quinta-feira, 31 de março de 2011

FÁCIL E DIFÍCIL, por Carlos Drumond de Andrade

FÁCIL E DIFÍCIL Carlos Drumond de Andrade

Fácil é perguntar o que deseja saber.
Difícil é estar preparado para escutar esta resposta


Fácil é orar todas as noites.
Difícil é encontrar Deus nas pequenas coisas…


Falar é completamente fácil, quando se têm palavras em mente que expressem sua opinião. Difícil é expressar por gestos e atitudes o que realmente queremos dizer…


Fácil é julgar pessoas que estão sendo expostas pelas circunstâncias.
Difícil é encontrar e refletir sobre os seus erros…


Fácil é ser colega, fazer companhia a alguém, dizer o que ela deseja ouvir.
Difícil é ser amigo para todas horas e dizer sempre a verdade quando for preciso…


Fácil é analisar a situação alheia e poder aconselhar sobre esta.
Difícil é vivenciar esta situação e saber o que fazer.


Fácil é demonstrar raiva e impaciência quando algo lhe deixa irritado.
Difícil é expressar o seu amor a alguém que realmente te conhece…



Fácil é viver sem ter que se preocupar com o amanhã.
Difícil é questionar e tentar melhorar suas atitudes impulsivas e às vezes impetuosas, a cada dia que passa…



Fácil é mentir aos quatro ventos o que tentamos camuflar.
Difícil é mentir para o nosso coração…



Fácil é ver o que queremos enxergar.
Difícil é saber que nos iludimos com o que achávamos ter visto…



Fácil é querer ser o que quiser.
Difícil é ter certeza do que realmente és…


Fácil é chorar ou sorrir quando der vontade.
Difícil é sorrir com vontade de chorar (ou vice-versa)…


Fácil é ferir quem nos ama.
Difícil é tentar curar esta ferida…


Fácil é ditar regras.
Difícil é seguí-las…



Fácil é sonhar todas as noites.
Difícil é lutar por um sonho…


Fácil é exibir sua vitória a todos.
Difícil é assumir a sua derrota com dignidade…



Fácil é viver o presente.
Difícil é se desvencilhar do passado…



Fácil é saber que está rodeado pôr pessoas queridas.
Difícil é saber que está se sentindo só no meio delas…


Fácil é desfrutar a vida a cada dia.
Difícil é dar o verdadeiro valor a ela…


Fácil é...


Carlos Drumond de Andrade é considerado o poeta mais completo da língua portuguesa. Nasceu em Itabira, Minas Gerais, mas viveu quase toda a sua vida no Rio de Janeiro. Publicou vários livros.

quarta-feira, 30 de março de 2011

Baixo Jequitinhonha apresenta a Nova AMBAJ


Baixo Jequitinhonha apresenta a Nova AMBAJ
Prefeitos do Baixo Jequitinhonha conhecem a nova sede da Nova AMBAJ

Na última terça-feira, 29, os prefeitos legalmente associados à Nova AMBAJ, entidade que representa os interesses dos municípios do Baixo Jequitinhonha, reuniram-se para escolher sua nova diretoria.
Antes da reunião, o presidente da Nova AMBAJ e prefeito de Divisópolis, Euder Mendes, fez questão de apresentar aos prefeitos o resultado da reforma do antigo prédio da falida e extinta AMBAJ (
Associação dos Municípios do Baixo Jequitinhonha). Os prefeitos ficaram surpresos com a nova estrutura que será oferecida pela nova entidade.

Perguntado sobre o que achou da nova estrutura da associação, o prefeito de Bandeira, mais conhecido como “Carlinhos Gato”, disse que ficou surpreso com a reestruturação da Nova AMBAJ:

“Achei ótima essa reforma. Isso aqui estava abandonado e hoje vemos como está formidável. Tudo
isso graças ao mpenho do nosso presidente. Por isso, Euder está de parabéns pelos investimentos feitos” concluiu o prefeito de Bandeira.
Prefeito do municipio de Bandeira - MG, "Carlinhos Gato"

Em entrevista exclusiva, o presidente Euder Mendes falou que no final de 2009 o então governador Aécio Neves liberou R$ 800 mil reais para reestruturação da Nova AMBAJ.

“ Usamos parte da verba para arrematar em leilão o prédio da antiga AMBAJ, em seguida reformamos todo o prédio e compramos novos imobiliários e dois veículos. E hoje estamos em festa. É um dia muito importante para o Baixo Jequitinhonha porque concretizamos a realização desta reforma estrutural da sede da Nova Ambaj, uma associação que veio para ficar e mudar a cara do Baixo Jequitinhonha. Além disso veio também para mostrar nossa força política principalmente nos assuntos em comuns dos municípios associados, ou seja, nossos anseios e dificuldades”. afirmou o jovem Euder Mendes.
Prefeito de Divisópolis - MG , Euder Mendes, presidente da Nova AMBAJ

O Diário do Jequi espera que o atual e também os próximos gestores da Nova AMBAJ continuem surpreendendo de forma positiva toda a comunidade do Baixo Jequitinhonha.

Só para não esquecer, a antiga AMBAJ, entidade fundada com o mesmo entusiasmo e objetivo, funcionava na maioria das vezes apenas como mais um cabide de emprego dos prefeitos .

Vale lembrar também que último prefeito a presidir a antiga AMBAJ antes de sua falência foi Carlos Novaes, o ex – prefeito de Almenara – MG que teve seus direitos políticos cassados em 2008.

Fonte: Texto e fotos do Diário do Jequi, de Almenara.

José Alencar, um guerreiro, um companheiro


José Alencar, um guerreiro, um companheiro
José Alencar Gomes da Silva (Muriaé, 17 de outubro de 1931 — São Paulo, 29 de março de 2011) foi um empresário e político brasileiro.
Foi senador pelo estado de Minas Gerais e vice-presidente do Brasil de 1 de janeiro de 2003 a 1 de janeiro de 2011.

Foi um dos maiores empresários do estado de Minas Gerais, construiu um império no ramo têxtil, sendo a Coteminas sua principal empresa.

Elegeu-se vice-presidente da República do Brasil na chapa do candidato do PT, Luiz Inácio Lula da Silva, em 2003, conseguindo a reeleição em 2006, assegurando, portanto, a permanência no cargo até o final de 2010.

Lula e Dilma antecipam regresso ao Brasil após morte de José Alencar

O ex-presidente Lula da Silva e a presidente brasileira Dilma Rousseff anteciparam para esta quarta-feira ao meio-dia o regresso ao Brasil, na sequência da morte de José Alencar, vice-presidente durante os dois mandatos de Lula.
Foto de posse: Dona Mariza Silva, Presidente Lula, vice José Alencar e sua esposa Marisa Gomes.

Alencar, que morreu aos 79 anos de um cancro no abdómen, foi esta tarde descrito por Lula da Silva, em declarações aos jornalistas, em Coimbra, como "um homem de dimensão extraordinária".“Poucos seres humanos têm a alma de José Alencar", afirmou Lula, que chorou várias vezes e que classificou a relação de ambos como a de "dois irmãos".

Lula anunciou que dedicará ao seu vice-presidente o doutoramento honoris causa que recebe esta quarta-feira de manhã na Universidade de Coimbra.

Dilma Rousseff já ofereceu à família o Palácio do Planalto para que o corpo seja velado e decretou um luto de sete dias.

Lula e Dilma deveriam deixar Portugal apenas ao final do dia. Ficam assim cancelados os encontros agendados com José Sócrates e Cavaco Silva.

JUSTA HOMENAGEM A JOSE ALENCAR
Em nota, PT lamenta falecimento e destaca companheirismo de José Alencar

Nota de Pesar
O Partido dos Trabalhadores, em nome de seus dirigentes, filiados e militantes, lamenta profundamente o falecimento do ex-vice-presidente da República José Alencar, ocorrido na tarde desta terça-feira após longa batalha contra o câncer. Sua coragem e espírito de luta comoveram o país.Empresário que sempre acreditou no Brasil, José Alencar se destacou, ao longo dos oito anos em que exerceu o mandato, pela lealdade e dedicação ao lado do presidente Lula, quando foi um defensor de primeira hora do projeto político nacional que vem transformando o país.
Ao longo desse processo, José Alencar tornou-se um grande companheiro do PT, conquistando o respeito e a admiração da militância petista. Sua garra e o seu exemplo de vida deixarão saudades.
Neste momento de luto, o PT manifesta sua solidariedade à esposa Dona Mariza, filhos, netos e amigos de José Alencar.São Paulo, 29 de março de 2011.
Rui Falcão
Presidente Nacional do Partido dos Trabalhadores (em exercício).

Velório de José Alencar será no Palácio do Planalto
O velório do ex-vice-presidente da República José Alencar será realizado na quarta-feira, 30.3, no Palácio do Planalto, a partir das 10h30.
Em avião militar Casa, o corpo sairá de São Paulo (SP) por volta das 7h com previsão de chegar à Base Aérea de Brasília às 9h15.

Lá, será recebido pelo presidente da República em exercício, Michel Temer, pelos presidentes do Senado, José Sarney (PMDB-AP); da Câmara, Marco Maia (PT-RS), e do Supremo Tribunal Federal (STF), Cezar Peluso.

Em seguida, será levado em carro aberto pelo Corpo de Bombeiros ao Palácio Planalto, passando pelo Eixo Rodoviário Sul (Eixão).

O corpo será recebido por ministros do governo da presidenta Dilma Rousseff e ex-ministros do governo Lula, entre outras autoridades.
A visitação pública começa às 10h30 e se estende até às 23h30. Na manhã de quinta-feira, 31.03, o corpo será trasladado para Belo Horizonte (MG).

A presidenta Dilma Rousseff e o ex-presidente Lula estão em Portugal e chegam ao Palácio do Planalto no início da noite desta quarta-feira, 30.03, para acompanhar o velório.
Fonte: O Brasil eu eu Quero

SESC Almenara promove cultura e lazer em cidades do Vale


SESC Almenara promove cultura e lazer em cidades do ValeO LACES - Almenara, no Baixo Jequitinhonha, nordeste de Minas, procurando atender às cidades circunvizinhas nas áreas de cultura, esporte, lazer, realizou nos meses de fevereiro e março o projeto “Rua de Lazer” nas cidades de Chapada do Norte, São João do Paraíso, Curral de Dentro, Itinga e Rubelita.

Os participantes se divertiram com gincana recreativa, show teatral, apresentações de dança, balão pula-pula, cama elástica, piscina de bolinhas, jogos livres, oficinas pedagógicas, distribuição de brindes e show musical com a Banda Só de Onda.

Cirurgiões Dentistas lamentam morte de Edinho


Cirurgiões Dentistas lamentam morte de Edinho
A ABO (Associação Brasileira de Odontologia) - Regional do Jequitinhonha lamenta profundamente o falecimento do nosso colega Edson Vieira Sena (Edinho), jovem Cirurgião Dentista, natural da cidade de Berilo, com atuação profissional em Araçuaí.
Tratava-se de um profissional atuante que abrilhantava a odontologia na região, com um belo futuro pela frente que foi tragicamente retirado do nosso meio.
Estamos todos em luto e levamos as nossas condolências aos familiares e amigos.
Abraços,
Cláudio Geraldo de Sousa
Vice-Presidente da ABO-Regional do Jequitinhonha
Fotos do colega Edson Sena, em Encontro da ABO, na cidade de Araçuaí, em 11.05.07: na abertura, assistindo curso e em confraternização social com os colegas da região.

José Alencar, um brasileiro simples e alegre

José Alencar, um brasileiro simples e alegre
Um homem brilhante, humilde, acessível, comprometido com o Brasil.

Um trabalhador, empreendedor, empresário nacional. Político de centro, conciliador, que ajudou o Brasil a viver a maior transformação de sua história no governo do Presidente Lula. José Alencar é exemplo de conduta política.

Nos momentos mais difíceis foi leal ao projeto que integrava por um Brasil mais Justo, por um Brasil de Todos e Todas.

Estive com José Alencar algumas vezes, quando morei em Brasília, em 2003 e 2004. Recebia os mineiros com a alegria de velhos amigos, de irmãos. Parecia, e era, um mineirão do interior, com seu cigarro de palha. No próprio gabinete, por debaixo da mesa, guardava uma garrafa de pinga. Uma Maria da Cruz, lavra da sua fazenda, à beira do rio São Francisco, no município de Pedras de Maria da Cruz, perto de Januária, no norte de Minas.

As reivindicações para a melhoria do Vale do Jequitinhonha como a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, o asfalto da BR 367, as providências para o combate aos efeitos da seca, o apoio aos municípios em relação ao turismo, ele procurava dividir a responsabiliade das demandas com o Presidente Lula.

Divergia do Governo em relação à taxa de juros e soltava seu vozeirão pelos meios de comunicação e em reuniões empresariais.

Lula o entendia e dizia que José Alencar criticava não só o Governo como o próprio mercado financeiro que especulava e não queria ver o setor produtivo prosperar.

Alencar e Lula formavam uma dobradinha rara na política brasileira.
Um sindicalista detestado pela maioria do empresariado brasileiro era considerado por Alencar como um estadista que unia o capital e o trabalho, o trabalhador e o empresário, unia o Brasil que queria produzir e prosperar.

Lula o considerava um irmão, de histórias parecidas. Pobres, começaram a lutar pela sobrevivência muito cedo. Um seguiu o caminho dos trabalhadores, outro do empresariado. Ambos, sempre tiveram esperança em um Brasil muito melhor para todos os brasileiros e brasileiras.

Dizia que era um soldado do comandante Lula. Mas era um General, mais que isso: um Maioral. José Alencar foi uma figura rara na história do nosso Brasil. Contador de histórias, da sua lojinha em Caratinga, na Zona da Mata, em Minas Gerais.

Da formação do seu império de fábricas da Coteminas, tendo como matriz a de Montes Claros e Paraíba. Hoje, espalhou suas indústrias pelo mundo, pela China...

Era humanista, brincalhão, emocional, simples e, sobretudo, um homem de bem.

Um brasileiro de muitas qualidades e pouquíssimos defeitos.

José Alencar foi um homem alegre e feliz, como um menino.

Vá com Deus, Alencar!

terça-feira, 29 de março de 2011

Rio Negro e Solimões em Veredinha

Rio Negro e Solimões em Veredinha

Festa do Peão em Veredinha com artista a nível de Barretos


A Prefeitura Municipal fechou contrato com Rio Negro e Solimões, dupla famosa no cenário country/sertanejo, para se apresentarem no dia 07 de maio na Festa do Peão.

Um dia antes, 06 de maio, outra dupla bastante conhecida se apresenta, Milionário e José Rico. Festa do Peão Boiadeiro de Veredinha será nos dias 05, 06, 07 e 08 de Maio.


A mudança no calendário ocorreu em função do feriado da Semana Santa, que em 2011 vai coincidir com o feriado de 21 de Abril - Data em que a festa de Veredinha é realizada.


Com informações e fotos do Portal Aranãs, de Capelinha.

Acidente no trevo de Capelinha deixa vítima fatal

Acidente no trevo de Capelinha deixa vítima fatal Helenilson de Jesus de Souza, conhecido por Lênin da Maria Pretinha, de Aricanduva, no Alto Jequitinhonha, nordeste de Minas, morreu após dar entrada no Hospital de Capelinha, nesta segunda, 28 de março, vítima de um grave acidente entre a moto que pilotava e uma caminhonete. O acidente aconteceu por volta das 6 e meia da noite no trevo próximo ao Aeroporto. Gislene Santos Lima, que estava na garupa, foi transferida para Diamantina em estado grave e com várias fraturas Falta de visibilidade Recentemente Mário Sampaio, morador de Capelinha, denunciou a falta de visibilidade no trevo causada pelo mato que cresce no local. Acredita-se que o mato teria impedido que o motoqueiro visse a caminhonete que se aproximava. A moto que estava no Anel Rodoviário teria entrado direto sem parar sendo atingida em cheio pela caminhonete conduzida por Gildásio Grampão. Denúncia Este trevo é próximo de Capelinha e está em péssimas condições devido ao mato que se encontra nele, como vemos na foto!! Fica na MG 308, estrada de Capelinha-Turmalina. Logo à frente tem o trevo de Novo Cruzeiro. Um pouco mais à frente, o de Itamarandiba. Todos nas mesmas condições de falta de conservação. Deveria o DER passar por lá e debastar este mato. Segurança é importante nos trevos!!! (Mário Sampaio)

Texto e fotos do Portal Aranãs, de Capelinha.

Santo Antônio do Jacinto reforça a guerra contra dengue

Santo Antônio do Jacinto reforça a guerra contra dengue Com o objetivo de mobilizar os alunos das escolas públicas e a comunidade para o combate e os cuidados em relação à dengue, a Secretaria Municipal de Saúde de Santo Antônio do Jacinto, no Baixo Jequitinhonha, nordeste de Minas, em parceria com a Gerência Regional de Saúde de Pedra Azul, Projovem, Polícia Militar e das igrejas locais, realizou no dia 24 de março, uma passeata pelas principais ruas da cidade, com apresentações de paródias, produção de textos e coreografias.

O Secretário Municipal de Saúde, Arlan Lima, agradeceu a participação de todos os parceiros envolvidos e afirmou que o evento cumpriu com o seu objetivo.


“Conseguimos chamar a atenção da população para o problema da dengue e despertar nas pessoas uma mudança de comportamento, mostrando para elas o quanto é importante a participação de todos”, disse.


Ainda segundo o Secretário, o município vai continuar realizando as ações de combate à dengue durante os próximos meses, pois o combate à dengue não pode parar. “Assumimos aqui o compromisso de continuar nessa guerra contra a dengue e parabenizamos mais uma vez nossa população que nos deixou bastante orgulhosos nesse dia”, completa.


Como forma de prestigiar os alunos pelo envolvimento deles no evento, o município irá premiar com troféus, no dia 28 de março, todas as escolas que declararam guerra contra o aedes aegypti.


A coordenadora da atenção primária do município, Júnia Darth, acredita que atitudes como essa colaboram para que os alunos se motivem.


“A participação dos alunos foi muito importante. Iniciamos o nosso evento com carros de som tocando a música Xô Dengue, exibimos cartazes elaborados pelos alunos e profissionais de saúde. Os que não desceram na passeata estavam nas calçadas entusiasmados e dando apoio ao evento. Tivemos apresentações belíssimas e criativas. O evento superou as minhas expectativas e acredito que estamos no caminho certo para vencer a dengue”, opina.


Já a autoridade sanitária da Vigilância Epidemiológica e Ambiental e referência técnica em mobilização social da Gerência Regional de Saúde de Pedra Azul, Zeilzia Silva, ressaltou que Santo Antônio do Jacinto está engajado na guerra contra a dengue.


“Em 2009, Santo Antônio do Jacinto era um dos municípios prioritários devido à grande quantidade de casos notificados e hoje, vem desenvolvendo um trabalho de mobilização que está impactando diretamente na redução dos casos notificados”, analisou.


Autor: Allan Campos, www.saude.mg.gov.br/noticias

Pedra Azul faz adequação paisagística de principal avenida

Pedra Azul faz adequação paisagística de principal avenida O Prefeito Ricardo Mendes com Superitendente da Caixa Econômica Federal Vagner Lamounier Mesmo nesta época de vacas magras, quando os governos federal e estadual vem cortando gastos e reduzindo convênios, a Prefeitura de Pedra Azul, no Baixo Jequitinhonha, nordeste de Minas,conseguiu um feito de assinar um convênio no valor de R$ 400 mil com o governo federal. O convênio assinado com a Caixa Econômica Federal, interveniente do Ministério do Turismo, se destina à adequeção e rapaginação paisagística da Avenidade Dr. Antero de Lucena Ruas , uma obra que o povo pedrazulense anseia há muito tempo , deixando a avenida mais bonita e funcional. O governo federal cortou R$50 bilhões nos investimentos e o o governo estadual cortou 20 %de seus investimentos , ficando patente a euforia do Prefeito de Pedra Azul, Ricardo Mendes Pinto, em conseguir mais esta obra para o Município. Até o dia 30 de abril, todas as Prefeituras devem correr atrás, procurando agilizar a papelada e articular com seus deputados federais para a liberação de recursos do governo federal que estão incluíos em restos a pagar de 2007, 2008, 2009 e 2010. Se os convênios não forem assinados até a data limite as rubricas serão simplesmente canceladas. Este é um dos motivos de comemoração da Prefeitura de Pedra Azul quando assina esse importante convênio. Agora, a luta é correr para a liberação dos recursos e realizar a obra sonhada pela cidade. Fonte:Jornal de noticias do Jequitinhonha

segunda-feira, 28 de março de 2011

Tragédia com jovens leva Blog a 6.397 visitas, no domingo


Tragédia com jovens leva Blog a 6.397 visitas, no domingo


O Blog do Banu bateu recorde de acessos a páginas, neste domingo, dia 27 de março de 2.011. Segundo estatísticas do Google foram feitas 6.397 visitas,conforme gráfico abaixo. Este fato é consequência da busca de informações sobre o trágico acidente na estrada de Gangorras-Buriti/Ijicatu, em José Gonçaves de Minas, em que vitimou os jovens Edson Sena e João Paulo, no sábado, dia 26.03.


Muitas pessoas da região, principalmente aqueles que moram em outras cidades distantes daqui, acessaram o Blog do Banu para obter informações.


O assunto sobre tragédia e morte assusta e atrai a atenção de todos. Quando os jovens estão envolvidos o assunto interessa ainda mais à juventude.


Vida e morte são temas de forte presença na vida indefinida e conturbada dos jovens. Por isso, o grande apelo de comunicação.


A tragédia mexeu com as cabeças, corações e nervos dos adolescentes e jovens da região do Médio Jequitinhonha, onde os rapazes envolvidos no acidente são muito conhecidos e queridos.


Em um próximo post, voltaremos ao tema.


A juventude quer viver intensamente, mas vem morrendo tragicamente.

Dilma homenageia artesã do Vale do Jequitinhonha em abertura de exposição

Dilma homenageia artesã do Vale do Jequitinhonha em abertura de exposição artística

Luciana Lima, Repórter da Agência BrasilBrasília - Ao abrir a exposição Mulheres, Artistas e Brasileiras - Produção do Século 20, nesta quarta-feira, 23.03.11, a presidenta Dilma Rousseff homenageou dona Isabel, uma artista popular do Vale do Jequitinhonha, de Santana do Araçuaí, no município de Ponto dos Volantes, a 130 km de Teófilo Otoni.
Presidenta Dilma Roussef e a artista Dona Isabel, de Ponto dos Volantes

Dona Isabel é autora das bonecas que estão expostas ao lado de quadros e esculturas de artistas brasileiras consagradas mundialmente. A inclusão das bonecas na exposição foi um pedido especial de Dilma Rousseff.
"Essa é uma afirmação das mulheres brasileiras que foram capazes de produzir artistas fantásticas, com talento para expor no Brasil e em todo mundo", disse a presidenta. A mostra foi um pedido pessoal da presidenta para comemorar o Mês da Mulher. Ela ficará aberta ao público de 24 de março a 5 de maio, entre as 10h e as 16h.

A artesã e bonequeira, de 86 anos, disse que aprendeu a fazer bonecas de barro quando criança, aproveitando o ofício de sua mãe que produzia panelas de barro. "Ela fazia panelas e eu comecei a fazer bonecas. Depois eu comecei a inventar outros objetos como flores de barro", contou ela que disse ter visto muitas pessoas reproduzirem sua arte e fazer das bonecas um sustento no norte de Minas Gerais.
A grande estrela da exposição é o quadro Abaporu, de Tarsila do Amaral, símbolo do Movimento Antropofágico, característica maior do Modernismo brasileiro. O quadro foi emprestado do Museu de Arte Latino-Americano de Buenos Aires (Malba).

Além de Abaporu, estão expostas de Tarsila as obras, os Garimpeiros (1938), O Porto (1953), Nu (1922), Retrato de Vera Vicente de Azevedo (1937) e dois autorretratos pintados em 1921 e 1923.

De Anita Malfatti o visitante terá a oportunidade de ver quadros como Valência (1927), Canal de Veneza (1927), Paisagem de Ouro Preto (1958).Dona Isabel e uma de suas criações artísticas: uma boneca vestida de noiva

A exposição também apresenta obras de Djanira, inclusive um painel pintado em 1963 que fica no gabinete da Presidência da República e a tela Costureira (1951).

Abaporu é a única peça na exposição pertencente a um colecionador particular. As demais são propriedade de órgãos públicos, como o Banco Central, Banco do Brasil, a Caixa Econômica Federal e dos acervos do Museu de Arte Brasileira da FAAP, do Museu Nacional do Conjunto Cultural da República, do Museu de Arte de Brasília, do Museu Nacional de Belas Artes, do Museu Castro Maya e do Museu da República.

A exposição é dividida em oito blocos. O primeiro reúne 29 pinturas, com as principais representantes do modernismo brasileiro, Anita Malfatti e Tarsila do Amaral, além de Djanira. E obras das artistas Zélia Salgado, Tomie Ohtake, Leda Catunda, entre outras.

O segundo bloco é composto por desenhos de artistas como Noêmia Mourão e Mira Schendel. O passeio pela mostra conduz ao espaço que concentra 14 esculturas e objetos criados por Regina Silveira, Mary Vieira e Maria Martins. Impressiona a leveza da obra Folhas, de Geórgia Kyriakakis, uma instalação feita de cerâmica pintada.

Na seção de gravuras estão dispostas 18 peças de autoras como Renina Katz, Maria Bonomi, Anna Letycia e Fayga Ostrower, além de obras fotográficas de artistas como Rosângela Rennó. O espaço dedicado à tapeçaria reúne peças de Gilda Azevedo e Shirley Paes Leme. Já na seção de obras populares, estão expostas pinturas de Dalva de Oliveira, Cidinha Pereira e Zica Bergami.

Da Agência Brasil, com o toque esperto do Movimento Muda Capelinha, de cabeças e corações brilhantes, jovens e arejados que despontam no horizonte do Vale.

Regional de Saúde Pedra Azul capacita monitores no Travessia

Regional de Saúde Pedra Azul capacita monitores no Travessia
Com o objetivo de enfatizar o papel fundamental dos monitores do Projeto Travessia na implementação das ações de saúde e de reduzir a mortalidade materna e infantil nos municípios de Itinga, Joaíma, Palmópolis, Pontos dos Volantes e Monte Formoso, a Gerência Regional de Saúde - GRS de Pedra Azul, no Baixo Jequitinhonha, e a Diretoria de Promoção de Saúde da Secretaria de Estado de Saúde realizaram, no dia 24 de março, uma capacitação com os monitores do Projeto Travessia.
O evento contou com a participação da Diretora de Promoção à Saúde da SES-MG, Maria Lúcia Teixeira Leite e dos Coordenadores dos Núcleos de Atenção à Saúde e Atenção Primária à Saúde da GRS Pedra Azul, Kátia Figueiredo e Alessandro Barreto.

Durante o evento, Maria Lúcia ressaltou o trabalho realizado pela GRS Pedra Azul e disse que o sucesso do projeto na região Médio e Baixo Jequitinhonha, nordeste de Minas, é resultado das ações conjuntas entre a GRS e os monitores.

Já Kátia Figueiredo frisou que a região tem buscado priorizar o atendimento de qualidade no pré-natal como forma de buscar reduzir a mortalidade materno-infantil. “Os nossos municípios tiveram um avanço fenomenal em saúde graças ao Projeto Travessia e tal prova são os indicadores positivos que temos alcançado”, comemorou.

Projeto Travessia
O Projeto Travessia é uma estratégia do governo do Estado de Minas Gerais para beneficiar os moradores dos municípios do Estado de Minas com baixo IDH – Índice de Desenvolvimento Humano, proporcionando melhores condições de saúde, educação e saneamento básico e para fortalecer a implantação do Plano Diretor da Atenção Primária à Saúde (PDAPS).
O Plano Diretor da Atenção Primária à Saúde (PDAPS) é uma estratégia do Governo de Minas Gerais para agregar qualidade ao trabalho das Equipes de Saúde da Família implantadas.

A intenção é dar um choque de qualidade à atenção primária, padronizar o cuidado e tornar o estado de Minas Gerais o melhor estado para se viver. Uma das principais metas é reduzir gastos controláveis, em especial através da redução de internações por causas sensíveis ao cuidado primário.

Autor: Allan Campos / GRS - Pedra Azul- Fonte:http://www.saude.mg.gov.br/noticias

Infância Perdida

Infância Perdida
Censo da Secretaria de Direitos Humanos (SDH) acaba de revelar que 70% das crianças e adolescentes que dormem na rua sofreram abusos e/ou violência em sua casa (8,8% sofreram abuso sexual).

A pesquisa revela, ainda, que 30,4% são usuários de drogas e álcool.

São 23.900 crianças e adolescentes em situação de rua em 75 cidades do país (capitais e cidades com mais de 300 mil habitantes), a maioria do sexo masculino (71%) e com idade entre 12 e 15 anos (45%).

79% não concluíram os primeiros quatro anos do ensino fundamental. A maioria pede dinheiro (99%) para viver, vendem balas ou chocolates ou trabalham como flanelinhas.

Publicado no Blog De squerda em Esquerda, do Rudá Ricci

Capelinha: Iniciado processo de cassação de vereadores

Capelinha: Iniciado processo de cassação de vereadores
A Câmara Municipal de Capelinha, no Alto Jequitinhonha, nordeste de Minas, reuniu-se extraordinariamente e de forma inédita na história do legislativo capelinhense, nesta sexta-feira dia 25 de março. Foi analisada a denúncia contra os vereadores Valdir Gomes dos Santos do PPS, Valdiney Rocha do PV e Gedalvo Fernandes do PMDB, apresentada na reunião do dia 14 de março pelo cidadão capelinhense José Maria de Oliveira Neves, popular Zuzinha. Os vereadores denunciados ficaram impedidos de participar da reunião e deram lugar temporariamente aos seus suplentes: Jailson Pereira do PMDB, Dilson de Moraes do PPS e Odair Ferreira Neves do PV. Todos os vereadores, incluindo os suplentes, votaram a favor da apuração da denúncia. Foi formada através de sorteio uma comissão processante que terá até 90 dias para apuração dos fatos, composta pelos vereadores Edeltônio Gomes Vitor(presidente), José Antônio de Souza (vice presidente), Estevão Marinho(relator). Criada a comissão, os suplentes foram dispensados e os três vereadores denunciados voltaram aos seus lugares no plenário e participarão normalmente das reuniões ordinárias da Câmara. O presidente da Câmara passou para a comissão todos os documentos que constam na denúncia para que a mesma tome as providências a fim de investigar os fatos, ouvir os envolvidos e, no final do prazo estipulado, apresentar o parecer a favor ou contra a cassação dos três vereadores. Caso o parecer seja favorável à cassação, a Câmara deverá promover uma votação para aprová-lo ou não. Entenda o Caso A Câmara Municipal de Capelinha recebeu no dia 14 de março, denúncia contra os vereadores Valdir do Táxi/PPS, Cabo Rocha/PV e Gedalvo Fernandes/PMDB por suposta falsificação de documento. A denúncia foi feita e protocolada por José Maria de Oliveira Neves, o popular Zuzinha, alegando que os três vereadores teriam falsificado uma ata de reunião da Câmara realizada no dia 31 de dezembro de 2010, quando o vereador Valdir do Táxi era presidente da Casa e deu posse à vice-prefeita Hedy-Lamar Cordeiro em substituição ao prefeito Pedro Vieira, contando também com a presença dos outros dois vereadores acusados. Ainda de acordo com a denúncia, lida em Plenário da Câmara nesta segunda-feira, os três vereadores teriam falsificado a ata com o objetivo de substituir o documento original. Este fazia parte dos autos de um processo jurídico impetrado pela vice-prefeita contra a atual Mesa Diretora do Legislativo pela revogação dos atos do ex-presidente Valdir do Táxi e pela recondução de Pedro Vieira ao Executivo. Após a leitura da denúncia em Plenário, o presidente da Câmara, Laerte Barrinha, disse que o documento será analisado pela assessoria jurídica da Casa e poderá marcar uma reunião extraordinária para tratar exclusivamente sobre o assunto. Vereador confirma denúncia O vereador Gedalvo Fernandes, durante a reunião e fazendo uso da palavra franca, confirmou ter assinado uma segunda ata no escritório do advogado Wárley Maia. Porém, “não sabia do teor do documento”. Já o vereador Valdir do Táxi admitiu a elaboração de um segundo documento, mas alegou que as mudanças de uma ata para outra “pode ter sido apenas erro de digitação”. O vereador Cabo Rocha não se pronunciou sobre o assunto. A denúncia do Zuzinha também se baseou em publicação do Jornal “A Cidade” que, na edição 41, de 23 de fevereiro, publicou reportagem sobre a suposta falsificação de documento pelos três vereadores, inclusive estampando as duas atas e apontando os termos que foram modificados. Texto e foto do Portal Aranãs, de Capelinha. Corrigindo, após reclamação do Adílio Gomes. Valeu, Adílio!

Cruzeiro se classifica. América TO assume vice-liderança

Cruzeiro vence América Mineiro e se classifica
América de Teófilo Otoni assume vice-liderança do Campeonato

A 9ª rodada do Campeonato Mineiro deixou quatro times despontando na ponta da tabela com muitas chances de classificação e 5 equipes lutando contra o rebaixamento.

Montillo comemora gol da vitória cruzeirense

Cruzeiro classificado
O Cruzeiro derrotou o América Mineiro por 3 x 2 em jogo eletrizante na cidade de Varginha, no sul de Minas, classificando-se para a próxima fase do Mineiro.

O América abriu o placar logo aos 4 minutos do primeiro tempo, com Leandro Ferreira, aproveitando uma bobeada da defesa cruzeirense.

O Cruzeiro se reorganizou e equilibrou o jogo e dominou o meio de campo atacando muito até conseguir chegar ao empate, aos 39 minutos, com Thiago Ribeiro, após lançamento de Montillo.

O primeiro tempo foi um jogo equilibrado.
No segundo tempo, o Cruzeiro voltou elétrico. Logo aos 4 minutos, depois de uma bela jogada de Roger a bola sobrou para Leo, dentro da área, que empurrou para as redes: 2 x 1 para o Cruzeiro.

O América empatou dois minutos depois. Aos 6 minutos, Leandro Ferreira arriscou e soltou uma bomba de fora da área. Fábio nem se mexeu. A bola entrou na canto esquerdo do seu gol.

O jogo era lá e cá, com ataques e chances de gol dos dois lados. De tanto insistir, o Cruzeiro foi premiado. Aos 39, Wallyson partiu rápido pela direita, tabelou com Montillo que marcou e fechou a partida em 3 a 2 no placar, fazendo a festa da torcida azul, no Sul de Minas.

América TO é vice-líder. Está quase classificado
O América de Teófilo Otoni mostrou, mais uma vez, que quer disputar o título do campeonato mineiro.
Disputando, pela segunda vez, o Campeonato Mineiro em sua série principal faz um campanha muito bonita. Neste domingo, venceu o Guarani, de Divinópolis.

Jogando em casa, com o apoio da torcida, o Mecão venceu a partida por 2 x 1. Mesmo dominando o jogo, o América-TO foi surpreendido pelo Guarani aos 35 minutos do primeiro tempo depois do armador Luis Fernando abrir o placar em cobrança de pênalti.

Mesmo em desvantagem, o Dragão não se abateu em campo e conseguiu o empate no fim da primeira etapa, aos 47 minutos, em finalização do lateral-esquerdo Bruno Barros.

A virada no placar ocorreu no início do segundo tempo, aos três minutos, com gol marcado pelo atacante Rogério Ávila.

O time alvirrubro conquistou o quinto triunfo em nove rodadas e possui aproveitamento de 66,67%. Está com 18 pontos e ocupa a vice-liderança do Campeonato, à frente do Atlético e América BH.

Está praticamente classificado para a próxima fase. Jogará a próxima partida em casa, no dia 4 de abril, com o Vila Nova, precisando apenas de um empate. Faz sua última partida, na primeira fase, contra o Atlético, em Sete Lagoas.

Classificação - Campeonato Mineiro
1 Cruzeiro 22 pontos, 9 jogos, 17 gols;
2 América TO 18 pontos, 9 jogos, 10 gols saldo;
3 Atlético-MG 17 pontos, 8 jogos, 7 gols saldo;
4 América-MG 16 pontos, 8 jogos, 6 gols saldo;
5 Villa Nova-MG 12 pontos, 8 jogos, 3 gols saldo;
6Tupi-MG 12 pontos, 9 jogos, 0 gol saldo;
7 Caldense 10 pontos, 8 jogos, 2 gols negativo;
8 Guarani-MG 7 ponots, 8 jogos, 1 gol negativo;
9 Uberaba 7 pontos, 8 jogos, 4 gols negativo;
10 Funorte 5 pontos, 8 jogos, 11 gols negativo;
11 Democrata GV 4 pontos, 8 jogos, 11 gols negativo;
12 Ipatinga 4 pontos, 9 jogos, 14 gols negativo.

domingo, 27 de março de 2011

O Declínio do Municipalismo por Rudá Ricci

O Declínio do Municipalismo Rudá Ricci Nos últimos dez anos o Brasil mergulhou em transformações profundas. Somos a 7ª potência econômica mundial (entre 205 países) e nos transformamos em um país de classe média. Mas há mudanças em curso não tão auspiciosas e pouco visíveis aos olhos do grande público. Uma das mais preocupantes é a concentração do orçamento público que resulta no declínio dos municípios como entes federativos autônomos. Estamos nos aproximando, em termos da lógica orçamentária pública, do modelo não-federativo do Chile. Trata-se de uma lógica, uma opção política do nosso país. Segundo o Observatório da Equidade do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES), o maior orçamento per capita municipal do país é 41 vezes maior que o menor orçamento. Ainda segundo a mesma fonte, os 20% mais pobres recebem das transferências intragovernamentais, em média, 850 reais per capita e os 20% mais ricos chegam a 1.700 reais per capita. No caso do repasse dos royalties, a relação é de 74 reais per capita para os 20% mais pobres para 142 reais per capita para os 20% mais ricos. E, finalmente, chegamos ao repasse do Fundo de Participação dos Municípios: os 20% mais ricos recebem 289 reais per capita e os 20% mais pobres apenas 190 reais per capita. Um modelo cujo vício traça a sorte dos municípios mais pobres. Sorte que está diretamente vinculada ao imenso poder da União. Segundo estudo de François E. J. de Bremaeker, no ano de 2008 a União deteve 54,18% das receitas públicas, os Estados 27,7% e os Municípios 18,12%. Na composição das receitas municipais as transferências constitucionais e as voluntárias representaram 68,21% do total de recursos. Fica nítido, portanto, que as transferências de recursos da União e dos governos estaduais têm um peso significativo na vida dos municípios. A situação parece ainda mais grave quando observamos o peso da União na sobrevivência dos pequenos municípios. As transferências (sejam elas as constitucionais, sejam as voluntárias) superam os 75% das receitas, em média, para Municípios com população até 100 mil habitantes. Uma dependência brutal que obriga prefeitos a recorrerem à convênios com órgãos federais (e, em menor medida, aos governos estaduais) para que possam investir. A resultante política é das mais graves para nossa democracia federativa: os prefeitos se parecem cada vez mais, independente da origem partidária ou coloração ideológica. São, todos, gerentes de programas federais. A inovação municipalista dos anos 1980 e 1990 foi escoando pelos dedos neste início de século XXI. O que sugere uma concepção de Estado indutor do desenvolvimento, um demiurgo nacional, que desconsidera os municípios como capazes de formular. O problema é mais grave em pequenos municípios, em municípios rurais e de baixo IDH. Mas também afeta os grandes. Isto porque o montante do endividamento de longo prazo dos municípios, ainda segundo Bramaecker, corresponde a 43,09% do montante da receita orçamentária e a 263,63% do montante da receita tributária. O endividamento é maior na medida em que os municípios crescem: 8% em municípios com até 5 mil habitantes, 24% em municípios entre 50 mil e 100 mil habitantes, 50% em municípios entre 500 mil e 1 milhão de habitantes. Enfim, esta é mais uma das facetas da demonstração que crescimento econômico não significa desenvolvimento.

Este texto foi publicado no Blog de Esquerda em Esquerda Rudá Ricci é sociólogo, cientista político, doutor em ciências sociais e professor da PUC-MG. É responsável pela publicação do Blog De esquerda em esquerda.

sábado, 26 de março de 2011

Berilo: Dois jovens morrem em grave acidente na estrada de Gangorras

Tragédia em Berilo

Dois jovens morrem em grave acidente na estrada de Gangorras Da esquerda para a direita: Marthon César, João Paulo e Edinho, em última foto dos três amigos juntos.

Um grave acidente na estrada de acesso de José Gonçalves de Minas para o povoado de Buriti-Ijicatu levou à morte dois jovens da cidade de Berilo. João Paulo e Edson Vieira Sena faleceram em virtude do capotamento do veículo Novo Uno, vermelho, que os transportava para a cidade de Berilo, no Médio Jequitinhonha, nordeste de Minas.


Eles vinham de um festa de aniversário de emancipação do município de José Gonçalves de Minas, ex-Gangorras, juntamente com o amigo Marthon César Ribeiro da Silva. Marthon foi o único tripulante a se salvar. Ficou desacordado. Após os primeiros socorros, foi atendido no Hospital de Berilo de onde foi removido para o Hospital Santa Rosália, em Teófilo Otoi. Sofreu ferimentos na boca, tendo quebrado vários dentes frontais, tendo bastante sangramento. Há suspeitas de fratura da clavícula.

Este é o trecho do trágico acidente

O acidente aconteceu nesta manhã de sábado, 26.03, por volta da 7:45 horas, na proximidade do assentamento da CEMIG, localidade conhecida como "casinhas". A estrada recebeu recentemente o asfaltamento do Proacesso. Há informações que os jovens teriam passado a noite divertindo-se, fazendo uso de bebidas alcóolicas.Um vaqueiro, principal testemunha do acidente, informou que o carro, em velocidade média de 100 km, seguia numa reta, quando passou por umas jovens e todos do carro mexeram com elas. Logo depois, viu o carro sair da pista e capotar por várias vezes. Informou-se que os rapazes foram arremeçados para fora do veículo, pois nenhum deles usava cinto de segurança.


A tragédia levou a uma comoção na cidade de Berilo onde os jovens são bastante conhecidos e gozam de muitas amizades. A feira de sábado, onde muitos se encontram alegres e contando casos, foi de um tristeza jamais vista. Muitas pessoas procuraram os familiares dos jovens para lhes dar conforto e apoio, nesta hora dramática. Quem são os jovens


Edson Sena, o Edinho, era um jovem cirurgião dentista. Natural de Berilo, filho da professora Lourdes Sena. Exercia sua profissão em Araçuaí, onde tinha consultório. É conhecido na cidade como Dr. Sena. Sempre participava das festas da região acompanhado dos seus amigos inseparáveis João Paulo e Marthon César. Edinho está sendo velado na residência de sua família no Bairro São Francisco, em Berilo.


João Paulo trabalhava com seus irmãos Ânderson e Emerson na Loja Gêmeos, no centro de Berilo. Natural de Virgem da Lapa, tinha muitos amigos em Berilo. Ele iria para Belo Horizonte, neste final de semana, onde trabalharia como segurança e continuaria seus estudos. Há informações que ele estava se despedindo dos amigos por ter que se mudar para a capital. João Paulo está sendo velado na Funerária Caminho do Céu em Berilo. Ainda nesta noite de sábado, ele irá para Virgem da Lapa, onde parentes e amigos irão desperdir-se dele, na residência de sua avó.


Marthon César participa de promoção de eventos em Berilo e em cidades vizinhas. No início deste mês, lançou o Bloco Sarapinga, o trio elétrico do Carnaval de Berilo. Sempre foi um grande amigo de Edinho e João Paulo.


Fotos: O Xarope - Eunápolis - BA que estava fazendo cobertura fotográfica da festa de José Gonçalves de Minas.

Eu vi, poesia de Carlos Rangel

América de Teófilo Otoni pode ser vice-líder neste domingo

América de Teófilo Otoni pode ser vice-líder neste domingo O América de Teófilo Otoni tem sido uma grata surpresa no Campeonato Mineiro de 2011. Jogando um futebol bonito, de toques, jogadas ensaiadas, com uma defesa bem postada e com um ataque fulminante, o time representante dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri pode chegar à vice-liderança do Mineiro, neste domingo, 27.03. Basta vencer o Guarani, de Divinópolis, em casa, e torcer pelo Cruzeiro contra o América de BH.Gilmar Francisco, técnico do América de Teófilo Otoni, sensação do Mineiro 2011. A equipe bem treinada pelo técnico Gilmar Francisco, ex-jogador do Cruzeiro, vem dando espetáculo de futebol de campo e arrancando resultados dentro e fora de casa. Futebol para isso o Mecão vem mostrando. Está com 15 pontos, 4 vitórias, três empates e apenas uma derrota para o Cruzeiro. Já marcou 18 gols e sofreu 9, com um saldo de 9 gols, melhor do que Atlético e América que têm, cada um, 7 gols de saldo. O ataque com 18 gols está atrás do Cruzeiro com 21 e Atlético com 20 gols. E tem os artilheiros Jonatas Obina com 8 gols e Rogério Ávila com 6 gols. Dificilmente o América TO perde dentro do seu campo. Por isso, espera-se uma grande vitória do seu time, amanhã. Ele chegará a 18 pontos, um a mais que o Atlético. Se o América de BH empatar ou perder para o Cruzeiro, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, o Mecão de Teófilo Otoni chega à vice-liderança, atrás apenas do Cruzeiro que ocupa o primeiro lugar. Mais uma vitória O América de TO venceu o Ipatinga por 2 x 0 , na quinta-feira, 24.03, no Ipatingão, conquistando a terceira vitória fora de casa. Nos campos adversários, o Mecão já venceu, além do Ipatinga, o América Mineiro por 3 x1 e o Uberaba por 5 x 3. Empatou com o Ipatinga e Tupi por 1 x 1. Dentro de casa teve uma vitória, um empate e uma derrota para o Cruzeiro. Nesta fase classificatória do Mineiro tem mais 3 jogos: contra o Guarani, neste domingo, em casa e contra o Vila Nova também em Teófilo Otoni. O último jogo será contra o Atlético na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas. O Mecão espera classificar-se para a outra fase, disputando, de igual para igual, o título do Campeonato com os três grandes de Minas: Cruzeiro, Atlético e América de BH. Futebol para isso o time tem de sobra.

Pastoral da Criança elege nova coordenação regional

Araçuaí: Pastoral da Criança elege nova coordenação regional
No dia 12 de março, foi realizada, no Centro Pastoral Diocesano, uma assembléia indicativa com o objetivo de eleger a nova coordenação da Pastoral da Criança na Diocese de Araçuaí, Médio Jequitinhonha, nordeste de Minas.

A assembléia indicativa teve a participação de representantes de 15 paróquias da Diocese onde a Pastoral da Criança atua.


A reunião contou com momentos de espiritualidade, trabalhos em grupo, reflexão e palestras sobre os trabalhos desenvolvidos pela pastoral em favor da vida. Durante o encontro que durou todo o final de semana, os participantes tiveram uma grande responsabilidade. Eleger as pessoas que vão estar a frente da Pastoral da Criança na Diocese.

A Pastoral tem grandes desafios a vencer; fortalecer os núcleos onde a pastoral já atua; animar e encher de esperança os voluntários; expandir as ações a outras paróquias, e principalmente, trabalhar em favor daqueles menos favorecidos. São metas a serem cumpridas pela nova coordenação.
Durante a assembléia, foi construído com os participantes o perfil do coordenador diocesano. No fim dos trabalhos foi elaborada uma lista tríplice entregue ao bispo diocesano, que ratificou o nome do novo coordenador diocesano: Joana Nilda Jardim de Deus da Paróquia de Coronel Murta
A nova coordenação terá um mandato de 2 anos podendo concorrer a três reeleições.

Fonte: TV ARAÇUAÍ, com repórter André Sá

Capelinha fez 98 anos

Capelinha fez 98 anos
José Carlos MachadoVista parcial de Capelinha, no Alto Jequitinhonha
No mês passado, em 24 de fevereiro, Capelinha completou 98 anos de história municipal.
Foi nessa data que se instalou a Câmara Municipal, tendo sido empossado como seu primeiro Presidente o senhor Antônio Pimenta de Figueiredo. Como não havia ainda o regime de prefeitura, ele acumulava a função de Agente Executivo Municipal.
Após a Revolução de 1930, Benedito Valadares, Interventor de Minas Gerais, nomeou como primeiro Prefeito Municipal de Capelinha o Coronel Jacinto José Ribeiro.
É certo que o embrião da história de capelinha remonta a mais de dois séculos atrás – 210 anos, para ser mais exato – já que em 1801 Manuel Luiz Pego instalou sua fazenda nas proximidades de um córrego que atualmente leva o seu nome. Em 1809, sua fazenda foi atacada por índios bravios que infestavam toda a região e ele se viu obrigado a abandoná-la e se retirar para as imediações do Córrego Areão.
Observe-se que a saga do povo capelinhense iniciou-se com luta. A história da humanidade é repleta de episódios marcados por refregas e combates, após os quais advieram períodos de progresso e bem-aventurança.
Se fosse, pois, conferido ao fundador de Capelinha o direito de contemplar os frutos de sua obra, certamente ele e quantos o sucederam na labuta e demanda de um futuro promissor para esta terra se dariam por satisfeitos e se orgulhariam do presente que nos legaram.
Nossa gente é de brio. Não apenas sonha com a bonança, mas vai à luta por ela… Aqui se ousa! E não há como ser diferente em tempos de célere competição. Aqui não se tira coelho da cartola, porque o pragmatismo nos orienta para o trabalho.
Sim, em Capelinha madruga-se, peleja-se, teima-se e se acelera no mesmo ritmo das mudanças que o atual século impõe. Mas também aqui não se perde a brandura, a gentileza e a hospitalidade decantadas pelo sábio francês August de Saint Hilaire desde o longínquo ano de 1817, quando por aqui passou.
Parabéns, Capelinha, por ter forjado em seu solo esse povo tão laborioso e, após quase um século de história municipal, continuar sendo para cada de seus filhos a “Terra minha, onde achei uma infância feliz!”

sexta-feira, 25 de março de 2011

Capelinha: Câmara analisa denúncias contra três vereadores

Capelinha: Câmara analisa denúncias contra três vereadores Nesta sexta-feira, 25.03, será realizada na Câmara Municipal de Capelinha a reunião extraordinária, onde será analisado as denúncias contra os três vereadores: Gedalvo Fernandes, Cabo Rocha e Valdir do Táxi, envolvidos na suposta falsificação de documentos.

Entenda o Caso
A Câmara Municipal de Capelinha recebeu, no dia 14 de março, denúncia contra os vereadores Valdir do Táxi/PPS, Cabo Rocha/PV e Gedalvo Fernandes/PMDB por suposta falsificação de documento.

A denúncia foi feita e protocolada por José Maria de Oliveira Neves, o popular Zuzinha, alegando que os três vereadores teriam falsificado uma ata de reunião da Câmara realizada no dia 31 de dezembro de 2010, quando o vereador Valdir do Táxi era presidente da Casa e deu posse à vice-prefeita Hedy-Lamar Cordeiro em substituição ao prefeito Pedro Vieira, contando também com a presença dos outros dois vereadores acusados.

Ainda de acordo com a denúncia, lida em Plenário da Câmara nesta segunda-feira, os três vereadores teriam falsificado a ata com o objetivo de substituir o documento original que já fazia parte dos autos de um processo jurídico impetrado pela vice-prefeita contra a atual Mesa Diretora do Legislativo pela revogação dos atos do ex-presidente Valdir do Táxi e pela recondução de Pedro Vieira ao Executivo.

Após a leitura da denúncia em Plenário, o presidente da Câmara, Laerte Barrinha, disse que o documento será analisado pela assessoria jurídica da Casa e poderá marcar uma reunião extraordinária para tratar exclusivamente sobre o assunto.

Vereador confirma denúncia
O vereador Gedalvo Fernandes, durante a reunião e fazendo uso da palavra franca, confirmou ter assinado uma segunda ata no escritório do advogado Wárley Maia, porém “não sabia do teor do documento”.

Já o vereador Valdir do Táxi admitiu a elaboração de um segundo documento, mas alegou que as mudanças de uma ata para outra “pode ter sido apenas erro de digitação”. O vereador Cabo Rocha não se pronunciou sobre o assunto.

A denúncia do Zuzinha também se baseou em publicação do Jornal “A Cidade” que, na edição 41, de 23 de fevereiro, publicou reportagem sobre a suposta falsificação de documento pelos três vereadores, inclusive estampando as duas atas e apontando os termos que foram modificados.

Com informações do Jornal A Cidade, de Capelinha

Ficha Limpa tira mandato do deputado estadual Jayro Lessa

Ficha Limpa tira mandato do deputado estadual Jayro Lessa
Deputado teve 8.958 votos no Vale do Jequitinhonha

A decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de que a Lei da Ficha Limpa

não valeu para as eleições do ano passado deve mudar a configuração da Assembleia Legislativa de Minas Gerais e a bancada mineira na Câmara dos Deputados.

O deputado estadual Jayro Lessa (DEM-MG) está com os dias contados. Sua vaga deve ser assumida pelo deputado Pinduca Ferreira (PP-MG).

Segundo o TRE-MG, Pinduca que tem sua base eleitoral na região metropolitana, principalmente em Betim, está praticamente garantido na casa. Ele foi condenado pelo Tribunal de Justiça do Estado por compra de votos e abuso de poder econômico. Ele recorreu ao STF contra decisões da Justiça Eleitoral mineira e do TSE, que negaram o registro da candidatura, e teve 61.315 votos.

Pinduca deve assumir a cadeira de Jayro Lessa, do DEM, que integrou coligação com o PP e o PSDB. Lessa teve 54.594 votos.
O deputado estadual Pinduca Ferreira é natural de Baixa Quente, zona rural de Araçuaí, no Médio Jequitinhonha, nordeste de Minas.

Jayro Lessa foi votado no Vale
O deputado estadual Jayro Lessa teve 8.958 votos no Vale do Jequitinhonha em 2.010. Sua maior votação se deu em Berilo (1.363 votos), Carbonita ( 936 votos), Chapada do Norte (464 votos), Rubelita (527 votos), Jenipapo de Minas (356 votos), Leme do Prado (198 votos), Felício dos Santos (152 votos), Francisco Badaró (108 votos) e José Gonçalves de Minas (115 votos) entre outros.

Governo lança projetos com universidades para desenvolver Vale do Jequitinhonha

Governo lança editais para desenvolver região do Vales Jequitinhonha, Mucuri e norte de Minas
Felipe Gabrich/Unimontes Secretário Gil Pereira durante pronunciamento no lançamento dos editais

MONTES CLAROS (24/03/11) - O Governo de Minas lançou, nesta quinta-feira (24), na Universidade Estadual de Montes Claros, no Norte de Minas, os editais dos projetos Universidade Cidadã e Universitário Cidadão.

A ação é uma iniciativa da Secretaria de Estado para o Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha, Mucuri e Norte de Minas (Sedvan) com apoio da Assessoria de Articulação, Parceria e Participação Social, da Governadoria.

O Universidade Cidadã tem o objetivo de financiar projetos e ações que visem ao desenvolvimento social e econômico das regiões que se encontram na área de atuação da Sedvan. Já o edital do Universitário Cidadão tem como foco a estruturação de equipes de trabalho, compostas por estudantes do ensino superior, para atuar nas ações desenvolvidas pelo sistema Sedvan/Idene.

Sobre o Universidade Cidadã, o secretário Gil Pereira explicou que universidades, faculdades e institutos de educação superior poderão desenvolver projetos nas áreas de saúde, educação, habitação, trabalho e renda, esporte, meio ambiente, cultura e assistência social.

“Tudo isso pensando em elevar o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e melhorar a qualidade de vida do nosso povo”, disse.

O secretário explicou ainda que cada instituição poderá inscrever até três projetos, sendo que serão liberados recursos de até R$ 30 mil para cada projeto. “Se as instituições optarem por desenvolver apenas um projeto, mas que integre mais de uma área, poderão receber recursos de até R$ 100 mil”, explicou Gil Pereira.

Uma comissão será responsável por avaliar a viabilidade de cada projeto e permitirá ou não a liberação dos recursos, provenientes do Governo do Estado.

Segundo o assessor especial do Governo de Minas, Marcelo Garcia, é de extrema importância desenvolver a inteligência da população do Norte e Nordeste do Estado por meio das instituições de ensino. “Essa iniciativa do Governo de Minas é para fortalecer e ampliar os projetos de extensão e de pesquisa das universidades, faculdades e institutos de educação, proporcionando aos acadêmicos utilizarem seu conhecimento para melhorar a realidade socioeconômica de sua região”, afirmou.

Marcelo Garcia disse ainda que o Governo do Estado pretende implantar uma Agenda Social nas regiões carentes de Minas. “Nosso projeto é que cada secretaria de Estado realize uma ação específica nessas regiões, alavancando o desenvolvimento das cidades mais carentes”, completou.

Para o representante da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Giovanio Aguiar, a iniciativa do Governo de Minas é de suma importância para o desenvolvimento social das regiões do Norte de Minas, Central e Vales Jequitinhonha, Mucuri e São Mateus. “A mudança social acontece a partir do conhecimento. Portanto, é indispensável a participação das instituições de educação e dos alunos doando conhecimento para o bem dos seus conterrâneos”, apontou.

Estiveram presentes no evento, representantes de mais de 30 instituições de ensino do Norte e Nordeste de Minas.

Um projeto para os acadêmicos
O edital do Universitário Cidadão, lançado também nesta quinta-feira (24), é direcionado especialmente para os acadêmicos. Os universitários envolvidos terão a oportunidade de realizar intercâmbio técnico e cultural, como atividade extracurricular e prática de ensino. Durante o processo de seleção, serão escolhidos 1,3 mil universitários, conforme a sua área de atuação, com remuneração por meio de bolsas de estudos, no valor de R$ 600, divididos em seis parcelar mensais.

O credenciamento de instituições de ensino superior e as inscrições dos acadêmicos poderão ser feitas do dia 30 de março até 30 de abril. Os editais e a fichas de credenciamento e inscrição poderão ser baixados no site www.idene.mg.gov.br.

Toda documentação deverá ser encaminhada para a Secretaria para o Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha, Mucuri e do Norte de Minas (Sedvan), localizada no endereço Rodovia Prefeito Américo Gianetti, s/nº, bairro Serra Verde - Cidade Administrativa, prédio Gerais, 8º andar – CEP: 31.630-901 - Belo Horizonte/MG.



Publicado na Agência Minas

40 milhões acessam os blogs no Brasil

40 milhões acessam os blogs no Brasil
Segundo pesquisa realizada pela empresa especializada em tráfego online, a comScore, 70% dos brasileiros acessaram blogs durante o ano de 2010, enquanto no resto do mundo a média foi 50%.

Para o relatório divulgado, a principal concentração de audiência dos blogs brasileiros foi na época das eleições (final do ano passado), quando, entre outubro e novembro quase 40 milhões de usuários acessaram os blogs à procura de comentários sobre os candidatos à eleição.

O Blog do Banu teve mais de 150 mil acessos em 2.010. É uma das páginas mais vistas do Vale do Jequitinhonha.

74 milhões de brasileiros navegam na internet

O número de pessoas com acesso à internet em qualquer ambiente (domicílios, trabalho, escolas, lan houses ou outros locais) atingiu 73,9 milhões no quarto trimestre de 2010, segundo o Ibope Nielsen Online.

O número representou um crescimento de 9,6% em relação aos 67,5 milhões do quarto trimestre de 2009, segundo dados divulgados pelo instituto.

Banda Larga é um Direito Seu!
“Uma ação pela Internet barata, de qualidade e para todos", são muitos os desafios e debates que envolvem o acesso à banda larga e sua plena utilização no Brasil. O Plano Nacional de Banda Larga nasceu com o objetivo de reverter à atual situação de uma Internet cara, lenta e para poucos, mas é insuficiente para isso, e sofre com a pressão das empresas de telecomunicações, que ameaçam seus objetivos.

É indispensável que a sociedade se mobilize congregando movimentos sociais, ativistas pela internet livre, pontos de cultura, organizações do movimento de cultura e de comunicação e todos e todas interessados na luta pelo reconhecimento da banda larga como um direito, devendo ser universalizada e pautada no interesse público.

Participe e conecte-se com as novidades da mídia alternativa.

Este é um texto-convite para participação do I Encontro Estadual de Blogueiros Progressistas de SP, que acontecerá nos dias 15, 16 e 17 de abril de 2010, na Assembléia Legislativa de São Paulo.

Escolas Mineiras: sem propaganda é melhor

Escolas Mineiras: sem propaganda é melhor
Simave - Sistema Mineiro de Avaliação de Educação Pública / 2010


O governo Aécio maquiou a situação das escolas mineiras.

Vendeu - e alguns Estados e jornalistas até compraram o peixe - a imagem de que aqui viveríamos um paraíso em Terra. Agora, o próprio Estado começa a divulgar a realidade que a avaliação produzida pela Sindute-MG já havia constatado.

Análise da qualidade da educação, realizada pelo SIMAVE/Proeb 2010, constatou que as escolas públicas de Minas Gerais ainda estão longe de atingir os níveis de desempenho recomendáveis.

A avaliação foi divulgada ontem.
A maioria dos 470 mil alunos testados foi classificada nos níveis intermediário ou baixo.

No 5º ano do ensino fundamental, por exemplo, 59,77% não conseguiram atingir desempenho recomendável em português.

Em matemática, a situação mais crítica envolve os estudantes do 3º ano do ensino médio, com 95,9% dos jovens classificados nos níveis baixo ou intermediário. A prova foi aplicada em 3.808 instituições de ensino.

Publicado no Blog do Rudá Ricci, professor, sociólogo, cientista político.

Investimentos de R$ 545 milhões da Copanor são insuficientes

Copanor anuncia investimentos de R$ 545 milhões
Recursos são insuficientes para atender demanda do Vale e norte de Minas
A água potável falta em muitas casas em comunidades com menos de 200 habitantes
O total de investimentos do Governo no Nordeste de Minas, por intermédio da Copanor, em obras de Saneamento, é de R$ 545 milhões, beneficiando 92 municípios mineiros e 463 localidades.
Porém, estes recursos são insuficientes para atender a demanda de pequenas comunidades do norte e nordeste de Minas, que vêm passando aperto para terem acesso à agua potável. As prefeituras são procuradas para resolverem o problema.
Na Audiência Pública do PPAG, realizada em Itaobim, no Médio Jequitinhonha, em novembro de 2010, a Copanor foi questionada em alguns pontos. A previsão inicial era de investimento de R$ 80 milhões, em 2011.
Um protesto geral fez com que este montante aumentasse. Porém, é ainda insuficiente, visto que a maioria das comunidades necessita de novos sistemas de abastecimento de água.
Outros pontos foram destacados:
- a empresa continua excluindo o atendimento a comunidades com população abaixo de 200 habitantes. O consumo de água é mais que um direito animal, é um direito humano;
- quais as origens dos recursos de financiamento, já que é proibido o uso do Fundo Estadual de Saúde; - não é divulgado relatório mensal da qualidade da água conforme Código de Saúde de Minas, uma vez que a qualidade da água fornecida vem caindo a olhos vistos ou bocas sentidas.
- servidores da Copasa, mais experientes, vem sido substituídos por novos servidores, sem a preocupação da manutenção de oferta de bons serviços;
- as taxas cobradas têm sido majoradas, ao contrário do que a propaganda oficial divulga.
As reivindicações ficaram de ser analisadas pela direção da empresa. Oficialmente, somente o montante previsto dos recursos foi revisto e aumentado.
Municípios beneficiados
O município de Itinga recebeu investimentos da Copanor da ordem de R$ 10 milhões, que foram aplicados na implantação de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário na sede municipal e nas localidades de Jacaré, Taquaral, Pasmadinho e Ponte do Pasmado.
Além dos sistemas, as localidades receberam, também, 75 módulos sanitários compostos por vaso sanitário, pia, chuveiro, caixa d’água, tanque e bojo duplo, garantindo mais qualidade de vida para a população.
A Copanor está investindo outros R$ 12 milhões nos municípios de Itaobim, Jequitinhonha, Joaíma, Ponto dos volantes, Felisburgo, Araçuaí, entre outros na região.
Copanor, o que é
A Copanor - “Copasa – Serviços de Saneamento Integrado do Norte e Nordeste de Minas Gerais S/A” foi criada, em 2007, pelo Governo de Minas Gerais, com o objetivo de aumentar o índice de atendimento de água e esgoto e reduzir a taxa de mortalidade infantil das comunidades da região Norte do Estado e dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri.
Atende a 92 municípios do norte e nordeste de Minas, beneficiando mais de 226 mil pessoas.
Com informações do site da Copanor e ASCOM da Assembléia Legislativa de Minas