somente após o terceiro horário em uma das escola e ouvi de um aluno muito querido em tom de brincadeira: "Professora, obrigada por ter faltado hoje!". Mesmo sem demonstrar, isso me doeu tanto! Doeu pensar que os alunos ficam felizes com a ausência de professores, que eles não sabem (muito menos reconhecem) o esforço que fazemos para tentar melhorar o futuro deles, doeu...

    Sou graduada, pós-graduada e trabalhando pela manhã (mas levando trabalho pra casa, gastando sábados e domingos com provas, testes e planejamentos) ganho o mesmo que um agente ...Ver mais

    • Victor Ferraz · Universidade Federal do Pará - UFPA
      E ainda por cima, a boa educação é um processo caro e lento. As obras da copa e olimpíadas, se faz em 4 anos e mostra pra todo mundo. Ao fim do mesmo período, a Mônica do Planalto só poderia dizer que cumpriu as metas do IDEB, caso investisse.

    • Elisbeth Nozoza · Professora na empresa SEDUC/SEMED
      Hoje, decidi gastar o meu tempo não aprimorando minhas aulas, não vale mais a pena, mas estudando para sair dessa profissão.

  • Alvaro Luis Freitas ·  · Graduando em Ciências Biológicas - Bacharelado na empresa Universidade Federal do Ceará
    Segundo palavras do governador do estado do Ceará Cid Gomes: "Professor tem que trabalhar é por amor e não por dinheiro!"

    Queria ver se ele é governador por amor ou por dinheiro. Será que ele devolve ao estado os R$ 14.895,07 de salário que recebe e trabalha por amor???

    • Antonio Vinnie · Trabalha na empresa UFC
      Alvaro, esse salário tá errado. Salário de político é: R$ 14.895,07 + CAIXA 2 + CAIXA 3 + ...

  • Junior Lopes · Professor na empresa IFNMG-Campus Arinos
    Olha confesso que só estou ainda na educação por ter passado no concurso do instituto federal. Aqui as condições são outras, o salário é bem melhor e a carreira nem se fala. No entanto continuo sofrendo pelos 11 anos dedicados à escola pública, sofro pelos colegas que continuam nesse sofrimento que parece não ter fim. Minha esposa ainda trabalha no estado. O pior é sentir amordaçado, sem poder fazer nada vendo esse monte de absurdo. Precisamos de idéias e principalmente de atitudes...
  • Adriano Fuente · Universidade Federal de Uberlândia
    Lamentavelmente isso vem ocorrendo com certa frequência - estou buscando a coragem que você teve para fazer o mesmo meu caríssimo colega. O dia que terminei meu mestrado - e fui na superintendência solicitar envio do diploma para acréscimos no salário e ouvi da secretaria que só vão me considerar como mestre daqui a 5 anos - foi muito triste ouvir isso. Nosso (des)governo acabou com qualquer perspectiva profissional docente. Provavelmente este será também meu último ano. 80 aulas mensais para ganhar pouco mais de 1.000,00 - simplesmente não dá nem para pagar um aluguel e a gasolina para ir trabalhar.


    • Petty Souza · Faculdade FINOM
      Adriano, também estou terminando meu mestrado. Um investimento tão alto, pois moro no interior e gasto muito viajando para assistir as aulas. Fico me imaginando com o diploma de mestre em mãos, ouvindo o mesmo que você ouviu: esperar anos para que mude de nível e receba um pouco melhor. Desanimador.

  • Lucas Marques Oliveira
    Nosso governo infelizmente não quer investir em educação pois eles, sabem que ter conhecimento e ter poder é um povo ou nação que tem conhecimento é uma a meça a um governo negligente igual ao nosso, basta dar diversão e pão que esta bom demais, nos como cidadãos nos contentamos com essa ninharia que nos e oferecida, é hora de abrimos nossas mentes o olhar com um ponto de vista critico e começar a discutir assuntos como politica ao em vez de ficar dando mais importância a quem o Felipão ira escalar para o próximo jogo, enquanto não mudarmos nosso jeito de pensar infelizmente continuaremos na escuridão da ignorância imposta por nossos governantes.

  • Professora Valéria Duarte · Trabalha na empresa Secretaria de Educação de Minas Gerais
    A greve está ai.E alguém viu a globo anunciar???
    Triste realidade...
  • Felipe Freitas · Governador Valadares
    Infelizmente é uma situação muito complicada, porque NÓS professores estamos cada vez mais desmotivados a lecionar devido o descaso do governo com a educação...o fato é que a educação em Minas é uma farsa, uma mentira. Os resultados das avaliações que medem a proficiência dos alunos da rede pública são manipulados, fraudados, e nossos alunos estão cada vez mais alienados e despreparados para enfrentar concursos, vestibulares ou qualquer outro meio para conseguirem emprego razoável...e como resultado, cidadãos sem conhecimento real e senso crítico. O professor chegará em um momento que ficará extinto totalmente!!!

    • Eduarda Alves
      calma felipe......

    • Lucas Magalhães Menezes · Governador Valadares
      O estado é uma máquina de destruir sonhos Ele não vê professores, alunos, pessoas. Ele vê numeros, ele quer indices. É revoltante, nojenta e asquerosa a forma como a educação é tratada, o descaso. Podem falar q não sou patriota, mas a cada partida de futebol, cada grito de torcedor, eu sinto mais raiva. O orgulho patriota só aparece na hora do futebol, na hora de ver como tá a educação ele some, evapora. Essa copa do mundo, quanto dinheiro que devia ta sendo investido na educação e saude, que tá "sendo investido" num evento que nao leva ninguem a lugar algum.

    • Helena Günther ·  Quem mais comentou
      Eduarda Alves Você pede calma? Estivemos calmos até agora e nada mudou... É preciso que o povo se revolte para que os governantes façam algo. Você pode não fazer nada para que a coisa mude, mas não peça calma para quem se importa com a precária situação da educação.

  • Leo Alvarenga · Belo Horizonte
    ainda me lembro do dia em que fiz a mesma coisa... um dos melhores dias da minha vida... já são 7 anos sem pisar em uma sala de aula do maldito estado de minas gerais!

    • José Francisco da Silva · 2 grau completo
      eles gastam fortunas construido estadios e a educação nada. Quero dizer a você professor não sei se estou falando de mais,mudem de profissão,eu fui cobrador de onibos,hoje tenho uma micro empresa,no meu caso valeu a pena mudar,você só vai saber se tentar,boa sorte.

  • Edmilson Correia
    Sei como é isto... Há mais de vinte anos atrás eu também tomei a decisão de abandonar as salas de aulas da Rede Pública do Estado de Minas Gerais e passei a lecionar na Rede Privada. Onde isto vai parar... Será o tal "choque de gestão"???